O médico obstetra é especialista na análise dos exames pré-natais, garantindo a segurança, bem-estar e saúde da mãe e do feto. Além de realizar consultas, ele oferece orientações e conselhos às gestantes e seus familiares ao longo da gestação.
O obstetra faz um acompanhamento de toda a gestação - e até antes, no planejamento familiar - e utiliza conhecimentos e técnicas para aumentar a qualidade de vida das mulheres e diagnosticar, identificar, prever e curar possíveis doenças e complicações. Ele também acompanha o parto e o pós-parto, atentando-se aos aspectos fisiológicos e patológicos.
Entre as responsabilidades de um obstetra está a realização de consultas para orientar mulheres sobre a importância do planejamento familiar, dos exames pré-natal durante a gestação e das consultas periódicas ao ginecologista. O obstetra pode prescrever tratamentos e intervenções terapêuticas para ajudar em cada caso e solicitar exames específicos.
As atividades do profissional englobam:
Embora o ginecologista e o obstetra lidem com a saúde da mulher, existem diferenças em suas atividades. O ginecologista é um médico especializado no cuidado da saúde feminina, no que se refere ao sistema reprodutor feminino. Eles lidam com a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições relacionadas ao útero, ovário e demais sistemas interligados. Por outro lado, o obstetra é um médico especializado no cuidado da saúde da mulher durante a gestação, parto e pós-parto. Eles são responsáveis pelo acompanhamento e cuidado da mulher desde o início da gravidez até o período posterior, garantindo uma gestação saudável e um procedimento seguro.
É válido ressaltar que muitos médicos optam por se especializar tanto em ginecologia quanto em obstetrícia. Nesse caso, eles são denominados ginecologistas-obstetras.
O ginecologista-obstetra auxilia a paciente em processos de gestação, trata doenças ginecológicas, previne o desenvolvimento de enfermidades e realiza outros procedimentos ginecológicos, como o exame pélvico, a coleta de amostras de Papanicolau, ultrassonografias, mamografias, entre outros
O obstetra acompanha a gestação de mulheres desde o início até os primeiros cuidados com o bebê recém-nascido. O profissional realiza exames pré-natal, o próprio parto e auxilia as mães com orientações básicas logo após o nascimento da criança. Ele também pode apoiar e orientar a comunidade ou até mesmo seguir carreira acadêmica, elaborando pesquisas na área e ministrando aulas em cursos técnicos e superiores.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Um obstetra pode exercer sua profissão em hospitais e demais centro de atenção à saúde. As áreas de maior demanda englobam:
Veja também: Qual pós-graduação devo fazer? Descubra qual é a pós-graduação ideal para seu momento de carreira.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário do obstetra é de, em média, R$ 7.388,03. Vale ressaltar que a remuneração varia de acordo com a área de atuação do profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Quem deseja se tornar um obstetra deverá, além de concluir a graduação em uma faculdade de Medicina reconhecida pelo MEC, realizar sua residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia e cursar uma pós-graduação na área. Além disso, o obstetra deve possuir conhecimentos em Psicologia, especialmente em psicologia da mulher.
Há, também, enfermeiros obstetras, profissionais que se formaram no curso de Enfermagem, e que cumprem funções parecidas. Contudo, apenas o médico pode realizar procedimentos cirúrgicos.
Todos os profissionais de Medicina devem obter seu registro profissional do Conselho Regional de Medicina.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.