Logo Quero Bolsa

Obstetra: tudo sobre a profissão

O médico obstetra é o especialista que atua desde o pré-natal até o pós-parto, garantindo o bem-estar da mãe e do bebê.

O acompanhamento médico durante a gestação é vital para detectar e tratar problemas de saúde.

Salário médio: R$ 5.937,95 Vagas em 2024: +666 vagas Ver bolsas de até 61%
Banner Interar

Sobre a profissão

O que faz um Obstetra?

O obstetra é o médico especializado na saúde da mulher gestante. Ele é responsável por acompanhar o desenvolvimento do bebê, realizar exames de pré-natal, orientar a paciente sobre cuidados e medidas preventivas, e intervir em complicações que possam surgir durante a gestação. 

Também é o médico obstetra que conduz o processo de nascimento, garantindo a segurança da mãe e do bebê durante o parto.

Além disso, o profissional atua no pós-parto, monitorando a recuperação da mãe e prestando orientações sobre cuidados com o recém-nascido e métodos contraceptivos.

+ Leia o Guia Completo de Medicina, feito pela Quero Bolsa

Qual é a diferença entre o ginecologista e o obstetra?

Embora o ginecologista e o obstetra lidem com a saúde da mulher, existem diferenças em suas atividades.

O ginecologista é o médico especializado no cuidado do aparelho reprodutor feminino. Eles lidam com a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições relacionadas ao útero, ovário e demais sistemas interligados. 

Em contrapartida, o obstetra é um médico especializado no cuidado da saúde da mulher durante a gestação, parto e pós-parto. Eles são responsáveis por acompanhar a mulher desde o início da gravidez até o período posterior, garantindo uma gestação saudável e um procedimento seguro.

Como atua um Obstetra?

O obstetra atua para prestar assistência média a gestantes, acompanhando o processo de gestação, realizando exames de rotina, monitorando o crescimento do bebê e identificando possíveis complicações.

Ele também está presente durante o parto, ocasião em que avalia a condição da gestante e escolhe o melhor método, seja vaginal ou cesárea, para garantir a segurança da mãe e do bebê.

Sua rotina pode envolver, ainda, o atendimento a mães após o parto e a prestação de informações sobre saúde reprodutiva e planejamento familiar.

O médico obstetra trabalha em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como enfermeiros obstetras, anestesistas e neonatologistas, garantindo um cuidado especailizado para a mãe e o recém-nascido.

Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Onde atua um Obstetra?

O médico obstetra pode atuar em hospitais, clínicas de obstetrícia, unidades de saúde pública, consultórios particulares e até em casas de parto. 

Além disso, alguns obstetras mantém consultórios particulares, onde acompanham a gestação e o pós-parto das pacientes, realizando check-ups e proporcionando acompanhamento contínuo durante todas as fases da gestação.

Com o aumento do interesse por partos humanizados, o obstetra também pode atuar em casas de parto e em consultorias relacionadas ao planejamento familiar e educação perinatal.

Por que ser um Obstetra?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Obstetra?

Para se tornar médico obstetra, é necessário concluir a graduação em Medicina, que dura em média 6 anos, e passar pela residência médica em Obstetrícia e Ginecologia, com duração de 3 anos.

É durante a residência que o médico aprende sobre a saúde ginecológica e obstétrica, qualificando-se para prestar acompanhamento clínico a gestantes.

O registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) também é obrigatório. A entidade é responsável por supervisionar a prática médica no Brasil.

Oportunidades para se tornar Obstetra

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Banner Interar

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?