Obstetra é o profissional da área médica responsável por cuidar da reprodução humana e ajudar mulheres a darem à luz da forma mais segura e confortável possível. Esse profissional deve garantir uma taxa elevada de nascimentos bem-sucedidos, além da proteção à vida das gestantes.
O obstetra faz um acompanhamento de toda a gestação - e até antes, no planejamento familiar - e utiliza conhecimentos e técnicas para aumentar a qualidade de vida das mulheres e diagnosticar, identificar, prever e curar possíveis doenças e complicações. Ele também acompanha o parto e o pós-parto, atentando-se aos aspectos fisiológicos e patológicos.
Entre as responsabilidades de um obstetra está a realização de consultas para orientar mulheres sobre a importância do planejamento familiar, dos exames pré-natal durante a gestação e das consultas periódicas ao ginecologista. O obstetra pode prescrever tratamentos e intervenções terapêuticas para ajudar em cada caso e solicitar exames específicos.
O obstetra acompanha a gestação de mulheres desde o início até os primeiros cuidados com o bebê recém-nascido. O profissional realiza exames pré-natal, o próprio parto e auxilia as mães com orientações básicas logo após o nascimento da criança. Ele também pode apoiar e orientar a comunidade ou até mesmo seguir carreira acadêmica, elaborando pesquisas na área e ministrando aulas em cursos técnicos e superiores.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Um obstetra pode exercer sua profissão em hospitais públicos e privados, em maternidades, consultórios e clínicas médicas, centros de reprodução assistida, postos de saúde, ONGs e empresas do terceiro setor.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Quem deseja se tornar um obstetra deverá, além de concluir a graduação em uma faculdade de Medicina reconhecida pelo MEC, realizar sua residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia e cursar uma pós-graduação na área. Além disso, o obstetra deve possuir conhecimentos em Psicologia, especialmente em psicologia da mulher. Há, também, enfermeiros obstetras, profissionais que se formaram no curso de Enfermagem, e que cumprem funções parecidas. Contudo, apenas o médico pode realizar procedimentos cirúrgicos.
Todos os profissionais de Medicina devem obter seu registro profissional do Conselho Regional de Medicina.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.