Envie mensagem ou ligue
Informações

Obstetra

O obstetra é o médico que acompanha o processo de gestação humana, desde o planejamento familiar até o momento pós-parto

O que faz um obstetra

Obstetra é o profissional da área médica responsável por cuidar da reprodução humana e ajudar mulheres a darem à luz da forma mais segura e confortável possível. Esse profissional deve garantir uma taxa elevada de nascimentos bem-sucedidos, além da proteção à vida das gestantes.

O obstetra faz um acompanhamento de toda a gestação - e até antes, no planejamento familiar - e utiliza conhecimentos e técnicas para aumentar a qualidade de vida das mulheres e diagnosticar, identificar, prever e curar possíveis doenças e complicações. Ele também acompanha o parto e o pós-parto, atentando-se aos aspectos fisiológicos e patológicos.

Entre as responsabilidades de um obstetra está a realização de consultas para orientar mulheres sobre a importância do planejamento familiar, dos exames pré-natal durante a gestação e das consultas periódicas ao ginecologista. O obstetra pode prescrever tratamentos e intervenções terapêuticas para ajudar em cada caso e solicitar exames específicos.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 8909,00
estado com maior salário - Distrito Federal
666
contratações no último ano (2018)
620
demissões no último ano
46
saldo de vagas criadas

Como se tornar um obstetra

Quem deseja se tornar um obstetra deverá, além de concluir a graduação em uma faculdade de Medicina reconhecida pelo MEC, realizar sua residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia e cursar uma pós-graduação na área. Além disso, o obstetra deve possuir conhecimentos em Psicologia, especialmente em psicologia da mulher. Há, também, enfermeiros obstetras, profissionais que se formaram no curso de Enfermagem, e que cumprem funções parecidas. Contudo, apenas o médico pode realizar procedimentos cirúrgicos. 

Todos os profissionais de Medicina devem obter seu registro profissional do Conselho Regional de Medicina.

Áreas de atuação

Um obstetra pode exercer sua profissão em hospitais públicos e privados, em maternidades, consultórios e clínicas médicas, centros de reprodução assistida, postos de saúde, ONGs e empresas do terceiro setor.