logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Obstetra: tudo sobre a profissão

O médico que cuida das gestantes. Mercado de trabalho para o obstetra mostra sinais de crescimento; oportunidades aumentaram com programas na área pública
obstetra

Sobre a profissão

Obstetra é o profissional da área médica responsável por cuidar da reprodução humana e ajudar mulheres a darem à luz da forma mais segura e confortável possível. Esse profissional deve garantir uma taxa elevada de nascimentos bem-sucedidos, além da proteção à vida das gestantes.

O obstetra faz um acompanhamento de toda a gestação - e até antes, no planejamento familiar - e utiliza conhecimentos e técnicas para aumentar a qualidade de vida das mulheres e diagnosticar, identificar, prever e curar possíveis doenças e complicações. Ele também acompanha o parto e o pós-parto, atentando-se aos aspectos fisiológicos e patológicos.

Entre as responsabilidades de um obstetra está a realização de consultas para orientar mulheres sobre a importância do planejamento familiar, dos exames pré-natal durante a gestação e das consultas periódicas ao ginecologista. O obstetra pode prescrever tratamentos e intervenções terapêuticas para ajudar em cada caso e solicitar exames específicos.

O obstetra acompanha a gestação de mulheres desde o início até os primeiros cuidados com o bebê recém-nascido. O profissional realiza exames pré-natal, o próprio parto e auxilia as mães com orientações básicas logo após o nascimento da criança. Ele também pode apoiar e orientar a comunidade ou até mesmo seguir carreira acadêmica, elaborando pesquisas na área e ministrando aulas em cursos técnicos e superiores.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Um obstetra pode exercer sua profissão em hospitais públicos e privados, em maternidades, consultórios e clínicas médicas, centros de reprodução assistida, postos de saúde, ONGs e empresas do terceiro setor.

Por que ser um Obstetra?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Obstetra

    Como se tornar um Obstetra?

    Quem deseja se tornar um obstetra deverá, além de concluir a graduação em uma faculdade de Medicina reconhecida pelo MEC, realizar sua residência médica na área de Ginecologia e Obstetrícia e cursar uma pós-graduação na área. Além disso, o obstetra deve possuir conhecimentos em Psicologia, especialmente em psicologia da mulher. Há, também, enfermeiros obstetras, profissionais que se formaram no curso de Enfermagem, e que cumprem funções parecidas. Contudo, apenas o médico pode realizar procedimentos cirúrgicos. 

    Todos os profissionais de Medicina devem obter seu registro profissional do Conselho Regional de Medicina.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.