Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Biomédico: tudo sobre a profissão

Um profissional que pesquisa doenças e micro-organismos

Mercado de trabalho para biomédico apresenta amplas oportunidades; salário médio fica em torno de R$2.500,00

biomédico

Sobre a profissão

O biomédico é o profissional que estuda o corpo humano e como ele e suas células se comportam diante de bactérias, vírus e outros organismos. 

Com suas análises, ele busca soluções científicas para produzir medicamentos e vacinas que combatam enfermidades. O biomédico não realiza cirurgia ou prescreve medicamentos, mas faz pesquisas e testes laboratoriais necessários para encontrar a cura e prevenção de diversas doenças.

Ele também pode trabalhar no estudo de alimentos e da genética. Assim como a Biologia, a Biomedicina também tem funções amplas que podem ser utilizadas para análises em perícias criminais, na saúde pública, na hematologia, na embriologia, na bioquímica, na biofísica e na biologia molecular.

O biomédico pode trabalhar em laboratórios, clínicas e hospitais fazendo análise clínica ou de imagem. Ele estuda como bactérias e fungos podem causar doenças e acaba tendo um mercado de trabalho bastante amplo para atuar. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho, o salário médio de um biomédico no Brasil é de R$2.481,61.

O Conselho Federal de Biomedicina reconhece 35 habilitações para o biomédico. A habilitação é dada ao profissional desde que haja a devida qualificação na função profissional escolhida para atuação. As áreas gerais nas quais os biomédicos podem atuar são:

  • Análises clínicas
  • Análises ambientais
  • Indústrias
  • Análises bromatológicas
  • Biologia molecular
  • Genética
  • Reprodução humana
  • Citologia oncótica
  • Banco de sangue
  • Imagenologia

O principal local de trabalho do biomédico é o laboratório. Centros de pesquisa particulares ou públicos também podem abrigar os biomédicos, com o intuito de realizar estudos que irão resultar em soluções para as mais diversas enfermidades e problemas biológicos humanos.

Outra área de atuação possível acaba sendo a docência. O biomédico tem qualificação necessária para lecionar nos próprios cursos de Biomedicina e até os de Medicina.

Por que ser um Biomédico?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Biomédico

    Como se tornar um Biomédico?

    Para se tornar um biomédico, é obrigatório ter cursado uma graduação em Biomedicina. A atuação profissional é regulamentada e só será permitida com o devido registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

    Durante a faculdade, é importante participar de grupos de pesquisas. Após a conclusão do curso, é de extrema relevância ingressar em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado que ofereçam as especializações e um estudo mais avançado.

    Ter experiência e titulação são atributos importantes na Biomedicina para conquistar uma vaga de excelência no mercado de trabalho. Um profissional dedicado e interessado chama atenção dos contratantes.

    O biomédico precisa ter curiosidade, persistência, ser estudioso e atento aos detalhes. Ter uma ótima leitura e escrita em inglês também é essencial para acompanhar e colaborar nas pesquisas desenvolvidas e publicadas em revistas científicas internacionais.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.