Envie mensagem ou ligue
Informações

Biomédico

Ter interesse em pesquisa é característica essencial do biomédico

O que faz um biomédico

O biomédico é o profissional que estuda o corpo humano e como ele e suas células se comportam diante de bactérias, vírus e outros organismos. 

Com suas análises, ele busca soluções científicas para produzir medicamentos e vacinas que combatam enfermidades. O biomédico não realiza cirurgia ou prescreve medicamentos, mas faz pesquisas e testes laboratoriais necessários para encontrar a cura e prevenção de diversas doenças.

Ele também pode trabalhar no estudo de alimentos e da genética. Assim como a Biologia, a Biomedicina também tem funções amplas que podem ser utilizadas para análises em perícias criminais, na saúde pública, na hematologia, na embriologia, na bioquímica, na biofísica e na biologia molecular.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 4561,96
estado com maior salário - Distrito Federal
3816
contratações no último ano (2018)
2931
demissões no último ano
885
saldo de vagas criadas

Como se tornar um biomédico

Para se tornar um biomédico, é obrigatório ter cursado uma graduação em Biomedicina. A atuação profissional é regulamentada e só será permitida com o devido registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

Durante a faculdade, é importante participar de grupos de pesquisas. Após a conclusão do curso, é de extrema relevância ingressar em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado que ofereçam as especializações e um estudo mais avançado.

Ter experiência e titulação são atributos importantes na Biomedicina para conquistar uma vaga de excelência no mercado de trabalho. Um profissional dedicado e interessado chama atenção dos contratantes.

O biomédico precisa ter curiosidade, persistência, ser estudioso e atento aos detalhes. Ter uma ótima leitura e escrita em inglês também é essencial para acompanhar e colaborar nas pesquisas desenvolvidas e publicadas em revistas científicas internacionais.

Áreas de atuação

O Conselho Federal de Biomedicina reconhece 35 habilitações para o biomédico. A habilitação é dada ao profissional desde que haja a devida qualificação na função profissional escolhida para atuação. As áreas gerais nas quais os biomédicos podem atuar são:

  • Análises clínicas
  • Análises ambientais
  • Indústrias
  • Análises bromatológicas
  • Biologia molecular
  • Genética
  • Reprodução humana
  • Citologia oncótica
  • Banco de sangue
  • Imagenologia

O principal local de trabalho do biomédico é o laboratório. Centros de pesquisa particulares ou públicos também podem abrigar os biomédicos, com o intuito de realizar estudos que irão resultar em soluções para as mais diversas enfermidades e problemas biológicos humanos.

Outra área de atuação possível acaba sendo a docência. O biomédico tem qualificação necessária para lecionar nos próprios cursos de Biomedicina e até os de Medicina.