logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Oftalmologista: tudo sobre a profissão

O médico especialista na visão e na saúde dos olhos. Carreira está entre as que possui maior número de títulos de especialistas no Brasil; mercado apresenta diversas oportunidades
oftalmologista

Sobre a profissão

Um oftalmologista é o profissional da área médica especializado na saúde dos olhos e na visão. Ele estuda, diagnostica e trata doenças relacionadas a esse órgão humano. O oftalmologista pode realizar cirurgias e prescrever tratamentos para doenças e distúrbios da visão.

O foco de estudo do oftalmologista, além da estrutura física do olho humano e seu funcionamento, inclui algumas doenças e distúrbios como miopia, astigmatismo, ambliopia, catarata, degeneração macular, pterígio, toxoplasmose e tumores oculares. O oftalmologista será capaz de identificar e diagnosticar cada uma dessas enfermidades e realizar os procedimentos e tratamentos necessários, além de preveni-las, principalmente ao atuar com idosos, crianças ou profissionais que fazem muito uso da visão, como os que trabalham direto a frente de um computador.

O oftalmologista, além disso, poderá diagnosticar se uma pessoa pessoa precisa usar óculos e qual grau deverá ser utilizado.

Nas consultas médicas, o oftalmologista verifica a necessidade de uso de óculos e o grau que deverá ser utilizado por meio de exames. Ele também tem uma rotina de trabalho que pode incluir cirurgias e o diagnóstico de doenças presentes nos olhos. Segundo dados de 2018 do Conselho Federal de Medicina em estudo sobre a demografia médica, a especialidade está entre as 10 com maior número de títulos de especialistas no Brasil.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Um oftalmologista pode exercer sua profissão em hospitais públicos e privados, em postos de saúde, consultórios e clínicas médicas, ONGs e empresas do terceiro setor, e em corporações que prezam pela saúde e bem-estar de seus funcionários por meio da medicina do trabalho.

Por que ser um Oftalmologista?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Oftalmologista

    Como se tornar um Oftalmologista?

    Como toda especialização médica, para ser um oftalmologista, o profissional precisa concluir a graduação na faculdade de Medicina e ainda realizar sua residência médica na área de Oftalmologia. O médico também poderá cursar uma pós-graduação, especializando-se e tornando-se um médico oftalmologista. Todos os profissionais de Medicina devem obter seu registro profissional do Conselho Regional de Medicina para poder exercer a profissão.

    Se você gostaria de se profissionalizar e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.