Um oftalmologista é o profissional da área médica especializado na saúde dos olhos e na visão. Ele estuda, diagnostica e trata doenças relacionadas a esse órgão humano. O oftalmologista pode realizar cirurgias e prescrever tratamentos para doenças e distúrbios da visão.
O foco de estudo do oftalmologista, além da estrutura física do olho humano e seu funcionamento, inclui algumas doenças e distúrbios como miopia, astigmatismo, ambliopia, catarata, degeneração macular, pterígio, toxoplasmose e tumores oculares. O oftalmologista será capaz de identificar e diagnosticar cada uma dessas enfermidades e realizar os procedimentos e tratamentos necessários, além de preveni-las, principalmente ao atuar com idosos, crianças ou profissionais que fazem muito uso da visão, como os que trabalham direto a frente de um computador.
O oftalmologista, além disso, poderá diagnosticar se uma pessoa pessoa precisa usar óculos e qual grau deverá ser utilizado.
Nas consultas médicas, o oftalmologista verifica a necessidade de uso de óculos e o grau que deverá ser utilizado por meio de exames. Ele também tem uma rotina de trabalho que pode incluir cirurgias e o diagnóstico de doenças presentes nos olhos. Segundo dados de 2018 do Conselho Federal de Medicina em estudo sobre a demografia médica, a especialidade está entre as 10 com maior número de títulos de especialistas no Brasil.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Um oftalmologista pode exercer sua profissão em hospitais públicos e privados, em postos de saúde, consultórios e clínicas médicas, ONGs e empresas do terceiro setor, e em corporações que prezam pela saúde e bem-estar de seus funcionários por meio da medicina do trabalho.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Como toda especialização médica, para ser um oftalmologista, o profissional precisa concluir a graduação na faculdade de Medicina e ainda realizar sua residência médica na área de Oftalmologia. O médico também poderá cursar uma pós-graduação, especializando-se e tornando-se um médico oftalmologista. Todos os profissionais de Medicina devem obter seu registro profissional do Conselho Regional de Medicina para poder exercer a profissão.
Se você gostaria de se profissionalizar e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.