Envie mensagem ou ligue
Informações

Oftalmologista

O médico que cuida da saúde dos olhos é conhecido como oftalmologista

O que faz um oftalmologista

Um oftalmologista é o profissional da área médica especializado na saúde dos olhos e na visão. Ele estuda, diagnostica e trata doenças relacionadas a esse órgão humano. O oftalmologista pode realizar cirurgias e prescrever tratamentos para doenças e distúrbios da visão.

O foco de estudo do oftalmologista, além da estrutura física do olho humano e seu funcionamento, inclui algumas doenças e distúrbios como miopia, astigmatismo, ambliopia, catarata, degeneração macular, pterígio, toxoplasmose e tumores oculares. O oftalmologista será capaz de identificar e diagnosticar cada uma dessas enfermidades e realizar os procedimentos e tratamentos necessários, além de preveni-las, principalmente ao atuar com idosos, crianças ou profissionais que fazem muito uso da visão, como os que trabalham direto a frente de um computador.

O oftalmologista, além disso, poderá diagnosticar se uma pessoa pessoa precisa usar óculos e qual grau deverá ser utilizado.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 13192,00
estado com maior salário - Alagoas
95
contratações no último ano (2018)
122
demissões no último ano
-27
saldo de vagas criadas

Como se tornar um oftalmologista

Como toda especialização médica, para ser um oftalmologista, o profissional precisa concluir a graduação na faculdade de Medicina e ainda realizar sua residência médica na área de Oftalmologia. O médico também poderá cursar uma pós-graduação, especializando-se e tornando-se um médico oftalmologista.

Todos os profissionais de Medicina devem obter seu registro profissional do Conselho Regional de Medicina para poder exercer a profissão.

Áreas de atuação

Um oftalmologista pode exercer sua profissão em hospitais públicos e privados, em postos de saúde, consultórios e clínicas médicas, ONGs e empresas do terceiro setor, e em corporações que prezam pela saúde e bem-estar de seus funcionários por meio da medicina do trabalho.