O geriatra é o médico especializado na saúde, bem-estar e cuidado de pessoas idosas. Conhece as especificidades e necessidades dos pacientes em idade mais avançada. O médico geriatra utiliza de uma abordagem ampla, a fim de realizar uma avaliação clínica que explora diversos aspectos da realidade da pessoa idosa, como os fatores psicossociais. Esse profissional da saúde lida com doenças associadas à velhice, como demências, hipertensão arterial, diabetes e osteoporose, além de sintomas como tontura, desequilíbrio, alterações na memória, depressão e incontinência urinária.
O geriatra se preocupa também com cuidados paliativos e prevenção desses problemas, garantindo ao paciente uma velhice e uma longevidade com maior qualidade de vida. Para isso, utiliza de tratamentos adequados e especializados e conta, muitas vezes, com uma equipe multidisciplinar.
O trabalho do geriatra envolve o cuidado com idosos em consultas médicas e em atendimentos em hospitais e clínicas. Além disso, ele atua na medicina preventiva, em atendimentos que buscam o envelhecimento saudável. Apesar de amplo mercado com a longevidade da população, a quantidade de profissionais que atuam na área ainda é pequena.
No Brasil, o trabalho do geriatra tem ganhado cada vez mais espaço, uma vez que a pirâmide etária do país tem se modificado. Ou seja, a longevidade da população e, consequentemente, o aumento do número de idosos tornaram necessária a existência de especialistas nesse público.
O médico geriatra pode trabalhar tanto na área pública quanto na área privada. O terceiro setor e instituições de ensino e pesquisa também costumam empregar esse tipo de profissional, que atua em hospitais, postos de saúde, clínicas médicas, ONGs, casas de repouso, asilos e universidades.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
O primeiro passo para uma pessoa que deseja se tornar geriatra é concluir a faculdade de Medicina em uma instituição aprovada pelo MEC, já que se trata de um profissional da saúde. O geriatra é um médico especializado no cuidado de idosos, adquirindo sua especialização por meio de residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou aprovação no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB.
Seu objetivo principal é proporcionar atendimento e cuidado de qualidade para pessoas idosas, garantindo seu bem-estar e qualidade de vida. Todos os profissionais da saúde, inclusive o geriatra, também devem ser registrados no Conselho Regional de Medicina do estado onde atuam.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Gerontologia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.