logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Médico: tudo sobre a profissão

O trabalho de quem vai além de prevenir, diagnosticar e tratar doenças. Dermatologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia seguem como as especialidades mais buscadas pelos médicos
médico

Sobre a profissão

O médico é o profissional que busca diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área médica, ou especializado em alguma atividade ou função específica. Para atender seus pacientes, o médico pode indicar tratamentos a base de remédios, realizar procedimentos cirúrgicos e solicitar exames de saúde para melhor diagnóstico ou acompanhamento da evolução do paciente.

A rotina de trabalho de médicos generalistas e especialistas costuma ser bastante intensa. Além das longas jornadas de trabalho, entre consultas e plantões, esses profissionais da Medicina lidam com a história de seus pacientes, que muitas vezes, pode carregar muitas adversidades.

Um médico pode atuar tanto no setor público quanto no privado. Poderá trabalhar em hospitais públicos ou particulares, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios, grandes empresas como médico do trabalho, clubes esportivos, centros de pesquisa e universidades. O médico também pode atuar em Organizações Não-governamentais e empresas do terceiro setor, seguir a carreira militar, atender feridos de guerras ou junto à polícia e aos investigadores criminais, como médico legista ou médico forense, para identificar a causa da morte de uma pessoa, auxiliando na investigação de um crime, por exemplo. Também pode atuar em programas do Governo, como Médico sem Fronteiras, ou instituições como Cruz Vermelha.

São várias as especializações na carreira médica. O médico pode se especializar na saúde de partes e sistemas específicos do corpo humano, em pediatria, geriatria, como cirurgião, doenças específicas, entre muitas outras áreas.

Por fim, vale mencionar o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina. Ambos são os conselhos profissionais da classe de Medicina, assim como os órgãos fiscalizadores da ética profissional. As entidades possuem atribuições de regulamentação, supervisão e proposição de atos disciplinares, quando cabíveis, sobre as questões que perpassam a área da Medicina.

Por que ser um Médico?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Médico

    Como se tornar um Médico?

    Quem deseja ser médico deve se graduar na faculdade de Medicina. Após a formação, de no mínimo seis anos de estudo, o profissional ainda deve realizar residência médica, em que irá adquirir experiência prática por mais ou menos dois anos e estudar uma especialização. No site da Quero Bolsa, você encontra mais informações sobre a grade curricular de Medicina.

    Além disso, para exercer a profissão, o médico deve estar registrado no Conselho de Medicina e passar em uma prova. Em algumas áreas de atuação, o médico precisa também ter pós-graduação e especializações.

    Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Medicina, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.