Envie mensagem ou ligue
Informações

Médico

O médico é o profissional que diagnostica, trata e cura doenças e enfermidades da população

O que faz um médico

O médico é o profissional que busca diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área da saúde, ou especializado em alguma atividade ou função específica. Para atender seus pacientes, o médico pode indicar tratamentos a base de remédios, realizar procedimentos cirúrgicos e solicitar exames de saúde para melhor diagnóstico ou acompanhamento da evolução do paciente.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 10255,43
estado com maior salário - Santa Catarina
14168
contratações no último ano (2018)
14523
demissões no último ano
-355
saldo de vagas criadas

Como se tornar um médico

Quem deseja ser médico deve se graduar na faculdade de Medicina. Após a formação, de no mínimo seis anos de estudo, o profissional ainda deve realizar residência médica, em que irá adquirir experiência prática por mais ou menos dois anos e estudar uma especialização.

Além disso, para exercer a profissão, o médico deve estar registrado no Conselho de Medicina e passar em uma prova. Em algumas áreas de atuação, o médico precisa também ter pós-graduação e especializações.

Áreas de atuação

Um médico pode atuar tanto no setor público quanto no privado. Poderá trabalhar em hospitais públicos ou particulares, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios, grandes empresas como médico do trabalho, clubes esportivos, centros de pesquisa e universidades. O médico também pode atuar em Organizações Não-governamentais e empresas do terceiro setor, seguir a carreira militar, atender feridos de guerras ou junto à polícia e aos investigadores criminais, como médico legista ou médico forense, para identificar a causa da morte de uma pessoa, auxiliando na investigação de um crime, por exemplo. Também pode atuar em programas do Governo, como Médico sem Fronteiras, ou instituições como Cruz Vermelha.

São várias as especializações na carreira médica. O médico pode se especializar na saúde de partes e sistemas específicos do corpo humano, em pediatria, geriatria, como cirurgião, doenças específicas, entre muitas outras áreas.