O cardiologista é o médico especializado no sistema circulatório humano e no coração. Ele estuda e faz o diagnóstico das doenças e anormalidades existentes no órgão responsável por bombear o sangue no corpo.
Ele atende pacientes em consultórios ou hospitais, solicita e realiza exames com o objetivo de encontrar alguma anomalia nas veias, artérias e no coração. O cardiologista interpreta exames como eletrocardiogramas, raio x de tórax, ecocardiogramas e exames de sangue com os níveis de colesterol, glicemia e outros indicadores.
Ao analisar o paciente, ele pode prescrever remédios e tratamentos. Está apto também a realizar cirurgias especializadas. As cardiopatias podem ser congênitas (desenvolvidas antes do nascimento) ou adquiridas ao longo da vida. Com um diagnóstico precoce, o cardiologista prolonga as chances de vida do paciente.
A especialidade do médico cardiologista é a cardiologia. A área é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, incluindo o coração e os vasos sanguíneos. Os cardiologistas são especializados em interpretar exames, prescrever tratamentos, realizar procedimentos intervencionistas e cirurgias cardíacas quando necessário, visando promover a saúde cardíaca e o bem-estar dos pacientes.
A cardiologia é uma das áreas mais estudadas da Medicina. O médico cardiologista está sempre atento a novas pesquisas, técnicas e tratamentos.
A principal função do cardiologista é prevenir, diagnosticar e tratar doenças cardíacas e vasculares, que afetam o funcionamento do coração e a circulação sanguínea. O cardiologista realiza exames, interpreta resultados, prescreve tratamentos médicos, intervencionistas ou cirúrgicos, e oferece orientações sobre estilo de vida saudável para promover a saúde cardíaca. Além disso, eles atuam no acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e colaboram com equipes multidisciplinares para oferecer cuidados abrangentes aos pacientes com condições cardiovasculares.
Uma pessoa deve procurar um cardiologista em várias situações, incluindo:
O cardiologista também é um especialista que trabalha com consultas médicas e em atendimentos em hospitais e clínicas. Ele está entre os médicos com carreira promissora já que os problemas de coração têm aumentado nos últimos anos.
O cardiologista atua de maneira abrangente no cuidado da saúde cardiovascular, abordando desde a prevenção até o tratamento de doenças cardíacas. Sua atuação envolve diversos aspectos e responsabilidades, como:
Durante a consulta, o cardiologista ouve atentamente o histórico do paciente, compreendendo sintomas e histórico médico. Um exame físico minucioso é conduzido, com foco em medir a pressão arterial e analisar o pulso. Resultados de exames prévios e novos exames, como ECG e ecocardiograma, são interpretados. O diagnóstico é explicado ao paciente de forma compreensível, e o tratamento, que pode incluir medicamentos e orientações sobre mudanças no estilo de vida, é discutido. O cardiologista também responde a perguntas do paciente e estabelece um plano de acompanhamento para garantir uma saúde cardíaca sólida
O cardiologista pode solicitar uma variedade de exames, dependendo da condição específica do paciente e dos sintomas apresentados. Alguns dos exames cardiológicos comuns incluem:
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Tudo sobre a profissão de Cirurgião Geral no site da Quero Bolsa.
O cardiologista está presente em hospitais, laboratórios, centros de pesquisa, postos de saúde e consultórios particulares.
O profissional de consultórios e postos de saúde é responsável por identificar precocemente nos clientes os problemas cardíacos, indicando seu tratamento. Eles realizam exames, prescrevem medicamentos e aconselham os pacientes a seguirem uma vida mais saudável. Nos hospitais e centros clínicos, o cardiologista faz operações, como angioplastia e inserção de marca-passo e pontes de safena.
A realização de pesquisas na área cardíaca é essencial para identificar padrões de comportamento e diagnóstico na população em geral, além de encontrar novos tratamentos que facilitem a vida das pessoas.
Caso você tenha outras dúvidas sobre, o curso de Medicina e áreas correlatas, acesse a Comunidade Quero e faça sua pergunta!
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um médico.
Leia também: Guia Completo do Revalida, feito pela Quero Bolsa.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um cardiologista, é preciso ter concluído uma graduação em Medicina em uma faculdade devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As faculdades têm, em média, seis anos de formação básica.
A partir dessa formação, o médico pode se especializar em cardiologia. São pelo menos mais dois anos de estudos intensos na área, com grande carga horária teórica e prática. É preciso também obter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Para quem deseja ser um cardiologista, é interessante observar a tradição e experiência da faculdade e institutos parceiros dela nessa área da Medicina. Programas de mestrado e doutorado na área são importantes para adquirir mais conhecimento na área e ter a oportunidade de realizar estudos científicos.
Se você deseja seguir profissionalmente na área médica, confira o Guia Completo de Medicina, feito pela Quero Bolsa
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.