Envie mensagem ou ligue
Informações

Nutricionista

O nutricionista preza pela segurança alimentar e prescreve dietas que garantam uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva

O que faz um nutricionista

O nutricionista é o profissional da saúde que estuda os alimentos e seus efeitos no organismo humano. Ele preza pela qualidade da alimentação das pessoas, individualmente ou em grupo, indicando quais alimentos podem ser consumidos para garantir uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada. Um nutricionista está sempre preocupado com a segurança alimentar. Para isso, ele conhece a composição dos alimentos e está apto a elaborar um planejamento alimentar de modo a suprir a necessidade de nutrientes de cada paciente e a prescrever uma dieta que contribuirá para a saúde e o bem-estar do indivíduo, ao realizar um diagnóstico nutricional do paciente e considerar o seu estilo de vida.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 3219,04
estado com maior salário - Tocantins
11009
contratações no último ano (2018)
9980
demissões no último ano
1029
saldo de vagas criadas

Como se tornar um nutricionista

Para ser um nutricionista, a pessoa deve concluir a graduação em Nutrição, em uma faculdade reconhecida pelo MEC. Além disso, o profissional deve obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). No curso, o nutricionista desenvolverá conhecimentos em anatomia, biologia celular, composição dos alimentos, fisiologia, farmacologia, higiene dos alimentos e vigilância sanitária, processos metabólicos, patologias, psicologia, química, saúde coletiva entre outras áreas do conhecimento.

Áreas de atuação

O nutricionista pode atuar em diferentes áreas, desde a prescrição de dietas para indivíduos até o acompanhamento de atletas profissionais, ou, até mesmo, programas governamentais que promovam segurança alimentar da população e grandes indústrias alimentícias, desenvolvendo pesquisa, marketing etc.

O trabalho de um nutricionista pode ser desenvolvido de forma autônoma, em pequenos consultórios, ou como profissional contratado em clínicas médicas, postos de saúde, hospitais, academias, clubes esportivos, indústrias alimentícias, ONGs e empresas do terceiro setor, restaurantes e grandes empresas que promovam ações de qualidade de vida para seus funcionários.