Envie mensagem ou ligue
Informações

Farmacêutico

Desenvolver fármacos, medicamentos e cosméticos de maior qualidade são algumas das funções do farmacêutico

O que faz um farmacêutico

O farmacêutico é um profissional da área da saúde. Essa profissão foi evoluindo ao longo dos séculos, substituindo os antigos boticários, que vendiam e produziam medicamentos a partir de ativos naturais. Atualmente, o farmacêutico desenvolve remédios a partir, principalmente, de componentes sintéticos.

O farmacêutico é um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal. Ele trabalha no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios, fármacos e medicamentos.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 4619,28
estado com maior salário - Distrito Federal
42453
contratações no último ano (2018)
38192
demissões no último ano
4261
saldo de vagas criadas

Como se tornar um farmacêutico

Quem deseja trabalhar como farmacêutico deve possuir curso superior em Farmácia, onde irá adquirir conhecimentos em Medicina, Física, Química, Botânica e processos industriais. O diploma, contudo, deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para exercer a profissão, o farmacêutico, além do diploma no curso superior, deve ainda, possuir registro no Conselho Regional de Farmácia do estado onde trabalha.

Áreas de atuação

A lista de áreas de atuação do farmacêutico é extensa. Ele pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado e também seguir carreira militar. Confira, a seguir, os principais postos de trabalho nos setores públicos e privados.

  • Setor público: hospitais, postos de saúde, institutos de pesquisa, vigilância sanitária
  • Setor privado: indústrias, distribuidoras, farmácias, drogarias, laboratórios

Entre suas funções, o farmacêutico pode prestar assistência farmacêutica e assumir a responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias, drogarias.

Na área de pesquisa, ele pode atuar no desenvolvimento e no controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Também pode trabalhar com medicina natural, alternativa e terapêutica, como no uso de medicamentos homeopáticos e acupuntura. Já na área alimentar, o farmacêutico é responsável pela análise técnica, interpretação e emissão de laudos.

Além disso, o farmacêutico também atua no segmento de cosméticos. Utilizando suas habilidades e conhecimentos, desenvolve cosméticos e produtos adequados, que diminuam incidência de alergias e aumentem sua qualidade, oferecendo benefícios (para o corpo, pele, cabelos, unhas etc) além dos estéticos, segundo suas funções.