logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Farmacêutico: tudo sobre a profissão

O profissional que elabora medicamentos e cosméticos. Crescimento da indústria cosmética, lei dos medicamentos genéricos e exigência de profissionais nos estabelecimentos aqueceram o mercado
farmacêutico

Sobre a profissão

O farmacêutico é um profissional da área da saúde. Essa profissão foi evoluindo ao longo dos séculos, substituindo os antigos boticários, que vendiam e produziam medicamentos a partir de ativos naturais. Atualmente, o farmacêutico desenvolve remédios a partir, principalmente, de componentes sintéticos.

O farmacêutico é um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal. Ele trabalha no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios, fármacos e medicamentos.

O farmacêutico trabalha com a elaboração de medicamentos e na forma como eles reagem no organismo das pessoas. Ele também atua no desenvolvimento de produtos de beleza e cosméticos, uma área em grande ascensão nos últimos anos. O salário médio de um farmacêutico é de R$3.168,91, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho. O Distrito Federal é o estado com maior salário do profissional, com uma remuneração de R$4.619,28.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

A lista de áreas de atuação do farmacêutico é extensa. Ele pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado e também seguir carreira militar. Confira, a seguir, os principais postos de trabalho nos setores públicos e privados.

  • Setor público: hospitais, postos de saúde, institutos de pesquisa, vigilância sanitária
  • Setor privado: indústrias, distribuidoras, farmácias, drogarias, laboratórios

Entre suas funções, o farmacêutico pode prestar assistência farmacêutica e assumir a responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias, drogarias.

Na área de pesquisa, ele pode atuar no desenvolvimento e no controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Também pode trabalhar com medicina natural, alternativa e terapêutica, como no uso de medicamentos homeopáticos e acupuntura. Já na área alimentar, o farmacêutico é responsável pela análise técnica, interpretação e emissão de laudos.

Além disso, o farmacêutico também atua no segmento de cosméticos. Utilizando suas habilidades e conhecimentos, desenvolve cosméticos e produtos adequados, que diminuam incidência de alergias e aumentem sua qualidade, oferecendo benefícios (para o corpo, pele, cabelos, unhas etc) além dos estéticos, segundo suas funções.

Ainda sobre a área de atuação do farmacêutico, o Conselho Federal de Farmácia e os Conselhos Regionais de Farmácia constituem o sistema CFF/CRF. Ao Conselho Federal, expedir resoluções, definindo ou modificando atribuições dos profissionais de Farmácia e propor as modificações sobre a regulamentação do exercício profissional são ações referentes ao órgão. Por outro lado, os Conselhos Regionais de Farmácia fiscalizam o exercício da profissão, registram os farmacêuticos e, consequentemente, habilitam os farmacêuticos ao exercício. 

Por que ser um Farmacêutico?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Farmacêutico

    Como se tornar um Farmacêutico?

    Quem deseja trabalhar como farmacêutico deve possuir curso superior em Farmácia, onde irá adquirir conhecimentos em Medicina, Física, Química, Botânica e processos industriais. O diploma, contudo, deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). No site da Quero Bolsa, você encontra mais informações sobre a grade curricular do curso de Farmácia.

    Para exercer a profissão, o farmacêutico, além do diploma no curso superior, deve ainda, possuir registro no Conselho Regional de Farmácia do estado onde trabalha. Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Farmácia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.