Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Farmacêutico: tudo sobre a profissão

O profissional que elabora medicamentos e cosméticos

Crescimento da indústria cosmética, lei dos medicamentos genéricos e exigência de profissionais nos estabelecimentos aqueceram o mercado

farmacêutico

Sobre a profissão

O farmacêutico é um profissional da área da saúde. Essa profissão foi evoluindo ao longo dos séculos, substituindo os antigos boticários, que vendiam e produziam medicamentos a partir de ativos naturais. Atualmente, o farmacêutico desenvolve remédios a partir, principalmente, de componentes sintéticos.

O farmacêutico é um profissional perito no uso de medicamentos e fármacos, bem como em suas consequências no organismo humano ou animal. Ele trabalha no desenvolvimento, produção, análise, manipulação e dispensação de remédios, fármacos e medicamentos.

O farmacêutico trabalha com a elaboração de medicamentos e na forma como eles reagem no organismo das pessoas. Ele também atua no desenvolvimento de produtos de beleza e cosméticos, uma área em grande ascensão nos últimos anos. O salário médio de um farmacêutico é de R$3.168,91, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho. O Distrito Federal é o estado com maior salário do profissional, com uma remuneração de R$4.619,28.

A lista de áreas de atuação do farmacêutico é extensa. Ele pode trabalhar tanto no setor público quanto no privado e também seguir carreira militar. Confira, a seguir, os principais postos de trabalho nos setores públicos e privados.

  • Setor público: hospitais, postos de saúde, institutos de pesquisa, vigilância sanitária
  • Setor privado: indústrias, distribuidoras, farmácias, drogarias, laboratórios

Entre suas funções, o farmacêutico pode prestar assistência farmacêutica e assumir a responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias, drogarias.

Na área de pesquisa, ele pode atuar no desenvolvimento e no controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Também pode trabalhar com medicina natural, alternativa e terapêutica, como no uso de medicamentos homeopáticos e acupuntura. Já na área alimentar, o farmacêutico é responsável pela análise técnica, interpretação e emissão de laudos.

Além disso, o farmacêutico também atua no segmento de cosméticos. Utilizando suas habilidades e conhecimentos, desenvolve cosméticos e produtos adequados, que diminuam incidência de alergias e aumentem sua qualidade, oferecendo benefícios (para o corpo, pele, cabelos, unhas etc) além dos estéticos, segundo suas funções.

Por que ser um Farmacêutico?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Farmacêutico

    Como se tornar um Farmacêutico?

    Quem deseja trabalhar como farmacêutico deve possuir curso superior em Farmácia, onde irá adquirir conhecimentos em Medicina, Física, Química, Botânica e processos industriais. O diploma, contudo, deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

    Para exercer a profissão, o farmacêutico, além do diploma no curso superior, deve ainda, possuir registro no Conselho Regional de Farmácia do estado onde trabalha.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Saúde e Bem Estar

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.