Informações

Cursos de Bacharelado

Tudo que você precisa saber sobre cursos de bacharelado:
entenda a diferença entre os diversos tipos, método de ingresso,
carga horária, avaliações, características dos cursos e encontre a
opção ideal para você.

Buscar cursos de bacharelado
Qual curso você quer estudar?
Digite o curso
Em quais faculdades?
Digite as faculdades
Onde você quer estudar?
Cidade, endereço ou CEP
Até quanto pode pagar?
Buscar cursos

O que é curso de bacharelado?

O curso de bacharelado é um tipo de graduação generalista, de formação científica ou humanística, que prepara profissionais com uma base de conhecimentos teóricos e visão ampla de uma determinada profissão. Depois de formado, o estudante recebe o título de bacharel.

Para ingressar em um curso de bacharelado, é preciso ter a certificação de conclusão de Ensino Médio e passar por um processo seletivo, que pode ser o vestibular tradicional da instituição, Prouni, Sisu ou, em algumas faculdades privadas, usar a nota do Enem. Com duração média entre três e seis anos, o curso é constituído por atividades teóricas e práticas. Em alguns, há a obrigatoriedade de se fazer estágio e/ou apresentar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Os bacharelados são a categoria predominante dos cursos de graduação existentes no Brasil, correspondendo a quase 60% dos cursos, segundo o Censo da Educação Superior 2018. Também são os que concentram a maioria dos ingressantes no ensino superior, 58% no total. Esse tipo de curso pode ser encontrado em faculdades, universidades e centros universitários públicos e privados, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD).

Vantagens do bacharelado

  • Como o curso oferece uma formação mais ampla, existe a possibilidade de conhecer inúmeras áreas de atuação dentro de uma mesma profissão;
  • Oportunidade de estudar nas modalidades semipresencial ou EaD;
  • Diploma válido para todo o Brasil, desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Disponível em quase todas as instituições de ensino superior;
  • Maior possibilidade de inserção profissional;
  • No geral, o salário é maior do que o do formado em licenciatura ou em curso tecnológico.

Desvantagens do bacharelado

  • Curso com duração mais longa;
  • Demanda mais investimento do que as outras modalidades de graduação;
  • Não habilita o profissional a lecionar. Caso o objetivo seja ministrar aulas no ensino superior, é exigida ao menos uma pós-graduação lato sensu (especialização).

Bacharelado X Licenciatura e Curso Tecnológico

Outra dúvida comum entre estudantes que almejam o ensino superior é a diferença entre os tipos de graduação. Além do bacharelado, há a licenciatura e o curso tecnológico. As três modalidades são reconhecidas pelo MEC e podem ser feitas de forma presencial, semipresencial ou EaD. Apesar disso, cada uma possui suas peculiaridades e é importante entendê-las antes da escolha do curso.

Uma das principais diferenças pode ser encontrada no currículo. O bacharelado concede uma formação mais generalista, como é o caso de Administração, que terá disciplinas que vão desde Contabilidade a Gestão de Pessoas, passando por Direito, Estatística, Economia e Marketing, por exemplo.

Já o curso tecnológico, voltado para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, proporciona uma formação mais específica de uma determinada profissão. Nesse caso, cursos relacionados à Administração seriam Gestão de Recursos Humanos e Gestão Hospitalar.

A licenciatura, por sua vez, é a categoria que prepara o aluno para dar aula como professor de Ensino Fundamental e/ou de Ensino Médio. Portanto, conta com disciplinas mais focadas em aspectos pedagógicos.

Mais uma característica que distingue esses cursos é o tempo que o aluno passa estudando: o bacharelado e a licenciatura podem durar, em média, três a seis anos, enquanto o tecnológico tem uma duração menor, entre dois e três anos.

Quais profissões exigem o bacharelado?

O diploma de bacharel é obrigatório para exercer certas profissões. Em algumas delas ainda é preciso ter o registro no Conselho Regional referente à atividade ou, no caso de Direito, a passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Veja algumas profissões que exigem o diploma de bacharel:

  • Advogado;
  • Arquiteto;
  • Contador;
  • Dentista;
  • Enfermeiro;
  • Engenheiro;
  • Fisioterapeuta;
  • Médico;
  • Psicólogo;
  • Veterinário.

O que é bacharelado interdisciplinar?

Recente no Brasil, o bacharelado interdisciplinar é uma proposta de graduação que começou a ser oferecida a partir de 2005 em universidades federais. Ele permite ao universitário obter conhecimento em várias áreas de atuação, com uma grade curricular diversificada, antes de prosseguir em uma formação específica.

Como funciona: inicialmente o estudante escolhe uma grande área de conhecimento como curso de ingresso. As principais opções são Ciência e Tecnologia e Ciência e Humanidades. Nos três anos da graduação, ele estuda conteúdos gerais da área escolhida, tendo a possibilidade de mirar seus aprendizados em uma área específica ou se aprofundar em campos diversos.

Ao fim desse ciclo de formação básica, ele pode seguir para o mercado de trabalho com diploma de bacharel no curso que escolheu, atuando como um profissional generalista, ou partir para se especializar em uma profissão dentro da grande área escolhida. Por exemplo, para Ciência e Tecnologia, os cursos do segundo ciclo podem ser Física, Química, Matemática e algumas Engenharias, já em Ciência e Humanidades, há Filosofia, Relações Internacionais, Políticas Públicas, entre outras. Esse ciclo dura, em média, dois ou três anos, e o aluno recebe um segundo diploma.

Outra característica marcante do bacharelado interdisciplinar é o incentivo à iniciação científica. Os cursos facilitam a pesquisa acadêmica e o conhecimento de diferentes graduações, o que é uma dificuldade em muitos bacharelados tradicionais e licenciaturas.

Bacharelado a distância X semipresencial?

O curso de bacharelado a distância conta com boa parte das aulas oferecidas via internet, no ambiente virtual de aprendizado de cada instituição de ensino. Nessa modalidade, o estudante participa de grupos de discussão, fóruns e chats com os professores e colegas de sala.

Em cursos EaD, também são feitas atividades práticas ou de laboratório, com frequência a depender do curso escolhido. Para realizar atividades práticas, provas ou apresentações de trabalhos, o aluno precisa comparecer aos polos de apoio da instituição.

Nos semipresenciais, por outro lado, a quantidade de encontros obrigatórios nos polos é maior. Geralmente, nessa modalidade os universitários comparecem uma ou duas vezes na semana à instituição para assistir às aulas, favorecendo a interação com os professores e a turma.

Tanto o diploma de bacharel conquistado em um curso semipresencial quanto em um EaD tem o mesmo valor de um curso totalmente presencial.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp quando chegarem novas vagas do seu interesse.
Seu nome

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil!

Encontre seu curso

1
Busque informações sobre bolsas de estudo, faculdades, cursos e preços.
Você pode informar a sua localização e a gente mostra quais vagas estão mais próximas a você.

Garanta sua bolsa de estudo

2
Pague a pré-matrícula e estude com o menor preço até o fim do curso.
Você pode pagar no boleto ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

Economize até se formar!

3
É só passar no processo seletivo da faculdade e concluir a matrícula.
Personagem Quero Bolsa