logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro civil: tudo sobre a profissão

O responsável por todas as etapas de uma construção. Apesar da redução no ritmo de crescimento, carreira segue oferecendo altos salários e permanece entre as profissões mais tradicionais
engenheiro civil

Sobre a profissão

O engenheiro civil é o profissional responsável por projetar, gerenciar, executar e fiscalizar uma obra, que pode envolver casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, túneis, aeroportos e portos.

Para realizar isso, ele precisará analisar dados, comparar projetos, identificar inconsistências, considerar os custos da execução da obra, observar as normas da lei, encontrar potenciais impactos ambientais e ter grande responsabilidade pela solidez de seus projetos.

É função do engenheiro civil apresentar a viabilidade de um projeto, por meio da escolha dos materiais utilizados, do tempo de execução da obra e da segurança.

Em seu cotidiano, o engenheiro civil trabalha cercado de outros profissionais, como arquitetos, empreiteiros, pedreiros, eletricistas, encanadores e outros engenheiros. Nesses contatos, o profissional precisa demonstrar sua capacidade de liderança, gestão e boa comunicação.

O engenheiro civil tem um dia a dia de trabalho que envolve a elaboração de projetos e o acompanhamento das etapas das obras e construções. Embora o setor seja bastante vulnerável e sofra com as oscilações econômicas, a carreira de engenheiro civil sempre contou com altos salários e uma grande procura.

A Engenharia Civil é um setor com muitas oportunidades de atuação. O engenheiro pode trabalhar em construtoras de casas, apartamentos ou outros edifícios. 

Também pode fazer parte da equipe de grandes empreiteiras e pertencer a uma equipe de construção de pontes, aeroportos, shoppings, estádios, casas de shows, hidrelétricas, portos, estradas, pontes, viadutos, obras de mobilidade e transporte público, escolas, universidades, hospitais.

Há espaço também para especialização e atuação em setores diferentes de uma obra, como nos aspectos geotécnicos e das estruturas, ou na lógica dos transportes urbanos e da aeronáutica.

Por que ser um Engenheiro civil?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro civil

    Como se tornar um Engenheiro civil?

    Quem deseja atuar como engenheiro civil precisa fazer um curso superior de Engenharia Civil devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). 

    A duração da graduação em Engenharia Civil nas faculdades públicas e privadas brasileiras é de aproximadamente cinco anos. O curso é um dos mais conhecidos e buscados por estudantes interessados na área de Engenharia.

    O engenheiro civil precisa ter registro válido no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para poder exercer sua profissão legalmente. 

    Para quem deseja uma formação em tempo menor e uma atuação mais concentrada em uma área, o CREA também reconhece os tecnólogos formados em cursos como Edificações, Construção Civil, Estradas, Saneamento, Controle de Obra e Gestão Ambiental. Os cursos permitem que o profissional trabalhe dentro da área escolhida, sem avançar sob outros conhecimentos e não sendo o mesmo profissional que o engenheiro civil.

    Se desejar trabalhar em empresas da administração pública e estatais, o engenheiro civil precisará prestar um concurso público. Na avaliação das provas, o candidato poderá obter pontos extras, apresentando o comprovante de realização de cursos de pós-graduação.

    Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia Civil, veja ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?