O engenheiro civil é o profissional responsável por projetar, gerenciar, executar e fiscalizar uma obra, que pode envolver casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, túneis, aeroportos e portos.
Para realizar isso, ele precisará analisar dados, comparar projetos, identificar inconsistências, considerar os custos da execução da obra, observar as normas da lei, encontrar potenciais impactos ambientais e ter grande responsabilidade pela solidez de seus projetos.
É função do engenheiro civil apresentar a viabilidade de um projeto, por meio da escolha dos materiais utilizados, do tempo de execução da obra e da segurança.
Em seu cotidiano, o engenheiro civil trabalha cercado de outros profissionais, como arquitetos, empreiteiros, pedreiros, eletricistas, encanadores e outros engenheiros. Nesses contatos, o profissional precisa demonstrar sua capacidade de liderança, gestão e boa comunicação.
O engenheiro civil tem um dia a dia de trabalho que envolve a elaboração de projetos e o acompanhamento das etapas das obras e construções. Embora o setor seja bastante vulnerável e sofra com as oscilações econômicas, a carreira de engenheiro civil sempre contou com altos salários e uma grande procura.
A Engenharia Civil é um setor com muitas oportunidades de atuação. O engenheiro pode trabalhar em construtoras de casas, apartamentos ou outros edifícios.
Também pode fazer parte da equipe de grandes empreiteiras e pertencer a uma equipe de construção de pontes, aeroportos, shoppings, estádios, casas de shows, hidrelétricas, portos, estradas, pontes, viadutos, obras de mobilidade e transporte público, escolas, universidades, hospitais.
Há espaço também para especialização e atuação em setores diferentes de uma obra, como nos aspectos geotécnicos e das estruturas, ou na lógica dos transportes urbanos e da aeronáutica.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Quem deseja atuar como engenheiro civil precisa fazer um curso superior de Engenharia Civil devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
A duração da graduação em Engenharia Civil nas faculdades públicas e privadas brasileiras é de aproximadamente cinco anos. O curso é um dos mais conhecidos e buscados por estudantes interessados na área de Engenharia.
O engenheiro civil precisa ter registro válido no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para poder exercer sua profissão legalmente.
Para quem deseja uma formação em tempo menor e uma atuação mais concentrada em uma área, o CREA também reconhece os tecnólogos formados em cursos como Edificações, Construção Civil, Estradas, Saneamento, Controle de Obra e Gestão Ambiental. Os cursos permitem que o profissional trabalhe dentro da área escolhida, sem avançar sob outros conhecimentos e não sendo o mesmo profissional que o engenheiro civil.
Se desejar trabalhar em empresas da administração pública e estatais, o engenheiro civil precisará prestar um concurso público. Na avaliação das provas, o candidato poderá obter pontos extras, apresentando o comprovante de realização de cursos de pós-graduação.
Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia Civil, veja ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.