O engenheiro ambiental é o profissional especializado em proteção e conservação do meio ambiente. Ele utiliza conhecimentos técnicos, científicos e tecnológicos para reduzir os impactos das atividades humanas no meio ambiente.
Ele se dedica à salvaguarda e à preservação ambiental, empregando expertise técnica, científica e tecnológica com o intuito de reduzir os efeitos negativos no ambiente originados por ações humanas.
A atuação do engenheiro ambiental deve basear-se no atendimento das preocupações ambientais consideradas em tratados internacionais.
O engenheiro ambiental também pode planejar, coordenar e administrar instituições de tratamento de esgoto, saneamento básico, redes de distribuição de água, coleta e descarte de lixo.
Esse profissional preocupa-se em prever o impacto ambiental causado por um empreendimento, para então diminuí-lo ou anulá-lo.
Entre os impactos que devem ser observados pelo engenheiro ambiental, estão:
Além das questões relacionadas ao meio ambiente, o engenheiro ambiental também deve pautar as questões sociais e o desenvolvimento econômico, vinculando-o ao progresso e ao bem-estar coletivo.
As atribuições do engenheiro sanitário envolvem o planejamento, projeto, implementação e gerenciamento de sistemas e projetos relacionados ao saneamento ambiental. Isso abrange a proteção da saúde pública, a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida por meio de abordagens que tratam das questões ambientais e da gestão de recursos hídricos.
Outras responsabilidades envolvem:
A rotina de trabalho de um engenheiro ambiental é bastante voltada para análise de problemas e proposta de soluções. Além disso, ele também pode desempenhar atividades como elaborar projetos, implantá-los e monitorá-los.
O profissional enfrenta um mercado de trabalho amplo, com espaço na atuação de promoção de sustentabilidade, fiscalização de recursos ambientais, controle de resíduos e recuperação de áreas degradadas.
De acordo com os dados do Caged, referentes ao ano de 2021, o salário médio de engenheiro ambiental no Brasil é de R$7.358,00. Além disso, os dados do órgão apontam o Rio de Janeiro como o Estado com maior salário médio: R$10.064, no ano passado.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Tudo sobre o curso técnico em Meio Ambiente no site da Quero Bolsa.
A área de atuação de um engenheiro ambiental é bastante ampla. Esse profissional pode atuar em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor, assumindo diferentes funções.
O engenheiro ambiental pode trabalhar em fábricas e indústrias dos mais variados tamanhos e segmentos, em empresas de consultoria, ONGs, empresas de serviços, instituições de ensino e pesquisa, em empresas de investigação e averiguação, auditorias, prefeituras e secretarias públicas, entre outras.
Além disso, o engenheiro ambiental pode se especializar em diferentes áreas, como hidráulica, análise de riscos ambientais, economia, captação e abastecimento de água, auditoria ambiental, construção, sistemas de monitoramento, energia, educação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, uso do solo, saneamento básico e tratamento de esgoto etc.
Veja também: Os Modelos de Currículos gratuitos da Quero Bolsa. Se você deseja uma vaga de jovem aprendiz, estágio, primeiro emprego ou novas oportunidades profissionais, esse material é feito para você! Confira aqui na QB!
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um engenheiro ambiental, é necessário diploma em curso superior de Engenharia Ambiental que seja aprovado pelo MEC.
Ciência dos Materiais, Geologia de Engenharia e Hidrologia Ambiental são algumas das disciplinas que o graduando poderá encontrar durante a formação acadêmica. Para mais informações sobre possibilidades de disciplinas deste curso, confira a página de grade curricular de Engenharia Ambiental, disponibilizada pela Quero Bolsa.
De acordo com a página do curso, todos os cursos de Engenharia devem ser compostos por núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos. Além disso, os conteúdos básicos devem ocupar pelo menos 30% da carga horária total. Vale destacar que o estágio é obrigatório para os graduandos de Engenharia Ambiental, com duração mínima de 160 horas ao estudante.
Além disso, para exercer a profissão, o profissional deve se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.
Se você gostaria de se profissionalizar como engenheiro ambiental e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Engenharia Ambiental, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.