Informações

Engenheiro ambiental

A missão do engenheiro ambiental é reduzir ou anular os impactos socioambientais dos empreendimentos

O que faz um engenheiro ambiental

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por desenvolver técnicas voltadas para a preservação do meio ambiente e resolver problemas de ação do homem utilizando a tecnologia disponível e apropriada. A atuação do engenheiro ambiental deve basear-se no atendimento das preocupações ambientais consideradas em tratados internacionais. O engenheiro ambiental também pode planejar, coordenar e administrar instituições de tratamento de esgoto, saneamento básico, redes de distribuição de água, coleta e descarte de lixo.

Esse profissional preocupa-se em prever o impacto ambiental causado por um empreendimento, para então diminuí-lo ou anulá-lo. Entre os impactos que devem ser observados pelo engenheiro ambiental, estão a contaminação das bacias hidrográficas, desmatamento, erosão do solo, poluição da água, emissão de gases de efeito estufa etc. Além das questões relacionadas ao meio ambiente, o engenheiro ambiental também deve pautar as questões sociais e o desenvolvimento econômico, vinculando-o ao progresso e ao bem-estar coletivo.

Como se tornar um engenheiro ambiental

Para se tornar um engenheiro ambiental, é necessário diploma em curso superior de Engenharia Ambiental que seja aprovado pelo MEC. Além disso, para exercer a profissão, o engenheiro ambiental deve se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.

Áreas de atuação

A área de atuação de um engenheiro ambiental é bastante ampla. Esse profissional pode atuar em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor, assumindo diferentes funções. O engenheiro ambiental pode trabalhar em fábricas e indústrias dos mais variados tamanhos e segmentos, em empresas de consultoria, ONGs, empresas de serviços, instituições de ensino e pesquisa, em empresas de investigação e averiguação, auditorias, prefeituras e secretarias públicas, entre outras.

Além disso, o engenheiro ambiental pode se especializar em diferentes áreas, como hidráulica, análise de riscos ambientais, economia, captação e abastecimento de água, auditoria ambiental, construção, sistemas de monitoramento, energia, geotecnia, educação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, uso do solo, saneamento básico e tratamento de esgoto etc.