logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro ambiental: tudo sobre a profissão

Aquele que atua na redução de impactos ao meio ambiente. Profissional tem encontrado novas oportunidades no mercado com preocupação maior da preservação ambiental e redução de impactos causados pelas indústrias
engenheiro ambiental

Sobre a profissão

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por desenvolver técnicas voltadas para a preservação do meio ambiente e resolver problemas de ação do homem utilizando a tecnologia disponível e apropriada.

A atuação do engenheiro ambiental deve basear-se no atendimento das preocupações ambientais consideradas em tratados internacionais.

O engenheiro ambiental também pode planejar, coordenar e administrar instituições de tratamento de esgoto, saneamento básico, redes de distribuição de água, coleta e descarte de lixo.

Esse profissional preocupa-se em prever o impacto ambiental causado por um empreendimento, para então diminuí-lo ou anulá-lo.

Entre os impactos que devem ser observados pelo engenheiro ambiental, estão:

  • a contaminação das bacias hidrográficas,
  • desmatamento,
  • erosão do solo,
  • poluição da água,
  • emissão de gases de efeito estufa.

Além das questões relacionadas ao meio ambiente, o engenheiro ambiental também deve pautar as questões sociais e o desenvolvimento econômico, vinculando-o ao progresso e ao bem-estar coletivo.

A rotina de trabalho de um engenheiro ambiental é bastante voltada para análise de problemas e proposta de soluções. Além disso, ele também pode desempenhar atividades como elaborar projetos, implantá-los e monitorá-los.

O profissional enfrenta um mercado de trabalho amplo, com espaço na atuação de promoção de sustentabilidade, fiscalização de recursos ambientais, controle de resíduos e recuperação de áreas degradadas.

De acordo com os dados do Caged, referentes ao ano de 2021, o salário médio de engenheiro ambiental no Brasil é de R$7.358,00. Além disso, os dados do órgão apontam o Rio de Janeiro como o Estado com maior salário médio: R$10.064, no ano passado.

A área de atuação de um engenheiro ambiental é bastante ampla. Esse profissional pode atuar em empresas públicas, privadas ou do terceiro setor, assumindo diferentes funções.


O engenheiro ambiental pode trabalhar em fábricas e indústrias dos mais variados tamanhos e segmentos, em empresas de consultoria, ONGs, empresas de serviços, instituições de ensino e pesquisa, em empresas de investigação e averiguação, auditorias, prefeituras e secretarias públicas, entre outras.


Além disso, o engenheiro ambiental pode se especializar em diferentes áreas, como hidráulica, análise de riscos ambientais, economia, captação e abastecimento de água, auditoria ambiental, construção, sistemas de monitoramento, energia, educação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, uso do solo, saneamento básico e tratamento de esgoto etc.

Por que ser um Engenheiro ambiental?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro ambiental

    Como se tornar um Engenheiro ambiental?

    Para se tornar um engenheiro ambiental, é necessário diploma em curso superior de Engenharia Ambiental que seja aprovado pelo MEC.

    Ciência dos Materiais, Geologia de Engenharia e Hidrologia Ambiental são algumas das disciplinas que o graduando poderá encontrar durante a formação acadêmica. Para mais informações sobre possibilidades de disciplinas deste curso, confira a página de grade curricular de Engenharia Ambiental, disponibilizada pela Quero Bolsa.

    De acordo com a página do curso, todos os cursos de Engenharia devem ser compostos por núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos. Além disso, os conteúdos básicos devem ocupar pelo menos 30% da carga horária total. Vale destacar que o estágio é obrigatório para os graduandos de Engenharia Ambiental, com duração mínima de 160 horas ao estudante.

    Além disso, para exercer a profissão, o profissional deve se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua.

    Se você gostaria de se profissionalizar como engenheiro ambiental e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos em Engenharia Ambiental, veja as ofertas de cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Quais cidades têm cursos de Engenharia Ambiental?