O encanador é um profissional da construção civil cujo trabalho é instalar e prover a manutenção de sistemas hidráulicos (água e esgoto) de residências, estabelecimentos e indústrias.
Estão presentes no cotidiano do encanador: o manejo de encanamentos, tubulações, caixas d’água, torneiras, vasos sanitários, caixas de esgoto, ralos, reservatórios, pias e tanques.
Sua presença é importante na construção de obras, nas verificações regulares de segurança e estado de preservação e nos reparos, quando se iniciam vazamentos, entupimentos e outros tipos de sobrecarga, envelhecimento, enferrujamento, quebras ou rachaduras das estruturas por onde são levados a água e o esgoto.
O trabalho de um encanador envolve basicamente as instalações hidráulicas. Ele define os materiais adequados para fazer essas instalações ou até mesmo repará-las. No Brasil, a indústria e a construção civil costumam apresentar grande quantidade de vagas para esse profissional. Os salários médios de um encanador variam de R$1.300,00 a R$2.000,00, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho.
Apesar de não ser exigido um curso superior, se você gostaria de se especializar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia Estrutural, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa. Vale destacar sobre a importância dos conhecimentos sobre o gerenciamento financeiro na área de atuação do profissional. Portanto, confira também as ofertas de bolsas de estudo em Gestão Financeira na Quero Bolsa
O encanador pode se especializar em atendimentos nos setores residencial, comercial e industrial. As demandas desses três campos são diferentes, pois se trata de tamanhos de encanamentos com fins diversos.
Dentro da área residencial, existe a divisão predial, cujo trabalho também demanda especialização para identificar problemas e vazamentos de uma rede mais complexa, que envolve várias casas.
O encanador da área industrial tem noções de caldeiraria e é responsável pela montagem de tubulações e sua manutenção. Ele está presente em refinarias, estaleiros e no setor da indústria em geral.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
A junção de diversos cursos técnicos e a experiência do dia a dia de trabalho costuma formar o conceito de um bom encanador para a maioria dos clientes. Quem deseja começar a atuar no setor pode realizar os seguintes cursos técnicos:
O nome do curso muda conforme a cidade e a escola, mas é interessante confirmar se a grade curricular está adequada aos seus interesses profissionais. Os cursos profissionalizantes podem exigir apenas o Ensino Fundamental incompleto, enquanto os técnicos e mais avançados podem pedir que a pessoa esteja cursando ou tenha Ensino Médio completo.
São recomendados também cursos de Gestão Financeira e de regularização de seus serviços ao encanador empreendedor que for atuar por conta própria. É importante lembrar que o mercado de trabalho está sempre em busca de profissionais que dominem os conhecimentos sobre a área.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.