Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Encanador: tudo sobre a profissão

O profissional que instala e repara encanamentos e tubulações 

Indústria e construção civil apresentam boa quantidade de oportunidades de trabalho; mercado busca profissionais com conhecimento

encanador

Sobre a profissão

O encanador é um profissional da construção civil cujo trabalho é instalar e prover a manutenção de sistemas hidráulicos (água e esgoto) de residências, estabelecimentos e indústrias.

Estão presentes no cotidiano do encanador: o manejo de encanamentos, tubulações, caixas d’água, torneiras, vasos sanitários, caixas de esgoto, ralos, reservatórios, pias e tanques.

Sua presença é importante na construção de obras, nas verificações regulares de segurança e estado de preservação e nos reparos, quando se iniciam vazamentos, entupimentos e outros tipos de sobrecarga, envelhecimento, enferrujamento, quebras ou rachaduras das estruturas por onde são levados a água e o esgoto.

O trabalho de um encanador envolve basicamente as instalações hidráulicas. Ele define os materiais adequados para fazer essas instalações ou até mesmo repará-las. No Brasil, a indústria e a construção civil costumam apresentar grande quantidade de vagas para esse profissional. Os salários médios de um encanador variam de R$1.300,00 a R$2.000,00, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2018, do Ministério do Trabalho.

O encanador pode se especializar em atendimentos nos setores residencial, comercial e industrial. As demandas desses três campos são diferentes, pois se trata de tamanhos de encanamentos com fins diversos.

Dentro da área residencial, existe a divisão predial, cujo trabalho também demanda especialização para identificar problemas e vazamentos de uma rede mais complexa, que envolve várias casas.

O encanador da área industrial tem noções de caldeiraria e é responsável pela montagem de tubulações e sua manutenção. Ele está presente em refinarias, estaleiros e no setor da indústria em geral.

Por que ser um Encanador?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Encanador

    Como se tornar um Encanador?

    A junção de diversos cursos técnicos e a experiência do dia a dia de trabalho costuma formar o conceito de um bom encanador para a maioria dos clientes. Quem deseja começar a atuar no setor pode realizar os seguintes cursos técnicos:

    • Hidráulica residencial
    • Encanador instalador predial
    • Encanador industrial
    • Bombeiro hidráulico
    • Soldador elétrico (como complementação)

    O nome do curso muda conforme a cidade e a escola, mas é interessante confirmar se a grade curricular está adequada aos seus interesses profissionais. Os cursos profissionalizantes podem exigir apenas o Ensino Fundamental incompleto, enquanto os técnicos e mais avançados podem pedir que a pessoa esteja cursando ou tenha Ensino Médio completo.

    São recomendados também cursos de gestão financeira e de regularização de seus serviços ao encanador empreendedor que for atuar por conta própria.

    É importante lembrar que o mercado de trabalho está sempre em busca de profissionais que dominem os conhecimentos sobre a área.

    Mais profissões da área de Engenharia e Produção

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.