Envie mensagem ou ligue
Informações

Encanador

O mercado exige do encanador a qualificação e longa experiência em serviços de confiança

O que faz um encanador

O encanador é um profissional da construção civil cujo trabalho é instalar e prover a manutenção de sistemas hidráulicos (água e esgoto) de residências, estabelecimentos e indústrias.

Estão presentes no cotidiano do encanador: o manejo de encanamentos, tubulações, caixas d’água, torneiras, vasos sanitários, caixas de esgoto, ralos, reservatórios, pias e tanques.

Sua presença é importante na construção de obras, nas verificações regulares de segurança e estado de preservação e nos reparos, quando se iniciam vazamentos, entupimentos e outros tipos de sobrecarga, envelhecimento, enferrujamento, quebras ou rachaduras das estruturas por onde são levados a água e o esgoto.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1936,67
salário médio de um encanador
R$ 2394,71
estado com maior salário - São Paulo
137
contratações no último ano (2018)
107
demissões no último ano
30
saldo de vagas criadas

Como se tornar um encanador

A junção de diversos cursos técnicos e a experiência do dia a dia de trabalho costuma formar o conceito de um bom encanador para a maioria dos clientes. Quem deseja começar a atuar no setor pode realizar os seguintes cursos técnicos:

  • Hidráulica residencial
  • Encanador instalador predial
  • Encanador industrial
  • Bombeiro hidráulico
  • Soldador elétrico (como complementação)

O nome do curso muda conforme a cidade e a escola, mas é interessante confirmar se a grade curricular está adequada aos seus interesses profissionais. Os cursos profissionalizantes podem exigir apenas o Ensino Fundamental incompleto, enquanto os técnicos e mais avançados podem pedir que a pessoa esteja cursando ou tenha Ensino Médio completo.

São recomendados também cursos de gestão financeira e de regularização de seus serviços ao encanador empreendedor que for atuar por conta própria.

Áreas de atuação

O encanador pode se especializar em atendimentos nos setores residencial, comercial e industrial. As demandas desses três campos são diferentes, pois se trata de tamanhos de encanamentos com fins diversos.

Dentro da área residencial, existe a divisão predial, cujo trabalho também demanda especialização para identificar problemas e vazamentos de uma rede mais complexa, que envolve várias casas.

O encanador da área industrial tem noções de caldeiraria e é responsável pela montagem de tubulações e sua manutenção. Ele está presente em refinarias, estaleiros e no setor da indústria em geral.