logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Mecânico de carro: tudo sobre a profissão

Aquele que conserta carros. Avanços tecnológicos e sustentabilidade são engrenagens importantes no mercado automobilístico; profissionais devem ficar antenados nas novidades
mecânico de carro

Sobre a profissão

O mecânico de carro - ou mecânico de automóveis - é o profissional com conhecimentos suficientes de Mecânica para diagnosticar, de forma precisa e rápida, problemas em automóveis, além de realizar reparos e manutenção em carros e motocicletas. Esse profissional é capaz de desmontar o automóvel, reparar e substituir qualquer peça, ajustar e lubrificar o motor de um veículo. Para isso, o mecânico de carro utiliza ferramentas e instrumentos apropriados.

Um mecânico de carro não apenas é contratado para consertar automóveis, mas também para diagnosticar e realizar a manutenção de veículos para garantir uma maior vida útil ao carro ou motocicleta e segurança para o motorista e passageiros.

Além disso, com o avanço da tecnologia, o mecânico de carro não apenas cuida de serviços mecânicos como também, cada vez mais, tem cuidado da parte eletrônica dos automóveis. Serviços como pintura, limpeza e instalação de equipamentos como alarmes também são funções do mecânico de carro.

O mecânico de carro, geralmente, trabalha por meio de agendamentos. O cliente reserva um horário para que esse profissional verifique algum problema ou faça a manutenção necessária no automóvel. Atualmente, suas atividades exigem conhecimentos mais abrangentes que no passado, já que a tecnologia e a sustentabilidade são pontos marcantes no mercado automobilístico. Aquecimento e desaceleração da indústria influenciam bastante as oportunidades de trabalho na área. 

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Um mecânico de carro geralmente atua em oficinas mecânicas e borracharias, própria ou de terceiros, ou como profissional autônomo. Além disso, o mecânico de carro pode ser contratado por empresas do setor público ou privado, para atuar na manutenção de automóveis, principalmente em empresas de logística e transporte.

Ele também pode ter nível superior e exercer funções de produção e engenharia em indústrias, fábricas e montadoras de veículos.

Por que ser um Mecânico de carro?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Mecânico de carro

    Como se tornar um Mecânico de carro?

    Para exercer as atividades de um mecânico de carro, não é obrigatória formação superior. Entretanto, são necessários conhecimentos específicos em Mecânica, que podem ser adquiridos por meio de um curso técnico na área. O Diploma em curso técnico pode ser exigido por empresas que contratam esse profissional. Por fim, outra possibilidade de curso superior, visando conhecimento abrangente da área, é o curso de Engenharia Mecânica.

    Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Engenharia Mecânica, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?