Envie mensagem ou ligue
Informações

Mecânico de carro

Além da manutenção e reparos mecânicos de automóveis, o cuidado com o sistema elétrico tem se tornado cada vez mais uma função do mecânico de carro

O que faz um mecânico de carro

O mecânico de carro - ou mecânico de automóveis - é o profissional com conhecimentos  suficientes de Mecânica para diagnosticar, de forma precisa e rápida, problemas em automóveis, além de realizar reparos e manutenção em carros e motocicletas. Esse profissional é capaz de desmontar o automóvel, reparar e substituir qualquer peça, ajustar e lubrificar o motor de um veículo. Para isso, o mecânico de carro utiliza ferramentas e instrumentos apropriados.

Um mecânico de carro não apenas é contratado para consertar automóveis, mas também para diagnosticar e realizar a manutenção de veículos para garantir uma maior vida útil ao carro ou motocicleta e segurança para o motorista e passageiros.

Além disso, com o avanço da tecnologia, o mecânico de carro não apenas cuida de serviços mecânicos como também, cada vez mais, tem cuidado da parte eletrônica dos automóveis. Serviços como pintura, limpeza e instalação de equipamentos como alarmes também são funções do mecânico de carro.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 2336,17
estado com maior salário - Mato Grosso do Sul
508
contratações no último ano (2018)
430
demissões no último ano
78
saldo de vagas criadas

Como se tornar um mecânico de carro

Para exercer as atividades de um mecânico de carro, não é obrigatória formação superior. Entretanto, são necessários conhecimentos específicos em Mecânica, que podem ser adquiridos por meio de um curso técnico na área. Diploma em curso técnico pode ser exigido por empresas que contratam esse profissional.

Áreas de atuação

Um mecânico de carro geralmente atua em oficinas mecânicas e borracharias, própria ou de terceiros, ou como profissional autônomo. Além disso, o mecânico de carro pode ser contratado por empresas do setor público ou privado, para atuar na manutenção de automóveis, principalmente em empresas de logística e transporte.

Ele também pode ter nível superior e exercer funções de produção e engenharia em indústrias, fábricas e montadoras de veículos.