Envie mensagem ou ligue
Informações

Auxiliar de produção

A rotina do auxiliar de produção exige disposição física e organização

O que faz um auxiliar de produção

O auxiliar de produção está presente em funções variadas dentro do “chão de fábrica”, local onde ficam os trabalhadores que executam as tarefas produtivas (e não administrativas) em indústrias.

Ele deve manter o ambiente de produção limpo e organizado, com as ferramentas e máquinas em seus devidos locais. Seu auxílio é necessário na chegada e saída de pacotes e no carregamento e distribuição de materiais e insumos para produção.

Em algumas indústrias, o auxiliar de produção opera máquinas e realiza sua manutenção básica, ou procedimentos de rotina para o bom funcionamento delas.

Sobre o mercado de trabalho

R$ 1506,02
salário médio de um auxiliar de produção
R$ 2978,63
estado com maior salário - Maranhão
5402
contratações no último ano (2018)
3719
demissões no último ano
1683
saldo de vagas criadas

Como se tornar um auxiliar de produção

Para atuar no estágio mais básico do auxílio à produção em indústrias, é necessário ter Ensino Médio completo. A qualificação com cursos técnicos na área industrial e mecânica normalmente é reconhecida pelo mercado e proporciona oportunidade de crescimento dentro das empresas.

É preciso ter disposição física para conseguir se manter nesse trabalho de auxiliar de produção. Além disso, o profissional também deve ter organização, saber como trabalhar em equipe e ter sérias noções de segurança e responsabilidade para evitar acidentes.

Áreas de atuação

O auxiliar de produção está presente em praticamente qualquer setor industrial básico. É um trabalhador fundamental para a realização de trabalhos mais essenciais dentro de uma fábrica. A diferenciação de serviço pode se dar conforme a especialização do funcionário.

O cargo pode ter variações de nome conforme a empresa necessitar ou preferir, como assistente de produção, ajudante geral, operador de máquinas, auxiliar de montagem e auxiliar de linha de produção.