Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h

Aceitamos ligação de celular.

HOME 57C77C78-8763-4FB7-A3CC-F103BFBA018E FACULDADES E UNIVERSIDADES

Cursos a distância (EaD)

Guia completo da EaD

Tudo o que você precisa saber sobre EaD (Educação a Distância): encontre cursos disponíveis, entenda
como funciona, veja as vantagens, desvantagens e solucione todas as suas dúvidas.

Buscar cursos EaD:

O que é EaD | Educação a Distância?

A EaD (Educação a Distância) é uma modalidade de ensino na qual a maior parte do conteúdo é disponibilizado por meio de videoaulas, em tempo real ou gravadas. As faculdades disponibilizam as videoaulas e o material auxiliar de estudo pela internet, proporcionando uma maior flexibilidade para os alunos tanto com relação ao local de estudo - dando a liberdade de assistir às aulas em casa ou no local de preferência - quanto com relação ao horário - nos casos de aulas gravadas.

Vantagens e Desvantagens do EaD

Vantagens
Desvantagens
Horários flexíveis;
Disciplina e organização são fundamentais;
Economia de tempo com deslocamento;
Necessidade de administrar seu próprio tempo;
Economia com material e livros;
Menos interação com os colegas;
Flexibilidade para ver aulas em qualquer local - em casa ou viajando;
Necessidade de equipamento básico: computador e internet;
Mais econômico que cursos presenciais;
Diploma igualmente reconhecido pelo MEC;
Fóruns para discussão e resolução de dúvidas;
Acesso à biblioteca física da faculdade.

Vantagens do EaD

Os cursos EaD estão se tornando cada vez mais populares. O senso de autonomia e a capacidade de realizar múltiplas tarefas com disciplina e planejamento são características bem desenvolvidas nos alunos que cursam EaD, pois a modalidade exige um alto nível de organização pessoal. Devido a essa capacidade, esses alunos são cada vez mais bem-vistos pelas empresas, que procuram profissionais que saibam lidar com os desafios do dia a dia de forma ágil e planejada.

Os benefícios de um curso EaD são enormes! Confira:

1. Horários flexíveis

Estudando em casa, você estará livre para organizar seus horários de estudo, montando um cronograma em que se sinta mais confortável e livre para realizar outras atividades. Esta modalidade é uma opção vantajosa para quem trabalha, tem filhos, faz outros cursos concomitantemente ou apenas necessita de maior flexibilidade de horários.

2. Economia de tempo com deslocamento

Muitos estudantes moram longe da faculdade e têm aulas todos os dias em horários em que geralmente a cidade está parada com o trânsito. Por isso, não é difícil chegar atrasado, perder aulas e até mesmo passar duas horas preso no engarrafamento. Fazendo o curso na modalidade EaD, o deslocamento não é mais problema. Você tem todo o tempo que perderia no trânsito disponível para estudar.

3. Economia com material e livros

Os livros e materiais didáticos utilizados nos cursos de Ensino a Distância são fornecidos em meio digital para os alunos. Assim, o gasto com material fica reduzido se comparado a um curso presencial.

4. Flexibilidade para ver aulas em qualquer local

Mais uma vez, a flexibilidade das aulas a distância se torna uma ótima vantagem. No curso EaD é possível assistir às aulas e realizar as atividades em casa ou em qualquer local que você esteja, seja em outro estado ou país. Assim, é possível viajar e nunca perder matéria, maximizando seu aprendizado.

5. Mais econômico que cursos presenciais

O cursos presenciais costumam ter uma mensalidade mais elevada devido aos custos para a sua manutenção, que vão desde o consumo de energia e água à carga horária mais elevada dos professores. Além disso, aqui no Quero Bolsa é possível conseguir bolsas para cursos na modalidade EaD, o que viabiliza ainda mais o seu sonho de fazer um curso superior.

6. Diploma igualmente reconhecido pelo MEC

Além de todos os ótimos benefícios já apresentados, o diploma dos cursos EaD possui o mesmo reconhecimento pelo MEC dos cursos presenciais. Assim, você não perde em nada e ainda pode escolher qual modalidade melhor se adequa ao seu estilo de vida.

7. Fóruns para discussão e resolução de dúvidas

Simulando o ambiente de sala de aula, todos os alunos e professores podem interagir por meio de fóruns abertos, postando suas dúvidas, expondo opiniões, debatendo o material de estudo do módulo e compartilhando conhecimento e ideias interessantes, formando um verdadeiro grupo de estudos.

8. Acesso à biblioteca da faculdade

Além de disponibilizar o material didático por meio digital, algumas faculdades já contam com a digitalização do acervo da biblioteca. Desta forma, é possível ter acesso a todos os livros pelo computador ou tablet, no conforto de casa ou onde você estiver.

Desvantagens do EaD

Entretanto, nem só de vantagens se faz um curso superior a distância. Apesar de poucas desvantagens, elas podem ser decisivas na escolha do curso EaD.

1. Necessidade de administrar seu próprio tempo

Como tudo que se faz na vida, é necessário ter um controle de seu tempo. Porém, quando se faz um curso a distância, a única pessoa responsável por organizar seu horário, para garantir que dê tempo de assistir a todas as aulas e realizar todas as atividades, é você. Isso pode não parecer um problema em princípio, mas é praticamente impossível concluir o curso sem conseguir gerir seu tempo de forma adequada.

2. Disciplina e organização são fundamentais

Como já foi mencionado, todos os horários de aulas e atividades são organizados por você mesmo, o que pode tanto ser uma ótima vantagem quanto um grande desafio. As únicas coisas que irão determinar o quão árdua será a tarefa de cumprir suas obrigações serão o seu senso de disciplina e organização. Quanto melhor for sua capacidade de gestão, melhor será a sua experiência em um curso de EaD.

3. Menos interação com colegas

Ao realizar todas as aulas e atividades pela internet, a interação com os colegas de curso torna-se restrita ao ambiente virtual e aos poucos encontros presenciais. A troca de experiências pode ser comprometida se os recursos disponíveis não forem bem explorados, por isso, se estiver pensando em iniciar um curso a distância, aproveite os momentos de interação nos fóruns.

Sobre o ensino EaD

1. Ensino a Distância é reconhecido pelo MEC?

Sim. Os cursos superiores EaD são reconhecidos e possuem a mesma validade dos cursos presenciais. Entretanto, é necessário verificar se a instituição de ensino que oferece o curso tem a autorização do MEC para operar. Você pode pesquisar a regularidade das instituições e do polo de apoio presencial acessando o site oficial do Siead – Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para Educação a Distância e Polos de Apoio Presencial.
TODOS OS CURSOS OFERECIDOS PELO QUERO BOLSA SÃO AUTORIZADOS E RECONHECIDOS PELO MEC.

2. Qual a diferença entre cursos Semipresenciais e Cursos EaD?

A principal diferença entre essas duas modalidades é a quantidade de encontros presenciais obrigatórios. Em cursos semipresenciais, pelo menos 20% da carga horária total é destinada aos encontros nos polos de apoio. Já nos cursos EaD, é obrigatório comparecer aos polos para realizar atividades, porém com uma frequência menor, que é determinada pela faculdade que oferta o curso. Geralmente, nos cursos semipresenciais os alunos devem comparecer ao polo pelo menos uma vez por semana para assistir às aulas (ou teleaulas). Esses encontros presenciais oferecem a oportunidade de interagir com professores e colegas. Nos demais dias da semana, as atividades são desenvolvidas pela internet.

3. O que são os polos EaD e para que servem?

Os polos EaD, ou polos de apoio, são as unidades da faculdade responsável por sediar os encontros presenciais dos cursos de educação a distância. São nesses encontros que os alunos entram em contato com professores e alunos, podendo trocar vivências, discutir o que foi abordado no curso, apresentar seminários ou realizar provas.

4. Com que frequência terei que ir ao polo?

A frequência de idas ao polo depende da faculdade que oferece o curso e pode variar de uma vez ao mês a uma vez ao semestre. É possível, também, que seu curso tenha na carga horária aulas práticas e experimentais, que irão requerer uma maior carga horária de aulas presenciais. Para obter mais informações sobre esse assunto, peça pelo programa do curso na secretaria de EaD da universidade em que pretende se matricular.

5. Cursos EaD são bem-vistos pelo mercado?

Quando surgiram os primeiros cursos EaD, havia uma certa resistência do mercado de trabalho em reconhecer esses cursos da mesma forma que os presenciais. Tudo isso devido à falta de informação da sociedade acerca da educação a distância. Eram poucas as instituições de ensino que ofereciam essa modalidade. Hoje em dia, todos os grandes grupos educacionais oferecem cursos a distância. Com a popularização do EaD e a disseminação de informações sobre a modalidade, já não há mais tanto preconceito. Fazer um curso EaD hoje em dia é sinal de comprometimento, disciplina e familiaridade com o ambiente virtual, virtudes desejadas no mercado de trabalho.

6. Vale a pena fazer EaD?

Sim. Cada vez mais vem crescendo o número de pessoas que optam por realizar a modalidade de ensino a distância. Segundo um estudo realizado pela Sagah, empresa desenvolvedora de conteúdo e tecnologia para EAD, a previsão é de que em 2023 o ensino superior a distância represente 51% do mercado, superando a modalidade presencial.
Todos os grandes grupos educacionais do Brasil já oferecem cursos EaD, inclusive faculdades federais e estaduais.
Outra prova de que o EaD veio para ficar é a crescente inclusão de matérias a distância em cursos de graduação presenciais. Além disso, são inúmeros os benefícios e o diploma é igualmente reconhecido e válido para atuação profissional.
O importante para conseguir tirar o máximo proveito de um curso superior é escolher a modalidade que melhor se alinhe com a sua rotina. Por conta disso, o EaD está sendo cada vez mais a escolha de muitos.

ALERTA DE BOLSAS i-close
Saiba em primeira mão quando chegarem novas bolsas! Raised hands
ALERTA DE BOLSAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE BOLSAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox
ALERTA DE BOLSAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands

As nossas melhores bolsas de estudo chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Saiba em primeira mão quando chegarem novas bolsas! Raised hands
i-close