Ajuda

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Pronatec 2018 - Guia completo


O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foi criado pelo Governo Federal em 2011, gerenciado pelo MEC, com a finalidade de aumentar a capacitação profissional de jovens e adultos de baixa renda. Para isto, o foco foi democratizar o acesso à educação técnica e profissionalizante, ampliando as vagas e garantindo a gratuidade dos cursos.

O projeto busca também o melhoramento do Ensino Público, a popularização do ensino à distância e o aumento de oportunidades para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como o Pronatec funciona?

Para atingir os objetivos propostos pelo projeto, foram criadas múltiplas iniciativas no sentido de melhoria de oferta e qualidade da educação técnica e profissionalizante; desde abertura de novos campi, até a formação de parcerias fortes com instituições de excelência.

Cada subprojeto do Pronatec foi criado pensando nas necessidades e particularidades do público a ser beneficiado, para que, desta forma, possa abranger o maior número de pessoas possível.

Cursos gratuitos

A melhor forma de garantir que o conhecimento pudesse chegar a todos que buscassem foi por meio da gratuidade. O Governo Federal, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem, oferecem centenas de vagas gratuitas em todo o Brasil, por meio do Bolsa Formação.

O incentivo é válido para cursos dos tipos concomitante, subsequente e Pronatec EJA, e, juntamente com a gratuidade, algumas instituições oferecem ainda auxílio transporte e alimentação para os alunos.

Além dos cursos oferecidos por instituições privadas, o aluno pode optar por estudar em um dos mais de 500 campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

e-Pronatec

Pensando nos interessados que não teriam tempo para participar das aulas presenciais, o Pronatec firmou parceria com a rede e-Tec Brasil, por meio da qual oferece cursos na modalidade à distância. Assim, o aluno tem acesso a todo o conteúdo teórico pelo computador e, quando necessário, realiza aulas práticas presenciais.

Pronatec EJA

Cada curso oferecido pelo Pronatec leva em consideração a bagagem do aluno, tanto educacional quanto de vida. É por este motivo que o programa oferece turmas especiais para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os cursos são oferecidos por meio da Bolsa Formação, sendo totalmente gratuitos.

Quem pode se inscrever no Pronatec?

Podem se inscrever estudantes e trabalhadores de baixa renda que tenham estudado todo o Ensino Médio em escola pública, ou particular com bolsa integral.

Como se inscrever no Pronatec?

A inscrição é realizada na própria instituição de ensino de interesse. É preciso estar atento às oportunidades que são abertas durante todo o ano. Para consultar as vagas oferecidas em sua região, acesse o site oficial do Pronatec.

Não encontrou a vaga que procurava? Por meio do formulário disponível no site, é possível fazer a solicitação de notificação para novas vagas no curso desejado. Para isto, basta informar seus dados pessoais, o município em que reside, e quais cursos você tem interesse. Quando houver uma nova vaga aberta, você receberá um e-mail com as informações necessárias.

Para os optantes da modalidade subsequente que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é possível fazer a inscrição por meio do processo seletivo do Sisutec, que oferece vagas para cursos técnicos e profissionalizantes, ofertadas pelo Pronatec, duas vezes ao ano.

Para saber mais sobre o Sisutec, visite: Sisutec - Guia Completo.

Quais os tipos de cursos oferecidos no Pronatec?

Entendendo que o público favorecido é muito diversificado, o Pronatec trouxe cursos com grande diversidade de conteúdo, diferentes estruturas e níveis de abordagem.

Educação técnica

A educação técnica oferece ao aluno a vantagem de inserção imediata no mercado de trabalho. Por meio de aulas práticas e teóricas combinadas, o estudante se forma com o necessário para dar os primeiros passos em uma nova profissão. Além disto, o conhecimento adquirido no curso pode ser o fator decisivo na escolha por um curso de graduação na área.

Os cursos técnicos ofertados pelo Pronatec possuem carga horária mínima de 800 horas e possuem modalidades específicas de acordo com o nível de escolaridade.

Formação Inicial e Continuada

A Formação Inicial e Continuada (FIC) é uma modalidade de curso abrangente e diversa, que pode oferecer tanto o conhecimento para iniciar uma nova carreira, quanto para se aprimorar em uma área de formação já cursada.

Os cursos possuem carga horária mínima de 160 horas e são ofertados para diferentes escolaridades; é possível encontrar oferta tanto para candidatos que tenham concluído apenas o Ensino Fundamental I, quanto para profissionais da educação com curso de graduação completo.

Quais as modalidades de curso técnico do Pronatec?

O Pronatec tem como prioridade atender jovens e adultos de baixa renda, trabalhadores e cidadãos com cadastro no Cadúnico. Para conseguir atender um público em diferentes  níveis de escolaridade, foram criadas diferentes modalidades para a oferta de cursos técnicos.

Integrado

Esta modalidade é destinada a alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental e desejam ingressar em uma instituição de ensino que ofereça tanto o Ensino Médio quanto a educação técnica e profissionalizante.

Os cursos são benefício do subprojeto do Pronatec, o Brasil Profissionalizado, que tem como objetivo a abertura de novas escolas públicas com o ensino técnico integrado ao Ensino Médio, e a melhoria da educação básica de modo geral.

Concomitante

Estes cursos são destinados a estudantes do Ensino Médio que pretendem realizar o curso técnico ou profissionalizante em uma instituição de ensino parceira do Pronatec.

O curso concomitante é oferecido pelo subprojeto Bolsa Formação, que oferece gratuidade em instituições de ensino técnico e profissionalizante privadas.

Subsequente

Os cursos na modalidade subsequente são destinados àqueles que já terminaram o Ensino Médio e estão em busca de uma especialização profissional.

Também é ofertado por meio do subprojeto Bolsa Formação.

Pronatec EJA

São cursos destinados aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, também oferecidos pelo subprojeto Bolsa Formação.

O Quero Bolsa ajuda estudantes a encontrar e pagar sua faculdade

O Quero Bolsa é um serviço que te ajuda a encontrar a sua faculdade ideal e economizar nas mensalidades. Através do nosso site você consegue bolsas de estudos parciais em mais de 1100 universidades parceiras. Basta fazer a pré-matrícula no site para garantir um desconto até o fim do curso!
Você encontra sua bolsa e faz a pré-matrícula na hora
Sua Bolsa vale até o fim do curso
Bolsa garantida ou seu dinheiro de volta
ALERTA DE BOLSASi-close

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream

Você considera a opção de estudar em uma faculdade particular com desconto até o final do curso?

ALERTA DE BOLSASi-close

Nós podemos te ajudarRaised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

i-return ALERTA DE BOLSASi-close

Deixe seus contatosMailbox

ALERTA DE BOLSASi-close

Deu tudo certo!Plus1

Fique de olho em seu e-mail e WhatsApp nos próximos dias.Eyes

Você também pode pesquisar as bolsas disponíveis aqui mesmo em nosso site.

Quer fazer isso agora?

ALERTA DE BOLSASi-close

Você sabia?Thinking face

Nem sempre estudar em uma instituição pública é a melhor opção para se formar.

Nós do Quero Bolsa, criamos um comparativo de vantagens entre uma instituição pública e uma privada.

Quer dar uma olhada?

CENTRAL DE AJUDAi-close

Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream
i-close