Enade 2024 - Guia Completo
Confira as últimas notícias sobre o Enade
Enade das Licenciaturas: videoconferência apresentará novidades do exame
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizará, na próxima quarta-feira, 2 de outubro, às 15h (horário de Brasília), a videoconferência intitulada “Enade das Licenciaturas e a Avaliação da Prática”.
As informações foram divulgadas inicialmente pelo Inep.
O evento contará com a participação de Manuel Palacios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Ulysses Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior; e Alessio Costa Lima, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) passou por uma reformulação para aprimorar a avaliação dos cursos de formação de professores no Brasil. Além das provas teóricas habituais, o exame agora incluirá a Avaliação da Prática para os estudantes de licenciatura.
A Avaliação da Prática tem como objetivo avaliar as competências práticas dos alunos de licenciatura, por meio da análise de uma aula e do respectivo plano. Esse processo será realizado durante os estágios supervisionados obrigatórios em escolas de educação básica, sejam elas públicas ou privadas.
Enade 2024 abre inscrições para “Avaliação da Prática” dos cursos de Licenciatura
O primeiro período de inscrições para a Avaliação da Prática do Enade estará aberto até 15 de novembro. Essa fase é destinada a estudantes de Licenciatura que realizam ou iniciam a regência de classe na Educação Básica entre 23 de setembro e 15 de novembro de 2024, com conclusão do estágio até julho de 2025. O processo é feito pelo Sistema Enade.
O segundo período de inscrições, voltado para estágios no primeiro semestre de 2025, será de 3 de fevereiro a 4 de abril. A Avaliação Prática envolve quatro etapas: preenchimento dos questionários até 23 de novembro e 3 de dezembro, inserção do plano de aula até 3 de novembro e a aula supervisionada.
As informações foram divulgadas pelo site da UFPel.
Enade 2024: MEC e Inep ajustam cronograma da avaliação prática
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ajustaram o cronograma do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024.
As informações foram veiculadas primeiramente pelo Inep.
As mudanças contemplam, basicamente, alguns dos prazos para realização de procedimentos relativos à Avaliação da Prática, uma das principais novidades trazidas com o Enade das Licenciaturas. A retificação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 16 de setembro.
Além das alterações no cronograma, foi incluída, no edital, uma especificação referente à supervisão da aula a ser ministrada pelo estudante durante o estágio, que poderá ser acompanhada pelo(a) coordenador(a) pedagógico(a) ou pelo(a) diretor(a) pedagógico(a) da escola.
Confira as mudanças do cronograma:
-
Preenchimento de declaração de existência de estudantes habilitados para a avaliação prática: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024.
-
Cadastro de orientadores de estágio: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024.
-
Cadastro de supervisores de estágio: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024.
-
Preenchimento dos dados pessoais dos supervisores de estágio: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024.
-
Inscrição de estudantes habilitados para a avaliação prática: 23 de setembro a 15 de novembro de 2024.
-
Preenchimento do Questionário do Estudante: 23 de setembro a 23 de novembro de 2024.
-
Preenchimento do Questionário de avaliação prática pelo estudante: 23 de setembro a 3 de dezembro de 2024.
-
Capacitação para supervisores de estágio sobre a avaliação prática: 23 de setembro e 29 de novembro de 2024.
-
Capacitação para orientadores de estágio sobre a avaliação prática: 23 de setembro e 29 de novembro de 2024.
O que é o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova organizada pelo Governo Federal que avalia o desempenho dos estudantes que estão concluindo os cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos estabelecidos pelas diretrizes curriculares. Além disso, o Enade avalia o desenvolvimento das competências e habilidades essenciais para a formação geral e profissional dos estudantes, bem como sua atualização em relação à realidade nacional e global.
Desde 2004, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Gov.br, é responsável pela aplicação do Enade, que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Sinaes é composto, também, pela Avaliação de Cursos de Graduação e pela Avaliação Institucional, formando conjuntamente o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior do Brasil. Os resultados do Enade, em conjunto com as respostas do Questionário do Estudante, são utilizados para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
Para os estudantes de bacharelado e cursos superiores de tecnologia nas áreas de avaliação de cada edição do Enade, a inscrição é obrigatória tanto para ingressantes quanto para concluintes habilitados. A situação de regularidade do estudante no exame é registrada em seu histórico escolar.
O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos vinculados a elas. As áreas de conhecimento para cursos de bacharelado e licenciatura são baseadas na tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por outro lado, os eixos tecnológicos são fundamentados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST) do Ministério da Educação.
Faça uma simulação com a sua nota do Enem e veja onde entrar com o Sisu, Prouni ou Fies.
Ir para o simuladorQuais são os Ciclos Avaliativos do Enade?
Ano I
- Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins;
- Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo;
- Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.
Ano II
- Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins;
- Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes;
- Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas;
- Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.
Ano III
- Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins;
- Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas;
- Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
Os resultados das provas e as respostas ao questionário são importantes para os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do País. Os cursos e instituições de educação superior recebem notas de 1 a 5 no Enade.
Como se inscrever para o Enade?
De acordo com o Inep, a inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à instituição de educação superior, conforme § 6º do art. 5º da Lei n.º 10.861/2004, especificado no art. 47 da Portaria Normativa n.º 840, de 24 de agosto de 2018.
Os coordenadores de curso têm a responsabilidade de cadastrar os estudantes ingressantes e concluintes habilitados para participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Esse procedimento deve ser realizado até o dia 31 de julho, por meio do Sistema Enade.
A aplicação do exame está programada para o dia 26 de novembro de 2023 e abrangerá os estudantes que estejam concluindo cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade.
Durante o processo de inscrição, a instituição deve fornecer o número do CPF do estudante, conforme registrado na Receita Federal, juntamente com seus dados acadêmicos. Ao finalizar a inscrição, a Instituição de Ensino Superior (IES) deve informar o estudante sobre sua participação no exame.
Atendimentos Especiais
Após a inscrição feita pelos coordenadores, os estudantes concluintes terão a oportunidade de indicar a necessidade de atendimento especializado ou solicitar o uso do nome social durante o período de 1º a 8 de setembro, por meio do sistema do exame.
Como é a prova do Enade?
A prova do Enade é composta por duas partes, envolvendo situações-problema e estudo de casos.
- Formação geral – 10 questões (1 discursiva e 9 de múltipla escolha), comuns a todas as áreas de avaliação.
- Componente específico – 30 questões (1 discursiva e 29 de múltipla escolha), próprias de cada área de avaliação.
Qual é o peso das partes da prova do Enade?
- Formação Geral (FG). Composta de 10 questões, sendo 8 de múltipla escolha e 2 discursivas = 25%.
- Componentes Específicos (CE). Composta de 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e 3 discursivas = 75%.
A realização da prova é feita em um dia. Confira os horários na edição 2023 do ENADE:
- Abertura dos portões - 12h
- Fechamento dos portões - 13h
- Início da prova - 13h30
- Término da prova - 17h30
Como ver o local de prova do Enade?
Os estudantes que se inscreveram para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 e já responderam ao Questionário do Estudante agora podem verificar o local de realização da prova. O Cartão de Confirmação da Inscrição está acessível no Sistema Enade.
De acordo com o site do Inep, para visualizar o documento, é necessário que o participante tenha finalizado o preenchimento do Questionário do Estudante. O cartão inclui informações essenciais, como o local e horário da aplicação da prova do Enade 2023, os documentos de identificação necessários no dia do exame e os atendimentos especializados, se tiverem sido solicitados e aprovados.
Para consultar e imprimir o documento, o estudante deve acessar o Sistema Enade, utilizando a senha e o login gerados no portal do Governo Federal (gov.br). Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve consigo o cartão de confirmação no dia da aplicação do exame.
As provas do Enade 2023 estão agendadas para o próximo domingo, 26 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação. Nesta edição, um total de 408.037 estudantes concluintes estão inscritos.
Quais documentos eu posso levar para o Enade?
Para ingressar na sala de prova do Enade, o estudante é requerido a exibir um documento de identificação válido com fotografia, tais como:
- Cédulas de Identidade emitidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade emitida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, incluindo aqueles reconhecidos como refugiados, em conformidade com a Lei n.º 9.474, de 22 de julho de 1997;
- Carteira de Registro Nacional Migratório, conforme disposto na Lei n.º 13.445, de 24 de maio de 2017.
O Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, conforme estabelecido pelo Decreto n.º 9.277, de 5 de fevereiro de 2018, também será aceito, assim como a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, possuam validade como documento de identidade.
Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997, são igualmente válidos.
Documentos digitais como e-Título, CNH Digital e RG Digital serão aceitos, desde que apresentados nos aplicativos oficiais correspondentes, não sendo aceitas capturas de tela.
No caso de o estudante não conseguir apresentar a via original do documento oficial de identificação com foto no dia da aplicação devido a extravio, perda, furto ou roubo, e caso não possua documentos digitais, poderá realizar as provas mediante a apresentação de boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias da data de aplicação.
Nesse cenário, será conduzida uma identificação especial, envolvendo a coleta de informações pessoais do participante. As informações acima foram veiculadas inicialmente pelo Inep.
Quem participa do Enade?
De acordo com o edital Enade 2023, deverão ser inscritos no Enade 2023 todos os estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às Áreas de Avaliação previstas no Edital. Os estudantes podem ser:
- Ingressantes: Estudantes que iniciaram o respectivo curso em 2023, estão oficialmente matriculados e tenham cumprido até 25% da carga horária mínima do currículo do curso até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023.
- Concluintes de cursos de bacharelado: Estudantes que tenham concluído 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso estabelecido pela Instituição de Ensino Superior (IES) e ainda não tenham obtido o grau de bacharel até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; ou aqueles com previsão de concluir 100% da carga horária do curso até julho de 2023.
- Concluintes de cursos superiores de tecnologia: Estudantes que tenham concluído 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso estabelecido pela Instituição de Ensino Superior (IES) e ainda não tenham obtido o grau de tecnólogo até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; ou aqueles com previsão de concluir 100% da carga horária do curso até dezembro de 2023.
Quais são os cursos avaliados no Enade?
O Enade 2023 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos seguintes cursos:
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Enfermagem
- Engenharia Ambiental
- Engenharia Civil
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia de Computação
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia de Produção
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Florestal
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Química
- Farmácia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Medicina
- Medicina Veterinária
- Nutrição
- Odontologia
- Zootecnia
- Agronegócio
- Estética e Cosmética
- Gestão Ambiental
- Gestão Hospitalar
- Radiologia
- Segurança no Trabalho
Como justificar falta no Enade?
Os estudantes podem solicitar a dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O pedido pode ser realizado, por meio do Sistema Enade, pelo estudante ou pela instituição de educação superior, a depender da motivação da ausência, conforme regras previstas no edital do exame.
De acordo com o Inep, é preciso comprovar a alegação com alguma documentação para a dispensa ser solicitada. Além disso, o estudante deverá preencher o Questionário do Estudante para que seja assegurada a regularidade junto ao exame. Na edição 2022:
Entre as situações previstas como justificativas de ausência estão: acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, bem como compromissos profissionais e privação de liberdade. As pessoas eliminadas do exame no local de aplicação não podem fazer a solicitação de dispensa.
Os casos de ausências por motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos coordenadores de curso. Já as situações que envolvem compromissos acadêmicos devem ser registradas pelos coordenadores para serem analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O propósito do exame é avaliar e monitorar o progresso da aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos estabelecidos pelas diretrizes curriculares do curso de graduação, além de verificar as competências e habilidades essenciais para aprofundar sua formação geral e profissional.
Quando ocorre o Enade 2023?
A aplicação das provas do Enade 2023 ocorrerá no dia 26 de novembro de 2023 e seguirá o horário de Brasília-DF
- Abertura dos portões - 12h
- Fechamento dos portões - 13h
- Início da prova - 13h30
- Término da prova - 17h30
Quando sai o resultado do Enade?
De acordo com o edital Enade 2023, a divulgação dos resultados do Boletim de Desempenho Individual do Estudante; Microdados; Relatórios de Cursos, IES e Síntese de Área; além do Conceito Enade está marcada para o dia 10 de setembro de 2024.
Confira outras datas importantes do Enade 2023:
Calendário do Enade 2023
- Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados - 27 de junho a 18 de novembro de 2023
- Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos concluintes habilitados - 1º a 8 de setembro de 2023
- Recurso da solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos concluintes habilitados - 16 a 22 de setembro de 2023
- Preenchimento do Questionário do Estudante - 1º de setembro a 25 de novembro de 2023
- Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade - 6 a 26 de novembro de 2023
- Aplicação da prova - 26 de novembro de 2023
- Solicitação de dispensa de participação na prova pelo estudante/IES - 4 de janeiro de 2024 a 9 de fevereiro de 2024
- Recurso das solicitações de dispensa do estudante, indeferidas pela IES - 21 de fevereiro a 6 de março de 2024
- Resultado dos recursos das solicitações de dispensa do estudante e da IES - Até 20 de março de 2024
- Divulgação dos resultados: Boletim de Desempenho Individual do Estudante; Microdados; Relatórios de Cursos, IES e Síntese de Área; Conceito Enade - Até 10 de setembro de 2024