MATRÍCULA ANTECIPADA!

matrícula antecipada

DESCONTOS ESPECIAIS
ATÉ 08 DE JANEIRO

Ajuda
Como funciona
0800 123 2222

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Aditamento/Renovação do FIES


O que é Aditamento?

O aditamento, também conhecido como renovação semestral, é um processo que todo aluno que recebe financiamento do FIES deve fazer para renovar seu contrato. O procedimento do aditamento deve ser feito no início de cada semestre e garante o financiamento para o próximo semestre letivo.

Tipos de aditamento

Existem duas modalidades de aditamento: o simplificado e o não-simplificado. O aditamento simplificado ocorre quando o seu contrato de financiamento não sofre alterações. Ou seja, quando você não precisa alterar nenhum dado importante no seu cadastro/contrato. Já o aditamento não simplificado é quando alguma informação precisa ser alterada.

Como fazer o aditamento do FIES

Para dar início ao processo, você vai precisar acessar o SisFIES e preencher os dados necessários. Após o preenchimento dos dados, você terá que confirmar se todas as informações estão corretas. Se algum dado estiver incorreto, você vai precisar entrar em contato com a CPSA da sua instituição de ensino e solicitar a correção dos erros.

CPSA: Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. É uma comissão, formada por cinco membros do corpo docente, discente e administrativo da Instituição de ensino. A CPSA é responsável por validar as informações dos estudantes no processo de inscrição. Também é responsável pelo aditamento de renovação dos contratos do FIES.

Estando tudo ok, você pode confirmar a solicitação de aditamento e, em seguida, você será informado se o seu caso é simplificado ou não simplificado.

Aditamento simplificado: Você só precisa dirigir-se até a CPSA da sua instituição de ensino e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente da Comissão e seu processo estará finalizado.

Aditamento não simplificado: Será necessário comparecer à CPSA da sua Instituição de Ensino para retirar o DRM assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente. Em seguida, para finalizar o processo, será necessário dirigir-se ao banco ou instituição financeira portando os documentos necessários (informe-se na CPSA) e acompanhado do fiador ou responsável, quando for o caso.

Lembrando que, mesmo que a matrícula do seu curso seja anual, é necessário efetivar o aditamento semestralmente. A falha em efetuar o aditamento pode acarretar na perda do benefício.

Normalmente o período para solicitações acaba em 30 de abril (para o primeiro semestre) e 31 de Outubro (para o segundo semestre), mas os prazos podem variar. Para garantir, informe-se com a sua instituição de ensino e através do portal do FIES.

Faça uma simulação com a sua nota do Enem

Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies.

O Quero Bolsa ajuda estudantes a encontrar e pagar sua faculdade

O Quero Bolsa é um serviço que te ajuda a encontrar a sua faculdade ideal e economizar nas mensalidades. Através do nosso site você consegue bolsas de estudos parciais em mais de 1100 universidades parceiras. Basta fazer a pré-matrícula no site para garantir um desconto até o fim do curso!
Você encontra sua bolsa e faz a pré-matrícula na hora
Sua Bolsa vale até o fim do curso
Bolsa garantida ou seu dinheiro de volta