Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Fies 2024 - Aditamento e renovação

O que é Aditamento do FIES?

O aditamento, também conhecido como renovação semestral, é um processo que todo aluno que recebe financiamento do FIES deve fazer para renovar seu contrato. O procedimento do aditamento deve ser feito no início de cada semestre e garante o financiamento para o próximo semestre letivo.

De acors com o SisFies, o aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, simplificados e não simplificados, deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.

Quais são os tipos de Aditamento no FIES?

Existem duas modalidades de aditamento: o simplificado e o não-simplificado. O aditamento simplificado ocorre quando o seu contrato de financiamento não sofre alterações. Ou seja, quando você não precisa alterar nenhum dado importante no seu cadastro/contrato. Já o aditamento não simplificado é quando alguma informação precisa ser alterada.

Como fazer o aditamento do FIES?

Para dar início ao processo, você vai precisar acessar o SisFIES e preencher os dados necessários. Após o preenchimento dos dados, você terá que confirmar se todas as informações estão corretas. Se algum dado estiver incorreto, você vai precisar entrar em contato com a CPSA da sua instituição de ensino e solicitar a correção dos erros.

O que é a CPSA?

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é formada por cinco membros do corpo docente, discente e administrativo da Instituição de ensino. A CPSA é responsável por validar as informações dos estudantes no processo de inscrição. Também é responsável pelo aditamento de renovação dos contratos do Fies.

Além disso, cada local de oferta de cursos da instituição de ensino participante do Fies possui obrigação de formar uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

Se tudo estiver certo, você pode confirmar a solicitação de aditamento e, em seguida, será informado se o seu caso é simplificado ou não simplificado.

Como é o Aditamento Simplificado do FIES?

Aditamento simplificado ocorre quando não há alteração de clausulas contratuais do financiamento do estudante. Você só precisa dirigir-se até a CPSA da sua instituição de ensino e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente da Comissão e seu processo estará finalizado.

Como é o Aditamento Não Simplificado do FIES?

Por outro lado, o aditamento não simplificado ocorre quando há alguma alteração das clausulas contratuais do financiamento do estudante.

Será necessário comparecer à CPSA da sua Instituição de Ensino para retirar o DRM assinado pelo Presidente ou Vice-Presidente. Em seguida, para finalizar o processo, será necessário dirigir-se ao banco ou instituição financeira portando os documentos necessários (informe-se na CPSA) e acompanhado do fiador ou responsável, quando for o caso.

Importante: mesmo que a matrícula do seu curso seja anual, é necessário efetivar o aditamento semestralmente. A falha em efetuar o aditamento pode acarretar na perda do benefício.

Leia mais: Tire as suas dúvidas sobre o FIES no Guia do FIES, feito pela Quero Bolsa.

Descubra em quais faculdades você consegue usar a sua nota do Enem

Faça uma simulação com a sua nota do Enem e veja onde entrar com o Sisu, Prouni ou Fies.

Ir para o simulador binóculos azul