Sobre o curso de Saúde
Os cursos na área da Saúde são oferecidos como especializações ou profissionalizantes, formando profissionais da Saúde além dos técnicos e graduados em campos específicos.
Formam profissionais para auxiliar na prestação de cuidados aos pacientes, na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos, na recolha e transporte de amostras biológicas e no apoio logístico e administrativo das unidades e serviços de saúde.
Ao final do curso, o aluno terá os conhecimentos necessários para prestar serviços básicos de saúde, sob a orientação de profissionais de saúde com formação superior, e para auxiliar unidades e postos de saúde.
No mercado de trabalho, o profissional encontra um campo amplo de atuação, principalmente devido ao aumento da população e da expectativa de vida e da falta de profissionais de nível superior que possam atender à demanda da população.
Pode trabalhar em diversas áreas, como cuidador de idosos e auxiliar em clínicas, farmácias e unidades de saúde.
Como é a faculdade de Saúde?
Os cursos de Saúde, como profissionalizantes ou cursos livres, não possuem Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Cada instituição de ensino define seu próprio plano pedagógico, com foco no perfil profissional apresentado aos egressos, podendo optar por campos específicos da Saúde.
As disciplinas e conteúdos principais dos cursos de Saúde, que podem ser oferecidos como cursos livres e independentes, são:
Combate às Endemias;
Atendimento à Parada Cardiorrespiratória;
Cuidado Infantil;
Cuidado com Idosos;
Eletrocardiograma: boas práticas na realização do procedimento;
Esterilização e Medidas de Biossegurança;
Interpretação de Exames de Sangue;
Primeiros Socorros;
Qualidade e Eficiência na Coleta de Sangue;
Segurança no Preparo de Medicamentos;
Tratamento de Feridas e Curativos;
Controle de Qualidade Aplicado a Cosméticos;
Controle de Qualidade Aplicado a Insumos Farmacêuticos;
Controle de Qualidade Aplicado a Medicamentos;
Manipulação de Cosméticos;
Manipulação de Peelings em Farmácias;
Noções sobre Medicamentos para Atendimento em Farmácias;
Gestão de Serviços de Saúde;
Gestão da Manutenção de Equipamentos Hospitalares;
Gestão de Logística em Hospitais;
Legislação de Planos de Saúde;
Hemoterapia;
Massoterapia;
Nutrição;
Prevenção de Perdas e Desperdícios de Alimentos;
Rotulagem de Alimentos Embalados;
Odontologia;
Podologia;
Radiodiagnóstico;
Terapias Complementares;
Óptica.
Qual a grade curricular de Saúde?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Saúde em uma de nossas faculdades parceiras:
Procure o curso de Saúde ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Saúde
O que faz o profissional de Saúde?
O profissional da saúde visita domicílios periodicamente; orienta a comunidade para promoção da saúde e assiste pacientes, dispensando-lhes cuidados simples de saúde, sob orientação e supervisão de profissionais da saúde de nível superior.
Além disso, rastreia focos de doenças específicas, realiza partos e promove educação sanitária e ambiental. Pode participar de campanhas preventivas, incentivar atividades comunitárias e promover a comunicação entre unidade de saúde, autoridades e comunidade.
Executa, também, tarefas administrativas, verifica a cinemática da cena da emergência, socorre vítimas e realiza ações de controle de endemias.
Nota de corte para Saúde
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Saúde foram: