Ajuda
Como funciona
0800 123 2222

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Enfermagem

Sobre o curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem forma profissionais capazes de atuar para prevenir, promover, proteger e restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais do setor.

Ao final do curso, o aluno se qualifica a compreender o estado de saúde do paciente e tomar decisões adequadas e éticas, mantendo o compromisso de atualização e educação permanente.

O profissional de Enfermagem também deve saber se comunicar e administrar as informações a ele confiadas, fazendo o gerenciamento de equipe e dos recursos disponibilizados em seu local de trabalho.

No mercado de trabalho, o enfermeiro bacharel pode atuar na saúde pública ou privada, em hospitais, clínicas e atendimentos domiciliares. Ele tem a responsabilidade de zelar pela higiene, alimentação, administração de remédios e pelos curativos do paciente.

Já o profissional graduado em licenciatura é preparado para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.

O que faz o Enfermeiro?

O enfermeiro presta assistência ao paciente, coordena, planeja e audita serviços de enfermagem.

Ele implementa ações para a promoção da saúde junto à comunidade e pode, também, realizar pesquisas.

Melhores faculdades com cursos de Enfermagem

Como é o curso de Enfermagem?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o conteúdo essencial de um Curso de Graduação em Enfermagem deve contemplar três grandes áreas, sendo elas:

• Ciências Biológicas e da Saúde;

• Ciências Humanas e Sociais;

• Ciências da Enfermagem (Fundamentos, Assistência, Administração e Ensino).

As disciplinas devem proporcionar o aprendizado das ações do cuidar, considerando a realidade profissional, do cidadão, da família e da comunidade.

O ensino de Enfermagem tem foco nas necessidades sociais da saúde, do atendimento no Sistema Único de Saúde, com atenção, qualidade e atendimento humanizado. Normalmente, os cursos possuem quatro anos de duração mínima.

O estágio obrigatório é realizado em hospitais gerais e especializados, ambulatórios, rede básica de serviços de saúde e comunidades nos últimos dois semestres da graduação. O MEC indica também que o aluno de Enfermagem precisa realizar um trabalho de conclusão de curso para finalizar sua graduação.

Onde o profissional pode trabalhar?

Pode atuar nas áreas de saúde e serviços sociais, exercendo atividades em empresas públicas e privadas. A grande maioria dos enfermeiros possui registro em carteira e trabalha em equipe, em ambientes fechados.

O enfermeiro se reveza em turnos (diurno/noturno), exceto os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), que possuem carga de trabalho e horários específicos.

O profissional de Enfermagem é exposto a riscos biológicos e - com exceção dos Enfermeiros Sanitaristas e do Trabalho - a materiais tóxicos, radiações, contaminação por materiais pérfuro-cortantes e estresse por lidar com vida humana.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para poder atuar profissionalmente, além do diploma de bacharel em um curso reconhecido pelo MEC, o enfermeiro precisa estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Enfermagem (Coren).

Para quem busca uma especialização, é recomendado passar por diferentes áreas de trabalho e, a partir dessa experiência, escolher uma delas. O exercício pleno das atividades ocorre após dois anos de experiência profissional, exceto para os profissionais da Estratégia Saúde da Família, onde não é exigida experiência anterior.

Quer ser avisado de novas bolsas?