Sobre o curso de Saúde Coletiva
Última atualização: 08/12/2023
O curso de Saúde Coletiva é voltado ao estudo da saúde a partir de uma perspectiva populacional, abordando temas como políticas de saúde, epidemiologia, promoção da saúde e prevenção de doenças.
Disponibilizado em nível de graduação e pós-graduação, o curso tem uma duração variável, que permite a formação dos alunos em um período entre um a quatro anos.
A grade curricular incorpora disciplinas que vão desde as Ciências Biológicas até as Ciências Sociais, enfatizando a compreensão dos determinantes sociais da saúde. Os alunos exploram temas como epidemiologia, políticas públicas de saúde, gestão em saúde, saúde ambiental, além de aspectos éticos e legais relacionados à saúde pública.
O curso pode ser oferecido em modalidades presenciais e EaD, atendendo a diferentes necessidades e perfis de alunos. Além disso, combinação de aulas teóricas com atividades práticas, é uma característica desses programas, preparando os estudantes para enfrentar os desafios reais do campo da saúde coletiva.
Como é o curso de Saúde Coletiva?
O curso de Saúde Coletiva é estruturado com base na análise de serviços de saúde destinados à população e variáveis que afetam o bem-estar público. A formação inicia-se com uma análise em Ciências Biológicas e comportamentais. Conforme avançam, os estudantes mergulham em temas mais específicos como epidemiologia, que ensina sobre a distribuição e os determinantes de estados de saúde em populações. Além disso, disciplinas como políticas de saúde e gestão complementam a especialização.
O aspecto prático do curso é enfatizado, permitindo que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos em ambientes de saúde pública. Muitos programas também incorporam pesquisas e projetos de extensão.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual a grade curricular de Saúde Coletiva?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Saúde Coletiva em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Anatomia Humana
-
Assistência Farmacêutica
-
Atenção Básica
O que se aprende na faculdade de Saúde Coletiva?
No curso de Saúde Coletiva, os alunos exploram os princípios básicos da saúde, abrangendo tópicos como Anatomia, Fisiologia, e os fundamentos da saúde pública.
À medida que o curso progride, os alunos analisam temas mais específicos. Eles aprendem sobre epidemiologia, políticas de saúde, planejamento e gestão em saúde, saúde ambiental, e aspectos sociais e comportamentais.
O curso também pode ser voltado à pesquisa, preparando os estudantes para conduzir estudos que contribuam para o entendimento e a melhoria da saúde pública.
Embora os conteúdos variem de acordo com a instituição de ensino, é comum a presença de disciplinas como:
- Estado e Políticas Sociais;
- Fundamentos de Epidemiologia;
- Ciência e Saúde Coletiva;
- Políticas de Saúde no Brasil;
- Vigilância Epidemiológica;
- Vigilância Sanitária;
- Biologia Celular e Molecular;
- Bioestatística.
Quanto custa uma faculdade de Saúde Coletiva?
No site da Quero Bolsa, o curso de Saúde Coletiva pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 29,90. Os valores variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Para ingressar no curso com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas em sua região.
Procure o curso de Saúde Coletiva ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Saúde Coletiva
Onde o profissional de Saúde Coletiva pode trabalhar?
Profissionais formados em Saúde Coletiva encontram oportunidades em órgãos governamentais de saúde pública, onde podem atuar no planejamento, implementação e avaliação de políticas de saúde. Além disso, podem trabalhar em organizações não governamentais, contribuindo para projetos de saúde comunitária e campanhas de educação em saúde.
Como ingressar na profissão de Saúde Coletiva?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Saúde Coletiva?
O mercado de trabalho para profissionais de Saúde Coletiva busca indivíduos com base em conhecimentos técnicos e analíticos, especialmente em áreas como epidemiologia, políticas de saúde e gestão em saúde. A capacidade de analisar dados de saúde, interpretar tendências e aplicar esses conhecimentos na formulação de políticas e programas é valorizada.
Nota de corte para Saúde Coletiva
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Saúde Coletiva foram: