Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Ciências Biológicas

Sobre o curso de Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Os profissionais formados nesta área têm um papel importante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza.

O estudo das Ciências Biológicas possibilita a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, com a ação de processos evolutivos, resultando na diversidade de formas sobre as quais atuam as condições ambientais.

Os organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados. Eles constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência.

O que faz o biólogo?

O biólogo estuda seres vivos, desenvolve pesquisas na área de biologia, biologia molecular, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia.

Ele organiza coleções biológicas, maneja recursos naturais e desenvolve atividades de educação ambiental. Realiza, também, diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, além de análises clínicas e patológicas, entre outras.

Melhores faculdades com cursos de Ciências Biológicas

Como é o curso de Ciências Biológicas?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Biológicas deve conter, entre outros, os seguintes conteúdos:

• Biologia celular, molecular e evolução;

• Diversidade biológica;

• Ecologia;

• Fundamentos das ciências exatas e da Terra;

• Fundamentos filosóficos e sociais.

O bacharelado permite orientações diferenciadas, nas várias sub-áreas das Ciências Biológicas, de acordo com as diretrizes das instituições de ensino superior e as demandas regionais.

Já a licenciatura deve contemplar, além dos conteúdos próprios das Ciências Biológicas, conteúdos nas áreas de Química, Física e da Saúde, para atender aos ensinos fundamental e médio.

Onde o biólogo pode trabalhar?

O profissional de Ciências Biológicas pode trabalhar em hospitais, laboratórios, jardins zoológicos e botânicos, parques e reservas naturais, áreas de proteção ambiental, herbários, criadouros, etc.

Também atua em órgãos governamentais e não-governamentais e em empresas públicas e privadas.

Nas universidades e nos institutos de pesquisa, pode ser empregado ou prestador de serviços, consultor ou perito. Nestes locais, geralmente é classificado como pesquisador e professor.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para atuar profissionalmente, além do diplopma em um curso reconhecido pelo MEC, o biólogo deve estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Biologia (CRBio).

O mercado valoriza os títulos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

ALERTA DE BOLSASi-close

Nós podemos te ajudarRaised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

i-return ALERTA DE BOLSASi-close

Deixe seus contatosMailbox

ALERTA DE BOLSASi-close

Deu tudo certo!Plus1

Fique de olho em seu e-mail e WhatsApp nos próximos dias.Eyes

Você também pode pesquisar as bolsas disponíveis aqui mesmo em nosso site.

Quer fazer isso agora?

CENTRAL DE AJUDAi-close

Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream
i-close