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Vestibular e Enem

Entenda o que é Ciências da Natureza e suas tecnologias

por Giovana Murça em 16/03/20

Atualizado em 1 de novembro de 2023

As Ciências da Natureza e suas tecnologias são uma das áreas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No exame, os estudantes precisam responder 45 questões dessa área do conhecimento, aplicada no segundo dia de prova.

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Além de Ciências da Natureza, o Enem ainda cobra questões de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Essas áreas de conhecimento também aparecem no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Conhecer o que é cobrado na prova é essencial para ter um bom resultado. Por isso, se você vai prestar o Enem ou Encceja, mas ainda tem dúvidas sobre quais disciplinas compõem as Ciências da Natureza, a Revista Quero te ajuda. Confira abaixo quais são as matérias mais cobradas nessa área.

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O que é Ciências da Natureza e suas Tecnologias?

As ciências da natureza correspondem às áreas da ciência natural que estudam aspectos da natureza. No Enem, a área de Ciências da Natureza engloba as matérias de Biologia, Física e Química. Um outro ponto interessante a ser destacado é que essa área de estudo ainda pode abarcar a geologia e a astronomia.

Diferente das Ciências Humanas, as Ciências da Natureza ou Ciências Naturais não tem como objeto de estudo o comportamento humano em sociedade ou suas invenções, mas sim os aspectos físicos, químicos e biológicos dos seres vivos e do meio ambiente.

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O que se estuda em Biologia, Física e Química?

As Ciências da Natureza englobam disciplinas como Química, Física e Biologia, onde os conhecimentos dessas áreas se interligam, formando um repertório compartilhado e complementar. 

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos e o meio ambiente. Ela investiga a origem e evolução da vida, o funcionamento e características dos organismos vivos e sua relação com o ambiente. Suas principais áreas são bioquímica, citologia, genética, histologia, microbiologia, zoologia, botânica e ecologia

Já a Física é a ciência que busca entender o mundo natural e todos os seus fenômenos, das minúsculas partículas ao vasto universo. Ela começou com a mecânica clássica, o estudo do movimento dos corpos, e hoje também conta com as áreas da termologia, óptica, ondulatória, eletromagnetismo e física moderna.

A Química, por sua vez, se caracteriza pela ciência que estuda a matéria - tudo que o ocupa lugar no espaço - e suas transformações, estrutura, propriedades e relação com a energia. A disciplina é dividida em química geral, química orgânica, química analítica, físico-química e química inorgânica

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Competências e habilidades cobradas em Ciências da Natureza

De acordo com a Matriz de Referência do Enem, são esperadas as seguintes competências e habilidades dos candidatos:

Competência 1

Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

H1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou
oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos;

H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o
correspondente desenvolvimento científico e tecnológico;

H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum,
ao longo do tempo ou em diferentes culturas;

H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida
humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da
biodiversidade.

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Competência 2

Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.

H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano;

H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de
aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum;

H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de
materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a
qualidade de vida.

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Competência 3

Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem
de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos,
químicos ou físicos neles envolvidos;

H9 – Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos;

H10 – Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos
poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais;

H11 – Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando
estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos;

H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou
econômicas, considerando interesses contraditórios.


Competência 4

Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

H13 – Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a
manifestação de características dos seres vivos;

H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como
manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre
outros;

H15 – Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos
biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos;

H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos
ou na organização taxonômica dos seres vivos.

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Competência 5

Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e
representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo,
gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica;

H18 – Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou
procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam;

H19 – Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam
para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

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Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

H20 – Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos
ou corpos celestes; 

H21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou
tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo;

H22 – Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em
suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações
biológicas, sociais, econômicas ou ambientais;

H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes
específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.


Competência 7

Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

H24 – Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias
ou transformações químicas;

H25 – Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou
implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção;

H26 – Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no
consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou
de energia envolvidas nesses processos;

H27 – Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos
químicos, observando riscos ou benefícios.

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Competência 8

Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

H28 – Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com
seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes
brasileiros;

H29 – Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando
implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou
produtos industriais;

H30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam
à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Assuntos que mais caem em Ciências da Natureza

Na Matriz de Referência, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) também disponibiliza os conteúdos cobrados em cada uma dessas disciplinas (veja a lista de conteúdos na íntegra na Matriz de Referência). 

Confira os tópicos que devem ser estudados e quais os conteúdos que mais caem em Biologia, Física e Química:

Biologia

Veja: Quais são os assuntos de Biologia que mais caem no Enem?

Física

Leia também: Quais são os assuntos de Física que mais caem no Enem?

Química

  • Transformações Químicas;
  • Representação das transformações químicas;
  • Materiais, suas propriedades e usos;
  • Água;
  • Transformações Químicas e Energia;
  • Dinâmica das Transformações Químicas;
  • Transformação Química e Equilíbrio;
  • Compostos de Carbono;
  • Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente;
  • Energias Químicas no Cotidiano.
Confira: Quais são os assuntos de Química que mais caem no Enem?

Manual do Enem

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