As biomoléculas são as moléculas químicas presentes em todas as células vivas. Elas são formadas por dezenas a milhares de átomos de carbono, que se organizam em um esqueleto carbônico que pode estar ligado a outros elementos químicos.
As cadeias carbônicas se unem através de ligações simples ou duplas e formam uma diversidade de cadeias:lineares, ramificadas ou cíclicas. A forma como esses carbonos se ligam e se organizam define uma estrutura tridimensional que vai determinar sua função dentro das células.
Existem determinados grupos funcionais que podem estar ligados aos esqueletos carbônicos e também influenciam na característica de cada molécula Dentre os grupos funcionais existentes, destacam-se os hidrocarbonetos com ligação de hidrogênio (metil, etil, fenil) e os com ligações com Oxigênio (carboxila, carbonila, éter, éster). Além desses, também existem grupos com ligação com Nitrogênio (amina e amida), com Enxofre (dissulfeto) e com Fósforo (fosforila).
Abaixo veremos alguns exemplos de biomoléculas de extrema importância nas células vivas.
Ácidos Nucleicos
Os ácidos nucleicos são biomoléculas responsáveis por codificar e traduzir as informações que determinam a síntese de inúmeras proteínas nos seres vivos. Essas biomoléculas são chamadas de polímeros pois são formadas a partir de pequenas unidades. Esses polímeros são compostos de nucleotídeos.
Os nucleotídeos são formados por: um grupo fosfato, um açúcar de cinco carbonos (pentose) e uma base nitrogenada (base que contém nitrogênio.
Existem dois tipos de ácidos nucleicos e eles se diferem por conta dos nucleotídeos. Um apresenta a ribose como açúcar enquanto o outro apresenta uma desoxirribose, que apresenta um oxigênio a menos em comparação à ribose. Os dois ácidos nucleicos existentes são o RNA, que apresenta ribose como açúcar, e o DNA, que apresenta a desoxirribose em sua estrutura.
Estrutura DNA (fonte: By Lijealso - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5071986
Estrutura RNA ( Sponk, Public domain, via Wikimedia Commons)
As bases nitrogenadas também podem variar, podendo ser a adenina, guanina, timina, citosina e uracila. Essas bases são agrupadas em grupos chamados pirimidinas e purinas. Estruturalmente, cada uma dessas bases apresenta um ou dois anéis de átomos com nitrogênio. Por isso, o nome “bases nitrogenadas”.
Os ácidos nucleicos têm uma função primordial dentro dos sistemas vivos. O DNA armazena e transmite informações genéticas enquanto o RNA é o responsável por sintetizar as proteínas a partir das informações fornecidas pelo DNA. Ou seja, todo metabolismo de uma célula depende das informações contidas no DNA e das moléculas produzidas pelo RNA.
Carboidratos
Os carboidratos são biomoléculas formadas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Essas moléculas são também conhecidas como hidratos de carbono ou açúcares e podem ser representadas pela fórmula (CH2O)n.
A principal função dessas moléculas é a função energética, mas sabe-se que elas também estão relacionadas a funções estruturais. A celulose e a quitina são exemplos de carboidratos com função estrutural. Essas duas moléculas estão presentes, respectivamente, na parede celular das plantas principalmente e no exoesqueleto dos artrópodes.
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Monossacarídeos
Os monossacarídeos são carboidratos simples que formam carboidratos mais complexos. Exemplos: glicose e frutose.
Dissacarídeos
Os dissacarídeos são carboidratos formados por dois monossacarídeos ligados por uma ligação glicosídica.Exemplos: Sacarose (glicose + frutose) e maltose (duas moléculas de glicose).
Polissacarídeos
Os polissacarídeos são carboidratos mais complexos formados por diversos monossacarídeos, ligados através de ligações glicosídicas. Exemplos: Amido (reserva energética das plantas) e Glicogênio (reserva energética dos animais).
Proteínas
As proteínas são polímeros de aminoácidos, ou seja, são biomoléculas formadas por um ou mais polipeptídeos. Todas são formadas por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Essas moléculas são importantes para os seres vivos pois constituem cerca de 50% da massa seca das células.Além disso, proteínas são responsáveis por acelerar a velocidade das reações e atuar na defesa do organismo.
Proteínas Dinâmica
As proteínas dinâmicas são as proteínas envolvidas no transporte de substâncias entre as células, pela catalisação de reações químicas (controlando o metabolismo) e também na defesa do organismo.
Proteínas Estruturais
As proteínas estruturais são responsáveis pela estruturação celular e agrupamento dos tecidos. Um dos exemplos mais clássicos de proteína estrutural é o colágeno: proteína encontrada na pele, nos ossos e nas cartilagens dos animais.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Lipídios
Os lipídios são biomoléculas conhecidas como “gordura”. Eles desempenham diversas funções nos organismos como, por exemplo: fonte de energia, isolante térmico, e ainda compõem a membrana plasmática celular.
Os lipídios são compostos pela união de um álcool (glicerol) a três cadeias carbônicas longas de ácido graxo.