Existem dois grandes processos metabólicos pelas quais as reações químicas do metabolismo são classificadas: o anabolismo e o catabolismo.
O anabolismo é o grupo em que estão relacionadas as mais diversas sínteses, como de proteínas, enzimas e hormônios. Ou seja, é o grupo das reações que sintetizam os principais compostos orgânicos estruturais e funcionais, de extrema importância para o desenvolvimento do organismo e para a manutenção de eventuais danos nas células.
Já o catabolismo é o grupo que classifica as reações que tem como função degradar substâncias de maneira que se obtenha como produto ATP, que é a unidade básica de energia.
Assim, o catabolismo é responsável por fornecer ao organismo a energia necessária para a realização de diversas atividades como a respiração, os movimentos motores, o controle da temperatura corporal e até mesmo as funções cerebrais.
Portanto, o anabolismo e o catabolismo se relacionam de modo que o anabolismo só ocorre na presença de energia que é obtida a partir de processos catabólicos.