Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Metabolismo

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 17/1/2019

Introdução

O termo metabolismo (derivado do grego metabole) é o termo que dá nome às diversas reações químicas que ocorrem no organismo de modo a fazer com que este organismo sobreviva. 

Para isso é necessário que suas funcionalidades estruturais e energéticas sejam mantidas em equilíbrio. Das diversas reações metabólicas de um corpo, podemos citar como exemplo a síntese de moléculas e a produção de energia.

metabolismo existe em todos os seres vivos, tanto os unicelulares quanto os pluricelulares.  

Classificação

Existem dois grandes processos metabólicos pelas quais as reações químicas do metabolismo são classificadas: o anabolismo e o catabolismo.

anabolismo é o grupo em que estão relacionadas as mais diversas sínteses, como de proteínas, enzimas e hormônios. Ou seja, é o grupo das reações que sintetizam os principais compostos orgânicos estruturais e funcionais, de extrema importância para o desenvolvimento do organismo e para a manutenção de eventuais danos nas células.

Já o catabolismo é o grupo que classifica as reações que tem como função degradar substâncias de maneira que se obtenha como produto ATP, que é a unidade básica de energia. 

Assim, o catabolismo é responsável por fornecer ao organismo a energia necessária para a realização de diversas atividades como a respiração, os movimentos motores, o controle da temperatura corporal e até mesmo as funções cerebrais.  

Portanto, o anabolismo e o catabolismo se relacionam de modo que o anabolismo só ocorre na presença de energia que é obtida a partir de processos catabólicos.  

Taxa metabólica basal

Cada organismo possui uma quantidade mínima de energia para que o organismo consiga, em repouso, manter suas atividades vitais em pleno funcionamento por 24 horas, essa quantidade de energia é denominada taxa de metabolismo basal. 

A taxa de metabolismo basal está relacionada a diversas características do indivíduo como idade, sexo, altura e peso.  

Além da taxa basal existem também as classificações de metabolismo lento e metabolismo rápido, que são denominações referentes às variações de peso de um indivíduo. 

Dessa forma, determina-se que indivíduos com metabolismo lento tendem a acumular gordura mais rapidamente enquanto que indivíduos com metabolismo rápido tendem a perder peso mais rapidamente

O metabolismo ser lento ou acelerado depende de uma série de fatores genéticos e de hábitos como alimentação e prática de exercícios físicos.

Vias metabólicas

As vias metabólicas são as rotas de reações químicas especializadas em alguma função específica do organismo. As principais vias metabólicas do organismo humano são:

  • Glicólise: A Glicólise é uma via metabólica cuja tarefa é liberar energia. Para isso a molécula de glicose (C6H12O6), proveniente da alimentação, é quebrada em duas novas moléculas menores de ácido pirúvico ou piruvato(C3H4O3). No processo da respiração celular, essa etapa é a primeira a ocorrer.
  • Ciclo de Krebs: O Ciclo de Krebs (também conhecido como Ciclo do Ácido Cítrico) é uma etapa metabólica que faz parte do processo da respiração celular que ocorre na matriz celular das células animais. 
  • Fosforilação oxidativa: A fosforilação Oxidativa também é parte do processo de respiração celular. Só ocorre em organismos aeróbios pois necessita da presença de oxigênio. 
  • Ciclo da uréia: O ciclo da ureia tem como principal objetivo obter ureia por meio de diversas reações partindo da amônia.
  • Síntese de aminoácidos: A síntese de aminoácidos é a via metabólica responsável por produzir os aminoácidos não essenciais, aqueles que o organismo consegue produzir.
  • β-oxidação: Essa via é a via responsável pela transformação de ácidos graxos em acetilcoenzima-A. Ela é de extrema importância no Ciclo de Krebs, sendo assim, essa via também faz parte da geração de energia do organismo. 

Metabolismo é um conjunto de reações químicas que fazem o corpo funcionar.

Metabolismo é um conjunto de reações químicas que fazem o corpo funcionar.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Todos os seres vivos existentes possuem em comum a presença de metabolismo. O Metabolismo corresponde:  

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...