Biodiversidade: o que é, importância e preservação

Barbara  Mello Publicado por Barbara Mello
 -  Última atualização: 16/1/2023

Biodiversidade é um termo que engloba a diversidade biológica, a riqueza de espécies, em uma determinada área. O termo, utilizado pela primeira vez em 1980, é comumente utilizado como sinônimo de “diversidade biológica”. A biodiversidade em uma área pode ser maior ou menor, mas não há maior ou menor importância em relação a isso. Toda população de uma espécie desempenha seu papel no ambiente e é essencial para o equilíbrio do ecossistema.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

O que é Biodiversidade?

Biodiversidade significa diversidade ou variedade biológica. Quando falamos de diversidade biológica, apontamos para a diversidade de espécies em uma determinada área. Além disso, a biodiversidade trata da variabilidade genética dos indivíduos e das populações, do conjunto de espécies que integram as comunidades e até o conjunto de comunidades presentes em uma região.  A variedade e quantidade de espécies que observamos atualmente é resultado de um processo evolutivo complexo.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a biodiversidade abrange a variedade de espécies de flora, fauna e microrganismos; funções ecológicas por elesdesempenhadas e as comunidades, habitats e ecossistemas por eles formados.

Quais são os principais aspectos relacionados à biodiversidade?

Quando falamos de biodiversidade, utilizamos muitos conceitos da ecologia. É importante ter em mente que o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie compõem uma população; um conjunto de populações de diferentes espécies compõem uma comunidade.

Dentro dessas relações ecológicas, existem muitos outros aspectos importantes que fazem muita diferença na variedade de espécies como, por exemplo:

• variedade genética
  • clima e temperatura da região
  • impacto ambiental
  • ação antrópica no ambiente
  • tamanho da região

Com base nesses aspectos, sabemos que a biodiversidade é maior em:

• zonas quentes;
  • em regiões onde as espécies apresentam poliploidia;
  • regiões com baixa ação antrópica (poluição, desmatamento, queimadas);

Biodiversidade Brasileira

Como mencionado, a biodiversidade sempre é maior em zonas mais quentes. Portanto, países tropicais como o Brasil abrigam diversas comunidades que são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas.

O Brasil é um país privilegiado por sua extensão e localização. Geograficamente próximo a linha do equador, o Brasil é o país mais rico em espécies, responsável por abrigar mais de 20%  do número total de espécies da Terra. Isso graças à presença de diferentes zonas climáticas (da zona tropical úmido no Norte à zona temperada no Sul), devido a extensão do país.

A presença dessas diferenças climáticas levou a grandes variações ecológicas, formando os biomas que conhecemos: a Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado, a Caatinga, os Campos dos Pampas e a Mata Atlântica. Além disso, a costa marinha de 3.5 milhões de km² do Brasil inclui importantes ecossistemas como os recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.

Além de todas as espécies de animais, vegetais e microrganismos, o Brasil também apresenta uma sociobiodiversidade riquíssima: sendo casa de 200 povos indígenas e diversas comunidades como os quilombolas, caiçaras e seringueiros. Esses povos, denominados povos originários, reúnem um acervo de conhecimentos tradicionais extremamente valiosos para o país e o mundo.

Biodiversidade da Amazônia

CactiStaccingCrane, CC BY-SA 4.0  <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

CactiStaccingCrane, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

O Estado da Amazônia no Brasil abriga um dos maiores e mais diversificados biomas do planeta. A rica biodiversidade de fauna e flora estão presentes em uma área de quase 4 mil km². Além disso, é na Amazônia que está a Floresta Amazônica que apresenta diversas espécies endêmicas, ou seja, espécies exclusivas daquela região.

Das espécies animais encontradas na Floresta Amazônica, destacam-se: jacarés, sucuri, várias espécies de anfíbios, tucanos, araras e o galo da serra. Além desses animais, de acordo com o

ICMBio, a Amazônia é uma das regiões que abriga a maior diversidade de primatas no mundo.

2023 01 16 13 23 54 Window

Michael Hurben, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

A flora é, também, riquíssima. Muitas plantas são utilizadas na fabricação de móveis, cosméticos, medicamentos e até para a alimentação. Podemos citar o guaraná, o cacau, o mogno e a seringueira como exemplos. A seringueira é uma espécie vegetal responsável por fornecer o látex, que é utilizado na produção de borracha.

Biodiversidade na Mata Atlântica

A floresta da Mata Atlântica, assim como a Floresta Amazônica, é considerada um dos biomas maior biodiversidade do mundo. Esses biomas se assemelham devido à localização geográfica, que permite alta insolação e desenvolvimento da fauna e flora.

2023 01 16 13 24 17 Window

NASA and Miguelrangeljr, Public domain, via Wikimedia Commons

Devido ao seu tamanho e riqueza em espécies, a Mata Atlântica foi subdividida em ecossistemas no ano de 1992. Dentre esses ecossistemas, podemos destacar os manguezais e a restinga.

Os manguezais estão presentes em todo o litoral brasileiro e ocorrem em áreas onde há encontro dos rios com os mares ou oceanos. Possuem fauna rica e é responsável por conter a força das marés altas.

2023 01 16 13 24 53 Window

Manguezal. (Heriyanto harepa, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons)

A restinga é uma área arenosa encontrada em toda costa brasileira, com vegetação que varia de acordo com a água, vento, radiação solar, etc. Geralmente, precede a faixa de areia utilizada para lazer nas praias do litoral brasileiro.

2023 01 16 13 25 31 Window

Restinga. (Miguelrangeljr, CC BY 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/3.0>, via Wikimedia Commons)

Em relação às espécies encontradas nesse bioma, estima-se que 20 mil espécies de árvores sejam encontradas na Mata Atlântica. Esse número representa 35% do total de espécies de árvores existentes no país inteiro. Alguns exemplos: cajueiro, pau-brasil, jabuticabeira, etc.

Do Reino Animal, os números são aproximados devido à vasta distribuição. Estima-se que sejam encontradas mais de 270 espécies de mamíferos, 1000 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis e 350 espécies de peixes.

Atualmente a Mata Atlântica possui apenas 7,84% de sua vegetação original. Isso é resultado de desmatamento e ocupações irregulares. Além disso, essa baixa porcentagem encontra-se distribuída irregularmente no país sendo que, em alguns estados, é encontrado menos de 1% desse bioma. O exemplo disso é a presença de apenas 0,1% da Mata Atlântica original no estado do Piauí.

Biodiversidade no Cerrado

2023 01 16 13 26 01 Window

Pfly, Public domain, via Wikimedia Commons

O Cerrado é o 2º maior bioma do Brasil e da América do Sul, abrangendo cerca de 22% do território brasileiro. Apresenta uma alta biodiversidade além de grande potencial aquífero.

Devido à sua extensão, o Cerrado apresenta diferentes fitofisionomias, ou seja, ao longo desse bioma, encontra-se diversas formações vegetais.

A fauna é composta por mais de 800 espécies de aves, sendo que 29 são endêmicas; 185 espécies de répteis, sendo 24 endêmicas; 194 espécies de mamíferos, sendo 19 endêmicas; 150 espécies de anfíbios, sendo 45 endêmicas; e mais de 14 mil espécies de invertebrados.

Hoje, o cerrado é o bioma que mais concentra atividades agropecuárias. A devastação desse bioma é uma realidade. Nos últimos cinquenta anos, a vegetação original reduziu em 50%, sendo que 30% foi destinada para fins pecuários.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

Biodiversidade no Pantanal

2023 01 16 13 26 37 Window

P199, Public domain, via Wikimedia Commons

O Pantanal é conhecido mundialmente por apresentar relevo plano com áreas de inundação no período da cheia. Esse bioma sofre influência direta da Floresta Amazonica, Mata Atlantica e Cerrado.

É uma região com alta biodiversidade, com mais de 2 mil espécies de plantas; 132 espécies de mamíferos; 85 espécies de répteis; 463 espécies de aves; 35 espécies de anfíbios; 263 espécies de peixes.

Biodiversidade na Caatinga

2023 01 16 13 27 02 Window

NASA and Miguelrangeljr, Public domain, via Wikimedia Commons

A Caatinga é um bioma exclusivo do território brasileiro. Esse bioma destaca-se pelo clima Semiárido, quente e seco, e também pela presença de espécies endêmicas altamente adaptadas à seca.

A vegetação desse bioma é adaptada a longos períodos de estiagem e abrigam diversos animais que migram durante o período mais seco.

Ameaças

Estima-se que 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados a cada ano. Caso continue assim, cerca de 5-10% das espécies presentes nessas florestas poderão estar extintas nos próximos 30 anos.

Existem diversas ameaças a biodiversidade e quase todas elas estão relacionadas a sociedade moderna, principalmente os países ricos, que exploram demasiadamente e sem o devido cuidado os recursos naturais.

Alguns exemplos de ameaças a biodiversidade são:

• Destruição de habitats;
  • Fragmentação do habitat: pode causar separação das populações, diminuindo a variabilidade genética;
  • Introdução de espécies exóticas: espécies que podem se reproduzir demasiadamente sem controle por não ter um predador natural, e acabar com populações de outras espécies;
  • Poluição dos habitats

Importância da preservação da biodiversidade

A preservação da biodiversidade é uma preocupação mundial. É importante ressaltar que a biodiversidade é importante para o equilíbrio dos ecossistemas e todas as espécies, incluindo os seres humanos, dependem disso.  O bioma Cerrado pode ser utilizado como exemplo para ilustrar isso. Essa região, tem alto potencial aquífero e representa cerca de 8% da disponibilidade de água a nível nacional. O desmatamento intenso causa assoreamento das áreas das bacias hidrográficas, que pode contaminar as águas.

Como medir a biodiversidade?

Podemos medir a biodiversidade utilizando metodologias cientificas que se baseiam no número das espécies existentes por unidade de superfície, ou seja, a quantidade de espécies sob uma determinada área. Quanto maior o número de espécies por área, maior a biodiversidade.

O valor econômico da biodiversidade

A preservação da biodiversidade garante o equilíbrio dos ecossistemas, incluindo o qual estamos inseridos. A destruição de biomas e extinção de animais leva a um desequilíbrio que pode causar escassez de produtos essenciais, ocasionando um aumento nos preços.

Pensando na escassez de água, quase todos os processos industriais dependem da água e a ausência desse componente pode afetar a economia e a população diretamente.

Conclusão

A biodiversidade trata da variabilidade genética dos indivíduos e das populações, do conjunto de espécies que integram as comunidades e até o conjunto de comunidades presentes em uma região. No Brasil, encontramos os seguintes biomas com alta biodiversidade: a Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado, a Caatinga, os Campos dos Pampas e a Mata Atlântica. Além disso, a costa marinha de 3.5 milhões de km² do Brasil inclui importantes ecossistemas como os recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos. É importante preservar a biodiversidade para manter o equilíbrio dos ecossistemas.

Como a biodiversidade pode ser cobrada no Enem e nos vestibulares?

Confira nossos exercícios mostrando como a biodiversidade pode ser cobrada no Enem e nos vestibulares. As questões podem envolver aspectos ecológicos, genética, e até geografia!

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Plano de estudo gratuito

PUCCAMP/2017

Um grande poeta brasileiro foi João Cabral de Melo Neto, conhecido por poemas marcantes e muito bem trabalhados. Em “Morte e vida severina”, o trecho abaixo refere-se à chegada do protagonista em uma nova fitofisionomia, depois de atravessar a Caatinga:

Bem me diziam que a terra

se faz mais branda e macia

quando mais do litoral

a viagem se aproxima.

Agora afinal cheguei

nesta terra que diziam.

Como ela é uma terra doce

para os pés e para a vista.

Os rios que correm aqui

têm água vitalícia.

Essa descrição corresponde

A ao Agreste, região de matas de galeria entre a Caatinga e o Cerrado.
B ao Sertão, região de Cerrado com matas perenes ou semidecíduas.
C ao Cerradão, uma região de florestas resistentes à seca.
D à Mata Ripária, uma faixa contínua ao longo do litoral leste do Brasil.
E à Zona da Mata, originalmente coberta por Mata Atlântica.