Originando-se do grego "oikos" (casa) e "logos" (estudo), a ecologia abrange uma ampla gama de interações que são fundamentais para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas terrestres, aquáticos e aéreos.
Em tempos de rápidas mudanças ambientais, o estudo da ecologia é mais relevante do que nunca, ajudando a moldar políticas e práticas que procuram equilibrar as necessidades humanas com a preservação dos sistemas naturais que sustentam a vida na Terra.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Origem histórica do termo “ecologia”
O termo ecologia tem origem no grego: oikos (casa, lar) e logos (estudo, conhecimento), sendo, portanto, o “estudo da casa”, ou seja, do ambiente em que os seres vivos vivem e das interações que estabelecem entre si e com o meio.
Foi criado pelo naturalista alemão Ernst Haeckel, em 1866, em sua obra Morfologia Geral dos Organismos. Haeckel pretendia definir uma ciência que fosse além da descrição das espécies, integrando o estudo da natureza como um sistema dinâmico, no qual os organismos não poderiam ser entendidos isoladamente, mas sim em constante relação com o meio.
Esse olhar era inovador para a época, já que a biologia estava muito voltada para a taxonomia e a morfologia. A ecologia surgiu como um campo que buscava compreender processos, interações e equilíbrios naturais.