Ecossistema, originado pelo ecólogo Arthur George Tansley em 1935, é um termo que descreve um sistema onde comunidades coexistem e interagem em equilíbrio com seu ambiente. Essa interação cria um sistema estável e autossuficiente, refletindo a conexão profunda entre seres vivos e natureza.
O conceito inicial de ecossistema foi definido como um conjunto de elementos funcional básico, formado pelos componentes bióticos e abióticos, sendo considerado a unidade básica ao redor da qual se pode organizar, analisar e estudar a ecologia e seus mais variados aspectos.
Dessa forma, por se tratar do conjunto de fatores bióticos e abióticos de um determinado lugar, o ecossistema pode abranger desde imensas florestas (macrossistemas), como locais pequenos como alguns centímetros de serapilheira ou uma simples poça d'água (microssistema).
Portanto, independente do tamanho, é considerado ecossistema qualquer ambiente onde há a interação entre o meio físico e os seres vivos.
Uma característica fundamental de um ecossistema é a relação estável entre o espaço físico, o fluxo de energia e os fatores bióticos e abióticos. Com isso, nem todo sistema biológico pode ser chamado de ecossistema caso não seja autossuficiente e não possua autorregulação.
Um exemplo disso é um aquário fechado que, uma vez que é esquecido e não tenha uma ação antropogênica para ajustar as condições e características. Ele entra em colapso com o tempo.
Todos os componentes de um ecossistema podem ser agrupados em dois grandes grupos, formando os fatores:
Compreende todos os seres vivos e organismos que sobrevivem no ecossistema, como plantas, fungos, bactérias, protozoários e animais.
Todos os demais fatores não vivos que são fundamentais para a sobrevivência dos fatores bióticos. Compreende as características ambientais do ecossistema, como clima, recursos hídricos, nutrientes, umidade, composição do solo, temperatura, pH e composição atmosférica, etc.
O ecossistema pode ser classificado em:
Um Ecossistema deve apresentar um conjunto de fatores que garantem a sua estabilidade, autossuficiência e autopreservação.
O regime climático determina temperatura, umidade, luminosidade, incidência de chuvas e outras características físicas do ambiente.
Compostos que mesmo encontrados em pequenas quantidades são fundamentais para diversos processos tanto ambientais quanto metabólicos para os organismos que compõem o fator biótico do ecossistema, como cálcio, magnésio, ferro, entre outros.
Substâncias constituídas predominantemente de carbono e que ligam os fatores bióticos e abióticos no ciclo de matéria e energia dentro do ecossistema;
Organismos que produzem o próprio alimento e armazenam a maior quantidade de energia dentro do ecossistema. São considerados a base do ecossistema tanto em nível energético quanto de biomassa.
Organismos chamados heterótrofos que se alimentam de outros organismos (produtores ou outros fagótrofos).
Organismos que se alimentam de matéria orgânica em decomposição, chamados assim de decompositores.
A união dos produtores, fagótrofos e sapropélicos constituem a biomassa do ecossistema.
Um conceito que costuma ser confundido com ecossistema dentro da ecologia é o termo bioma. Enquanto que ecossistema é uma comunidade formada pelo conjunto de fatores bióticos e abióticos de uma determinada localidade ou região, bioma é a maior unidade geográfica com um tipo de vegetação característica, podendo ser um conjunto de ecossistemas relacionados e semelhantes.
Como o termo ecossistema está relacionado ao conjunto de fatores vivos e não-vivos presentes em um local, ele pode ser atribuído a uma região pequena como uma poça d'água ou a água de uma bromélia, já o bioma é sempre caracterizado como uma grande extensão de terra possuindo características climáticas e de vegetação.
Em termos comparativos, todo bioma é um ecossistema (ou um conjunto de ecossistemas), mas nem todo ecossistema é um bioma.
Região de pouca precipitação pluviométrica. São geralmente quentes e áridos, com solo composto predominantemente por areia e devido a pouca umidade, os vegetais encontrados são adaptados para sobreviverem com pouca água como as cactáceas.
Localizadas em regiões de clima temperado, as florestas temperadas possuem estações do ano bem definidas (primavera e verão quentes e úmidos, outono e inverno secos e frios; vegetação é composta predominantemente por carvalhos e nogueiras; solo rico em nutrientes).
Ecossistema de temperatura média e quantidade significativa de chuva. São caracterizadas por serem quentes e úmidas. Apresenta alto nível de biodiversidade. A Floresta Amazônica é um tipo de Floresta Tropical.
Caracterizado por ser um ecossistema de planície vasta e aberta, com poucas ou nenhumas árvores, as que são encontradas, geralmente, estão na forma de arbustos. Composto predominantemente por gramíneas e capins que servem de pastagem natural para animais de pastoreio.
Também chamada de Cerrado, é uma região de vegetação composta predominantemente por gramíneas com árvores espaçadas e arbustos isolados. Possui temperatura elevada e animais herbívoros que se alimentam de gramíneas e os consumidores naturais desses herbívoros.
Bioma de baixas temperaturas, dias longos e estações curtas de desenvolvimento de árvores. Por isso, a vegetação é composta por plantas de pequeno porte como arbustos, algumas gramíneas, musgos e liquens.
A fauna geralmente é composta por animais migratórios, que se alojam na Tundra apenas durante o curto verão e no restante do ano migram para lugares mais quentes. Também é possível encontrar alguns anfíbios e répteis.
Engloba desde pequenos córregos e lagos até grandes geleiras e rios. Apresentam características dependentes do reservatório, lagos com água parada, rios com correnteza e vegetação composta por algas e plantas aquáticas
Ecossistema presente nos mares e oceanos que formam 71% da superfície da Terra. Apresentam variação de acordo com a profundidade como Zonas Litorâneas, Oceânicas entre outras. Vegetação característica: algas, além de outros organismos que formam os corais.
Bioma presente no Nordeste brasileiro. Apresenta temperaturas elevadas, solo arenoso e clima seco, com vegetação adaptada à escassez de água.
Savana brasileira e segundo maior bioma do país indo do Norte (Amapá) até parte do Sudeste (São Paulo). Possui clima tropical, com temperaturas elevadas e períodos chuvosos e de seca. A vegetação conta com árvores baixas e espaçadas, gramíneas e arbustos.
Bioma presente em muitos países da América do Sul. No Brasil está na região Norte. É considerada a maior floresta tropical do mundo. Com clima tropical e úmido.
Bioma de regiões alagadiças, presente em toda costa litorânea do Brasil.
Corresponde a cerca de 20% do território brasileiro. Tem como característica a formação de uma floresta densa e fechada e possui a maior biodiversidade dos biomas brasileiros. Está presente na região nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do país.
Presente na região sul do país, com temperaturas mais baixas. Também chamada de Mata dos Pinhais, tem como característica principal a presença de gimnospermas conhecidas como araucárias.
Localizado no Nordeste brasileiro. A principal característica desse bioma considerado de "transição" é a presença de cocais de onde são retiradas cera, glicerina, óleo e alcoóis que servem como fonte de renda para a população local.
Também chamado de Campanha Gaúcha. Ocupa apenas o Estado do Rio Grande do Sul, além do Uruguai e da Argentina. Possui clima subtropical e sua principal característica é a presença de gramíneas, plantas rasteiras, arbustos e poucas árvores apenas de pequeno porte. Esse tipo de bioma é considerado Estepe ou Pradaria do Brasil.
É o menor bioma brasileiro, está localizado na região centro-oeste do país. Possui clima tropical, grande índice pluviométrico, verão quente e chuvoso e inverno frio seco. Na época de chuva fica praticamente todo alagado. Nos períodos de seca os rios secam, dando uma característica barrenta e pantanosa no bioma.
Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são: