Pressão pode ser definida como força aplicada dividida pela área sobre a qual se aplica essa força.
No sistema internacional de medidas (SI), medimos força em N (newtons) e área em m2 (metros quadrados), de modo que a unidade de pressão no SI é N/m2 (newtons por metro quadrado). Essa unidade também recebe o nome de Pa (pascal), em homenagem a Blaise Pascal, físico francês.
Trazendo essa definição para o mundo dos gases, a pressão exercida por um gás é consequência das colisões das partículas (átomos ou moléculas) desse gás com as paredes do recipiente.
Uma bexiga permanece cheia graças à pressão do gás no seu interior. Isso se deve ao fato de que essa pressão é consequência de um número gigantesco de moléculas, que colidem a elevadas velocidades e com uma frequência muito grande contra o recipiente, formando uma verdadeira “tempestade” molecular.
Outro exemplo que pode ser citado é a dificuldade que os alpinistas enfrentam com as baixas pressões nas proximidades do cume das montanhas. Ou então, a necessidade das cabines de aviões serem pressurizadas para que os passageiros, acostumados com pressões mais elevadas, possam respirar normalmente. De qual pressão estamos falando nesses casos?
Para responder a essa pergunta, devemos lembrar que o nosso planeta está revestido por uma camada de gases com quase 100km de espessura, denominada atmosfera.
Pressão Atmosférica
Ainda que possamos não senti-la, somos diariamente expostos à tempestade de moléculas da atmosfera que atinge a superfície terrestre. A pressão exercida pelos choques das moléculas da atmosfera com a superfície terrestre é o que denominamos Pressão Atmosférica.
A pressão atmosférica foi determinada pela primeira vez num famoso experimento realizado pelo físico italiano Evangelista Torricelli. Ele utilizou um instrumento denominado barômetro, que consiste essencialmente de um tubo contendo uma coluna de mercúrio (Hg), emborcado numa espécie de bacia também contendo mercúrio.
O peso que a coluna de líquido exerce sobre a base gera uma pressão que, para uma determinada altura da coluna, se iguala à pressão atmosférica. Determinando a pressão da coluna, pode-se calcular a pressão atmosférica.
Barômetro de Torricelli: quando a coluna de Hg entra em equilíbrio, a pressão que ela exerce sobre a base torna-se igual à pressão atmosférica.
Note que, se existir ar ou outra porção gasosa acima da coluna - ao invés de vácuo -, a pressão exercida por essa porção comprometerá a precisão do experimento, pois a pressão atmosférica será igual a pressão da coluna mais a pressão desse gás. Contudo essa última pressão é difícil de determinar.
Torricelli realizou esse experimento no nível do mar e obteve o valor de 76 cm ou 760 mm para a altura da coluna de mercúrio.
Mas, como fazemos para saber quantos Pa são correspondentes a esses 760 mmHg? Para isso, basta lembrar que a pressão da coluna é devido ao peso desta. Logo:
Nesta fórmula, A corresponde à área da secção do tubo. Chamando a densidade do mercúrio de d, temos que m=d.V, em que V é o volume de mercúrio e pode ser escrito como A.h, sendo h a altura da coluna. Assim:
Esse último resultado é conhecido como Lei de Stevin e é de extrema utilidade para determinar a pressão exercida por uma coluna de fluído.
Para o caso de Torricelli, a densidade do mercúrio é de 13600 kg/m3 e a aceleração da gravidade g vale aproximadamente 9,8 m/s2. Dessa forma, sabendo que 76 cm é o mesmo que 0,76 m, temos:
Já que esse valor equivale à pressão atmosférica, foi apelidado de 1 atm. Dessa forma, a tabela de conversões de unidades de pressão torna-se a seguinte:
Outra unidade que merece destaque na preparação para o vestibular é o bar que é definido da seguinte maneira:
O valor que Torricelli obteve, entretanto, não é fixo: ele vale apenas para o nível do mar.
De modo geral, conforme a altitude local aumenta, a pressão atmosférica diminui. No Monte Everest, por exemplo, a coluna de mercúrio precisa ter apenas 240 mm para se igualar à pressão atmosférica.
A pressão atmosférica, contudo, nem sempre é levada em consideração.
Considere, por exemplo, um pneu vazio. Pode parecer intuitivo que a pressão no interior desse pneu é zero, certo? Contudo, pelo fato de ele estar exposto à atmosfera terrestre, sua pressão é igual a 1 atm.
Ao enchermos esse pneu, seu valor passa a se tornar superior a 1 atm. Além da pressão atmosférica, teremos também a pressão exercida pelo próprio gás injetado. A pressão exercida exclusivamente por esse gás é denominada pressão manométrica e pode ser obtida como a diferença entre a pressão total do pneu e a pressão atmosférica, como aponta a fórmula seguinte:
Os dispositivos utilizados para determinar a pressão no interior de um recipiente, desconsiderando os efeitos da pressão atmosférica, são denominados manômetros, pois medem a pressão manométrica.
Manômetro utilizado para determinar a pressão de gases durante a extração de petróleo bruto.
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