Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Mata de Araucárias

Angelo Carvalho
Publicado por Angelo Carvalho
Última atualização: 22/10/2018

Introdução

A Mata de Araucárias, chamada cientificamente de Floresta Ombrófila Mista, é um tipo de floresta que compõe o bioma Mata Atlântica. Originalmente, esta mata ocupava uma área de aproximadamente 200.000 km², ocorrendo nos estados do Sul e Sudeste do Brasil, regiões onde predomina o clima subtropical.

Inicialmente, a Mata de Araucárias ocupava cerca de 40% do território do Paraná, 30% de Santa Catarina e 25% do Rio Grande do Sul. Esse tipo de floresta também ocorria em áreas descontínuas, nas partes mais elevadas das Serras do Mar, Paranapiacaba, Bocaina e Mantiqueira, no sudoeste de São Paulo, noroeste do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e no leste da província de Misiones, localizada na Argentina.

Extensão e localização da Mata de Araucária.Extensão e localização da Mata de Araucária.

Características Gerais do Bioma

A Mata de Araucárias necessita de solos férteis, climas úmidos e de temperatura amena. Assim, apresenta uma certa variação em sua distribuição, de acordo com a latitude e a altitude, ou seja, quanto maior a latitude, menor pode ser a altitude.

Na região Sul, seu limite é de 500 a 600 metros, enquanto que em São Paulo ela só ocorre a mais de 1.200 metros.

O clima característico dessa floresta é o subtropical, com chuvas regulares e estações bem definidas. As temperaturas variam de 30 ºC no verão até alguns graus negativos no inverno rigoroso. Nos planaltos apresentam-se os maiores índices pluviométricos, com chuvas bem distribuídas.

Vegetação

A Mata de Araucárias é caracterizada pela presença predominante do pinheiro brasileiro, uma árvore de tronco reto e cilíndrico, cujas copas dão um destaque especial à paisagem. A Araucaria angustifolia (nome científico da árvore) chega a viver até 700 anos, podendo alcançar 2 metros de diâmetro e 50 metros de altura.

Araucaria Angustifolia, também conhecida como Pinheiro Brasileiro, é uma árvore muito presente na Mata das Araucárias.Araucaria Angustifolia, também conhecida como Pinheiro Brasileiro, é uma árvore muito presente na Mata das Araucárias.

Além do pinheiro brasileiro, há uma grande variedade de espécies nesta floresta, como o imbuia, o sassafrás, a canela-lageana, a erva-mate e o xaxim, sendo que alguma dessas existem apenas na região.

O pinheiro-bravo, o pau-marfim, as bromélias, as urticáceas e as orquídeas também merecem destaque e são muito abundantes na Mata de Araucárias.

Fauna

Quanto à fauna, a Mata das Araucárias é um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais. Muitas dessas espécies possuem adaptações especiais para ocuparem as diferentes camadas da floresta, como apresentar colorações que as confundem com o meio, tornando-as praticamente invisíveis.

No grupo dos mamíferos, é possível encontrar a onça-pintada, a jaguatirica, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, o tamanduá e várias espécies de saguis.

Mamífero encontrado na região da Mata das Araucárias.Mamífero encontrado na região da Mata das Araucárias.

Tucanos, beija-flores, saíras e jacus são as aves de maior destaque nessa floresta. Entre os principais répteis desse ecossistema estão o teiú, jararacas e corais.

Penelope, popularmente conhecido como jacu, é uma espécie de aves de grande porte encontrada na Mata das Araucárias.Penelope, popularmente conhecido como jacu, é uma espécie de aves de grande porte encontrada na Mata das Araucárias.

Cenário Atual

A qualidade da madeira, leve e sem falhas, fez com que a araucária fosse intensamente explorada para a indústria de móveis e de celulose, principalmente a partir do início do século XX.

Calcula-se que cerca de 100 milhões de pinheiros tenham sido derrubados entre as décadas de 1930 e 1960. Entre as décadas de 1950 e 1960, a madeira da araucária estava no topo da lista das exportações brasileiras.

Devido a essa exploração, atualmente a Mata das Araucárias está à beira da extinção, uma vez que restam apenas 5% da extensão original, incluindo florestas exploradas e matas em regeneração. Da área original, menos de 1% guarda as características da floresta primitiva, ou seja, foi pouco ou nunca explorada.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2011)

A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...