Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Biomas Brasileiros

Angelo Carvalho
Publicado por Angelo Carvalho
Última atualização: 11/10/2018

Introdução

A vegetação brasileira se distribui da mesma forma que qualquer outro bioma encontrado no planeta. Entretanto, existem diversas formas de classificar essa vegetação. Nas imagens a seguir é possível observar duas delas: os biomas e os domínios morfoclimáticos.

Biomas do Brasil.Biomas do Brasil.

 Domínios Morfoclimáticos do Brasil.Domínios Morfoclimáticos do Brasil.

A classificação dos biomas segue o padrão mundial, identificando grandes conjuntos de ecossistemas que estejam relacionados a condições de clima e solo específicas. Já os domínios morfoclimáticos, referem-se à classificação proposta por Aziz Ab’Saber, na qual leva-se em consideração critérios como vegetação, relevoclima e hidrografia de cada região.

Entretanto, ainda que ambas as classificações apresentem nomes e distribuições semelhantes, é preciso ressaltar que estes conceitos não são sinônimos. O bioma é um tipo de ambiente bem mais uniforme em suas características gerais, em seus processos ecológicos, enquanto que o domínio morfoclimático é muito mais heterogêneo.

Domínios morfoclimáticos brasileiros

Domínio amazônico

Para exemplificar essa diferença, pode-se citar os biomas que compõem o domínio morfoclimático amazônico. Este, ao contrário do que propaga o senso comum, não é formado por apenas um único tipo de floresta em toda sua vasta extensão. 

Nessa região, é possível encontrar diversos tipos de biomas, como a floresta tropical pluvial, sua vegetação predominante; e os campos rupestres, presente nas fronteiras do países e as caatingas do Rio Negro, que se trata de um bioma de savana arenosa. Portanto, o domínio morfoclimático amazônico não é um bioma único. Ele é um mosaico de biomas.

Domínio atlântico

Já no domínio atlântico, encontra-se a Mata Atlântica, conhecida também como “mata de encosta”, um bioma de floresta tropical pluvial; os campos de altitude, normalmente localizados em regiões acima de 2.000 metros sobre o nível do mar, que compõem um tipo de bioma campestre; e as formações rupestres sobre afloramentos rochosos dos picos das serras. Observa-se que neste domínio também é possível encontrar um mosaico de biomas.

Domínio do cerrado

Outros exemplos de biomas, agora encontrados nas regiões de domínio do cerrado, seriam o bioma cerrado, o mais extenso da região, que predomina ao longo da vastidão do domínio; as florestas de galeria, um bioma de floresta tropical estacional, sempre verde, com solos que possuem alta concentração de água; os campos paludosos, um bioma campestre tropical; os campos rupestres da Serra do Espinhaço, famosos por sua alta biodiversidade e riqueza em animais típicos, que possuem características um bioma savânico e as florestas tropicais estacionais sempre verdes.

Embora o macroclima encontrado em toda a região do domínio morfoclimático do cerrado seja o mesmo, tropical com chuvas de verão e inverno seco, é possível encontrar vários biomas distintos. São vegetações e formações que variam bastante de região para região ainda dentro do domínio. 

Os solos desse domínio, do ponto de vista físico-químico, hídrico, biológico, também são distintos. A incidência de queimadas também é um fator que varia muito de frequência conforme a região. 

Domínio do pantanal

O domínio do pantanal matogrossense é constituído por um complexo ou mosaico de diferentes biomas de florestas de solo encharcado, savanas, campos em meio a rios, lagoas de água doce, lagoas de água salobra e alcalina, formando assim, um gradiente de comunidades ecologicamente relacionadas

Biomas brasileiros

Em relação à classificação das vegetações por biomas, de acordo com a esquematização do IBGE realizada em 2004, oBrasil tem seu território ocupado por 6 biomas terrestres e 1 bioma marinho. São estes:

O território brasileiro possui um grande número de biomas. Essa grande biodiversidade não se limita apenas às espécies, mas estende-se, também, às formações, aos ambientes de vida e, consequentemente, aos biomas. Essa é mais uma riqueza que o Brasil possui.


Exercícios

Exercício 1
(Puccamp)

As florestas são os ecossistemas mais complexos do ambiente terrestre. O aumento das áreas naturais impactadas, as altas taxas de desmatamento e os problemas ambientais justificam o esforço mundial para o plantio de grandes áreas com espécies arbóreas.

No Brasil, o fator fogo ocorre com maior frequência:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...