Domínio amazônico
Para exemplificar essa diferença, pode-se citar os biomas que compõem o domínio morfoclimático amazônico. Este, ao contrário do que propaga o senso comum, não é formado por apenas um único tipo de floresta em toda sua vasta extensão.
Nessa região, é possível encontrar diversos tipos de biomas, como a floresta tropical pluvial, sua vegetação predominante; e os campos rupestres, presente nas fronteiras do países e as caatingas do Rio Negro, que se trata de um bioma de savana arenosa. Portanto, o domínio morfoclimático amazônico não é um bioma único. Ele é um mosaico de biomas. Entre os Estados pertencentes a região são: Acre, Amazonas e Pará.
Domínio atlântico
Já no domínio atlântico, encontra-se a Mata Atlântica, conhecida também como “mata de encosta”, um bioma de floresta tropical pluvial; os campos de altitude, normalmente localizados em regiões acima de 2.000 metros sobre o nível do mar, que compõem um tipo de bioma campestre; e as formações rupestres sobre afloramentos rochosos dos picos das serras. Observa-se que neste domínio também é possível encontrar um mosaico de biomas.
Domínio do cerrado
Outros exemplos de biomas, agora encontrados nas regiões de domínio do cerrado, seriam o bioma cerrado, o mais extenso da região, que predomina ao longo da vastidão do domínio; as florestas de galeria, um bioma de floresta tropical estacional, sempre verde, com solos que possuem alta concentração de água; os campos paludosos, um bioma campestre tropical; os campos rupestres da Serra do Espinhaço, famosos por sua alta biodiversidade e riqueza em animais típicos, que possuem características um bioma savânico e as florestas tropicais estacionais sempre verdes.
Embora o macroclima encontrado em toda a região do domínio morfoclimático do cerrado seja o mesmo, tropical com chuvas de verão e inverno seco, é possível encontrar vários biomas distintos. São vegetações e formações que variam bastante de região para região ainda dentro do domínio.
Os solos desse domínio, do ponto de vista físico-químico, hídrico, biológico, também são distintos. A incidência de queimadas também é um fator que varia muito de frequência conforme a região.
Domínio do pantanal
O domínio do pantanal matogrossense é constituído por um complexo ou mosaico de diferentes biomas de florestas de solo encharcado, savanas, campos em meio a rios, lagoas de água doce, lagoas de água salobra e alcalina, formando assim, um gradiente de comunidades ecologicamente relacionadas.