Os organismos existentes no planeta, embora diferentes entre si, possuem como semelhança a sua constituição química. Diversos átomos e moléculas se agrupam em ligações específicas sintetizando grandes constituintes químicos que se relacionam formando o indivíduo.
Dessa forma, é possível dividir os constituintes químicos dos seres vivos em dois grandes grupos.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Quais são os constituintes químicos orgânicos?
Os constituintes orgânicos são aqueles que estabelecem e formam funções orgânicas no organismo, formados predominantemente por carbono (C) e outros elementos como hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S).
Juntos, esses átomos formam as proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos, lipídios e vitaminas presentes nos seres.
Quais são os constituintes químicos inorgânicos?
Os constituintes inorgânicos são aqueles que geralmente não possuem carbono em sua estrutura, como a água e os sais minerais.
A quantidade específica de cada constituinte varia de uma espécie para outra, mas também até dentro da mesma espécie, quando se consideram fatores como idade ou características genéticas.
Cada constituinte, seja ele orgânico ou inorgânico, desempenha uma função específica no organismo e, geralmente, essa função está relacionada com a ação de outros constituintes, como as enzimas (constituinte orgânico), que geralmente são ativadas por sais minerais (constituinte inorgânico) ou vitaminas(constituinte orgânico).
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓