Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Hemoglobina

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 25/9/2018

Introdução

A hemoglobina é uma metaloproteína que apresenta ferro em sua composição. Ela está presente nos glóbulos vermelhos do sangue e tem como principal função se ligar às moléculas de oxigênio e permitir o transporte dele pelo sistema circulatório.


As células sanguíneas de todos os vertebrados e de alguns invertebrados (anelídeos, equinodermos, alguns moluscos e alguns insetos) apresentam hemoglobina em sua composição.


É a hemoglobina quem confere ao sangue seu aspecto avermelhado. Sua síntese acontece junto a produção de hemácias na medula óssea.

Funções

A hemoglobina, além de atuar no transporte de oxigênio, também atua no transporte de nutrientes até as células do organismo.


A capacidade da hemoglobina de transportar oxigênio é bastante alta, podendo chegar a vinte vezes seu volume. Na presença de monóxido de carbono, a hemoglobina perde sua capacidade de se conectar ao oxigênio por ter bastante afinidade pelo monóxido, o que faz com que ela perca sua função principal. Sem oxigênio o organismo sofrerá diversos danos, podendo ocorrer de o indivíduo ser levado a morte.


O aumento de glóbulos vermelhos no sangue (eritrocitose) e o consequente aumento na concentração de hemoglobina no organismo resultam em uma adaptação fisiológica do corpo a locais com menores pressões e menores quantidades de oxigênio.


Quando atletas, por exemplo, realizam treinos em lugares de elevada altitude, a pequena concentração de oxigênio causa o aumento da capacidade muscular. Sendo assim, quando o atleta volta a regiões de menor altitude, sua resistência é maior.

Funcionamento

O transporte do oxigênio pelo sistema circulatório é feito através da interação da hemoglobina com oxigênio inspirado ou absorvido. Essa interação forma o complexo oxiemoglobina, comumente representado por HbO2.


Quando HbO2 chega às células do organismo, ocorre a liberação do oxigênio e o sangue que antes era arterial passa a ser sangue venoso. Todas as partes do corpo humano que são irrigadas por vasos sanguíneos passarão por esse processo.


O oxigênio que está nos pulmões deve se ligar à hemoglobina para que possa ser liberado nos tecidos. Para isso a hemoglobina passa por um processo de transição de um estado de baixa afinidade (estado T) para um estado de afinidade bastante alta (estado R) conforme as moléculas de O2 vão se ligando. Esse processo de transição é muito útil no funcionamento da hemoglobina pois ao contrário ocorreria o que ocorre com as demais proteínas.


Quando uma proteína se liga ao O2 com bastante afinidade e consegue captar o oxigênio dos pulmões, ela não consegue liberá-la de maneira eficiente nos tecidos, e quando consegue liberá-la no tecido, não consegue captá-la nos pulmões.

Estrutura

A hemoglobina é uma proteína de estrutura quaternária sendo composta por quatro cadeias de globina e um grupo heme ligado a cada uma delas, sendo as cadeias de globina a parte proteica da hemoglobina e o grupo heme o grupo prostético.


Existem dois tipos de cadeias de globinas: duas do tipo α (alfa) e duas do tipo β (beta).


No grupo heme, pode ser encontrado um átomo de ferro central em seu interior, mantido no estado ferroso. O responsável pela captura do oxigênio é o ferro, devido a sua afinidade com o oxigênio

Tipos de Hemoglobina

Cada momento da vida terá uma produção de diferentes tipos de hemoglobinas:


  • Hemoglobina embrionária, produzida na fase embrionária.
  • Hemoglobina fetal, produzida na fase gestacional.
  • Hemoglobina em adultos, produzida na fase adulta.


Essa diferenciação entre as hemoglobinas acontece devido a diferentes combinações das cadeias de globina que também são divididas em diversos tipos: alfa, beta, gama, delta, epsilon e zeta.

Doenças

A baixa produção de hemoglobina ou o aumento da destruição delas fazem com que a contagem de hemoglobina seja baixa, o que configura um quadro de anemia.


Existem diferentes tipos de anemia: A anemia mais comum é causada pela deficiência de ferro no organismo. Essa deficiência causa a baixa produção de hemoglobina, já que a estrutura da hemoglobina dependendo do ferro para ser formada.


Outro tipo de anemia é a anemia falciforme, caracterizada pela baixa de hemoglobina no sangue devido a precoce destruição de hemácias. Esse tipo de anemia tem como causa principal fatores genéticos e hereditários que resultam em uma estrutura diferenciada da estrutura comum da hemoglobina.


Essa estrutura variante, denominada hemoglobina S, atrapalha o transporte de gases pois deforma as hemácias. Essa deformação faz com que as hemácias morram prematuramente podendo ficar alojadas em pequenos vasos sanguíneos causado danos no tecido pela obstrução dos vasos.


Ilustração das hemácias, células que carregam as hemoglobina. Ilustração das hemácias, células que carregam as hemoglobina. 


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2011)

“A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.”

Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).


A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...

Veja também

BIOLOGIA
Baço
Baço
BIOLOGIA
Boca
Boca
BIOLOGIA
Cerebelo
Cerebelo
BIOLOGIA
Corpo Humano
Corpo Humano
BIOLOGIA
Encéfalo
Encéfalo
BIOLOGIA
Esôfago
Esôfago
BIOLOGIA
Estômago
Estômago
BIOLOGIA
Faringe
Faringe
BIOLOGIA
Fígado
Fígado
BIOLOGIA
Hipófise
Hipófise
BIOLOGIA
Intestino Delgado
Intestino Delgado
BIOLOGIA
Intestino Grosso
Intestino Grosso
BIOLOGIA
Laringe
Laringe
BIOLOGIA
Leucócitos
Leucócitos
BIOLOGIA
Nariz
Nariz
BIOLOGIA
Neurônio
Neurônio
BIOLOGIA
Órgãos do Corpo
Órgãos do Corpo
BIOLOGIA
Ovários
Ovários
BIOLOGIA
Pâncreas
Pâncreas
BIOLOGIA
Pênis
Pênis
BIOLOGIA
Sistema Digestivo
Sistema Digestivo
BIOLOGIA
Sistema Endócrino
Sistema Endócrino
BIOLOGIA
Sistema Excretor
Sistema Excretor
BIOLOGIA
Sistema Imunológico
Sistema Imunológico
BIOLOGIA
Sistema Nervoso
Sistema Nervoso
BIOLOGIA
Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso Central
BIOLOGIA
Sistema Nervoso Periférico
Sistema Nervoso Periférico
BIOLOGIA
Sistema Nervoso Simpático
Sistema Nervoso Simpático
BIOLOGIA
Sistema Reprodutor
Sistema Reprodutor
BIOLOGIA
Sistema Reprodutor Feminino
Sistema Reprodutor Feminino
BIOLOGIA
Sistema Reprodutor Masculino
Sistema Reprodutor Masculino
BIOLOGIA
Sistema Respiratório
Sistema Respiratório