A função da faringe é de receber o ar que chega das cavidades nasais e passa pela laringe, indo até a traqueia. Embora o ar possa adentrar o organismo via nasal e bucal, em ambas as situações, o ar passa pela faringe.
Quando o ar entra por vias nasais, passa primeiro pela faringe superior, em seguida pela média, indo para a inferior e finalmente seguindo para a laringe.
Caso o ar entre pela boca, ele passará diretamente para a faringe média, depois pela inferior e pela laringe. O caminho que o ar percorrerá após sair da laringe será igual para os dois casos.
No caso dos alimentos, eles entram no tubo digestivo sempre pela via bucal e seguem pela faringe média, descendo pelo esôfago e seguindo seu caminho no sistema digestivo.
Embora a faringe tenha pouca sensibilidade, ela exerce função no processo de deglutição. Os movimentos peristálticos da faringe são os responsáveis pela condução do bolo alimentar.
A presença da epiglote é o que confere à faringe essa bifuncionalidade. A epiglote está situada na parte inferior da laringe e superior da laringe e tem movimentos de abrir e fechar justamente para proteger tanto o sistema respiratório quanto o digestivo.
Durante a deglutição, a epiglote bloqueia a entrada da laringe, fazendo com que o alimento seja encaminhada para o esôfago, enquanto, durante a respiração, a epiglote se abre e permite a passagem do ar pela laringe. Desajustes nesse sistema são causadores de engasgos.
É fundamental manter hábitos saudáveis para preservar as funções adequadas deste órgão. Sabendo da importância do mesmo, deve-se adotar hábitos saudáveis e fugir de hábitos nocivos, uma vez que a faringe é um órgão suscetível a algumas doenças.
Dentre os hábitos que ajudam a manter a faringe saudável estão:
- manter-se hidratado: beber água adequadamente mantém as mucosas hidratadas e saudáveis;
- cuidado com a alimentação: uma alimentação saudável e equilibrada, evitando bebidas gasosas, muito adocicadas e alcoólicas é importante para a saúde deste órgão;
- evitar locais aglomerados e fechados: evita-se, assim, a contaminação por vírus e bactérias respiratórios;
- evitar cigarros de qualquer tipo;
- prevenir-se contra o HPV;
- evitar colocar as mãos ou objetos na boca, pois esse hábito pode favorecer a proliferação de microorganismos nocivos.