A boca pode ser divida em cinco regiões:
Parede Inferior
Língua: é uma massa de músculo revestida por uma camada que varia sua estrutura a depender da região. A superfície inferior da língua é lisa e a superior é irregular, pois é coberta de papilas.
Essas papilas são elevações na língua e tem papel importante no paladar, é nelas que ocorre percepção de sabores através dos botões gustativos. Esses botões, em número menor, podem ser encontrados também no palato duro, laringe, faringe e epiglote.
Parede superior
Palato: O palato, é uma cobertura que separa a boca da cavidade nasal. Essa cobertura é limitada pela arcada dentária superior. Ela é rígida e quase completamente aderida aos ossos.
Cobrindo o palato há uma mucosa que apresenta cristas palatinas transversais, que são estruturas irregulares com saliências e que servem para auxiliar na mastigação e manipulação do alimento com a língua.
Parede Posterior
Palato Mole: O fundo do palato, denominado palato mole é flexível e parcialmente móvel. Ele separa a cavidade bucal da faringe, e tem como principal função impedir que os alimentos passem para as fossas nasais e invadam o sistema respiratório no momento em que estão sendo engolidos.
Isso se dá graças a uma estrutura anexa ao palato mole chamada úvula, uma espécie de válvula que sinaliza quando o bolo alimentar está prestes a passar pela garganta, fechando as vias respiratórias e ajudando a evitar engasgos.
Parede Anterior
Lábio superior e inferior: Faz a comunicação entre a parte interna da boca e o meio externo. Essa mucosa possui muitas terminações nervosas, deixando os lábios sensíveis à percepção de temperaturas e tato.
Parede lateral
Bochechas: Possuem músculos e uma pequena camada de tecido adiposo. Sua parte interna possui a glândula salivar parótida.