Embora muitas pessoas pensem que a vesícula biliar é responsável pela produção da bile, ela é, na verdade, o órgão responsável pelo armazenamento e secreção desse líquido. Além de armazenar, a vesícula também é responsável pela reabsorção de água, o que aumenta a concentração da bile e é um importante detalhe durante o processo digestório.
Armazenamento da bile
Após ser produzida no fígado, a bile pode seguir 2 caminhos diferentes: um pelo ducto cístico, que leva até a vesícula biliar, e o outro através da papila de vates, que leva até o duodeno (intestino). A vesícula biliar é responsável pelo armazenamento de bile e pode armazenar até 50 ml desse líquido.
Secreção de bile
Para que a bile seja levada da vesícula para o intestino, é necessária uma sinalização hormonal. As células do intestino produzem a colecistoquinina quando ácidos graxos atingem o intestino delgado. A produção desse hormônio faz com que a musculatura da vesícula contraia e a bile seja secretada no intestino.
Papel na digestão
A bile é um líquido extremamente importante que atua na digestão de gorduras. Produzido pelo fígado, pode ficar armazenado na vesícula biliar por até 12 horas. Dessa maneira, a vesícula é um importante órgão que desempenha um papel importante, mesmo que indiretamente, no processo digestivo. Isso porque o armazenamento de bile faz com que a digestão de gorduras ocorra imediatamente, já que esse líquido pode ser liberado no intestino assim que a digestão se inicia.
Cálculos biliares
A colelitíase é o nome dado a presença de cálculos biliares, também chamado de pedra na vesícula. Essas pedras são depósitos de subprodutos da formação biliar em excesso, que se acumulam no interior da vesícula biliar em formatos esféricos e rígidos.
Sintomas
Cálculos biliares atingem entre 3 e 20% da população e os sintomas mais comuns dessa condição incluem dor no lado superior direito ou no meio do abdome, náuseas e icterícia (condição sob a qual a pele do paciente fica amarelada).
Causas
Os cálculos biliares podem ser formados por diversos motivos, dentre eles:
- idade avançada
- excesso de hormônios sexuais femininos
- obesidade
- resistência à insulina, etc.
Tratamentos
Recomenda-se a retirada da vesícula para tratar a ocorrência de cálculos. A não retirada desse órgão pode causar infecções mais graves posteriormente.
Inflamação da vesícula biliar
A inflamação da vesícula biliar é denominada colecistite e ocorre devido a obstrução de algum ducto do órgão, devido a presença de um ou mais cálculos biliares.
Sintomas
Os sintomas de colecistite são semelhantes aos observados na colelitíase, porém surgem com maior intensidade já que os cálculos podem obstruir os ductos. Algumas pessoas podem apresentar febre e dor intensa.
Causas e tratamentos
A causa da colecistite é a obstrução de um ducto da vesícula, geralmente causado pela presença de um cálculo biliar. O tratamento inclui a retirada da vesícula biliar a fim de evitar complicações futuras.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯