As vias respiratórias permitem que o ar entre e saia do corpo. Elas compreendem alguns órgãos e estruturas:
Cavidades nasais
São revestidas por um tecido rico em vasos sanguíneos que umedecem e aquecem o ar inalado. Também encontram-se aqui as células sensoriais responsáveis pelo olfato, que permitem a percepção dos cheiros.
Existem, ainda, pelos e células que produzem o muco, substância que dificulta a entrada de partículas e microrganismos no interior dos pulmões.
Faringe
Órgão em formato de tubo, compartilhado pelos sistemas respiratório e digestório. É responsável pela passagem de ar das cavidades nasais até a laringe.
Laringe
Órgão exclusivo do sistema respiratório que liga a faringe à traquéia. Na laringe, encontram-se as pregas vocais.
Em sua porção superior, existe uma válvula chamada epiglote. É responsável pelo fechamento da laringe durante a ingestão de alimentos. Quando a epiglote não se fecha totalmente, podem entrar alimentos na traquéia, ocasionando engasgamento e tosse.
Traquéia
Órgão constituído de anéis de cartilagem, tecido que permite sustentação. É responsável pela passagem do ar até os pulmões e se bifurca na extremidade inferior.
Brônquios
São dois tubos formados pela ramificação da porção inferior da traquéia. Cada brônquio penetra em um dos dois pulmões.
Os brônquios se ramificam em bronquíolos, que formam uma estrutura denominada árvore respiratória. Nos pulmões, os bronquíolos terminam em pequenas bolsas chamadas alvéolos pulmonares.
Os alvéolos são recobertos por uma rede de finos capilares sanguíneos. Neles, ocorre a troca de gases entre o ar atmosférico que chega até os pulmões e o sangue dos capilares.