Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Pulmão

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 26/9/2018

Introdução

Os pulmões são órgãos do sistema respiratório. Têm formato de cone irregular e, aproximadamente, 25 centímetros de altura. Estão dispostos na caixa toráxica, um ao lado do outro. A função dos pulmões é promover as trocas gasosas do organismo, oxigenando o sangue e eliminando dióxido de carbono.

Função

Os pulmões são responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue.
 Essas trocas são caracterizadas pela entrada de oxigênio na hemoglobina presente no sangue - e a consequente formação de oxiemoglobina, que oxigenará todas as células do organismo.


Durante as trocas de ar, também ocorre a liberação do gás carbônico (dióxido de carbono) do organismo. Esse gás é produzido ao se gerar energia nas células.
 

O processo de entrada e saída de ar dos pulmões se deve ao relaxamento e a contração do diafragma, que promove a inspiração e expiração do ar.

Funcionamento

O funcionamento dos pulmões pode ser dividido em duas etapas:

  • inspiração e transporte de oxigênio;
  • retirada do gás carbônico e expiração.
     

Abaixo dos pulmões existe um músculo denominado diafragma. Quando esse músculo se contrai, ele se abaixa, o que ocasiona um aumento no volume da caixa torácica e uma diminuição da sua pressão.


Essa diferença de pressão entre os pulmões e o meio externo faz com que o ar entre, ou seja, que aconteça a inspiração.
 
 Quando chega aos pulmões, o ar passa pelas ramificações dos bronquíolos, uma rede de vasos formados por diversas divisões. Esses vasos diminuem seu diâmetro a medida que se aproximam dos alvéolos.


Os alvéolos são estruturas que se enchem de ar e permitem a troca do oxigênio pelo gás carbônico, entregando oxigênio e recebendo gás dos capilares sanguíneos que os cercam.
 
 O gás carbônico, que foi liberado das células para os alvéolos, é liberado do organismo por meio da expiração, no momento em que o diafragma relaxa.


Com esse movimento do diafragma, a caixa torácica diminui de volume, o que ocasiona um aumento da pressão dentro dos pulmões. Com a diferença de pressão entre os pulmões e o meio externo, o ar é expelido no processo de expiração.
 
 Os movimentos respiratórios, embora possam ser controlados de maneira voluntária, acontecem de forma automática a todo tempo. É inerente ao organismo a tentativa de manter o fluxo de ar no corpo quando o indivíduo é impedido de respirar.


Os movimentos respiratórios são controlados pelo bulbo. O centro respiratório percebe as alterações do pH do sangue, que acontecem devido às diferenças na concentração de gás carbônico.

Anatomia

Os dois pulmões apresentam diferenças em sua anatomia.


  • Pulmão direito: tem tamanho maior, porém é um pouco mais curto, pois o diafragma é mais alto desse lado, de modo que o fígado possa se acomodar. O pulmão direito é dividido em três partes ou lobos. O lobo inferior é separado dos lobos médio e superior, enquanto o lobo superior também é separado do lobo médio.


  • Pulmão esquerdo: por sua vez, tem tamanho menor e é dividido em apenas dois lobos: um lobo superior e um lobo inferior.

Hilo

Na face interna de cada pulmão existe uma fenda denominada hilo pulmonar.
 
 

A região do hilo é formada pelos brônquios principais, pelas artérias e veias pulmonares, pelas artérias e veias bronquiais e pelos vasos linfáticos.

Pleura

Em sua região externa, cada pulmão é revestido por uma membrana serosa dupla, denominada pleura visceral.


Entre a pleura visceral e a membrana que reveste mais internamente a parede da cavidade torácica, existe uma cavidade onde pode ser encontrada, em pequena quantidade, um líquido lubrificante. Esse líquido reduz o atrito e a consequente resistência entre as pleuras, permitindo que estas deslizem uma sobre a outra no momento da respiração.
 

Ilustração dos pulmões humanos e sua divisão. É possível identificar a traquéia e os dois brônquios.Pulmões humanos e sua divisão.


Exercícios

Exercício 1
(UNESP/2016)

Na figura, uma demonstração feita com garrafa pet, tubos e balões de borracha simula o funcionamento do sistema respiratório humano.



Sobre o sistema respiratório humano e as estruturas que o representam na demonstração, é correto afirmar que:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...