As mitocôndrias são organelas essenciais para o processo de respiração celular, que ocorre na presença de oxigênio e permite a obtenção de energia. Responsáveis por esse importante processo, as mitocôndrias são organelas celulares dedicadas exclusivamente à respiração celular. A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular.
O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.
A molécula de glicose é quebrada em ácido pirúvico no citoplasma celular. Depois, é levado para a matriz mitocondrial, onde cada ácido pirúvico é oxidado, liberando CO2 (por isso chamado de “respiração” celular).
Após a oxidação completa do ácido pirúvico, a energia gerada é levada para as cristas mitocondriais, onde é armazenada na forma de ATP. Este, é secretado das mitocôndrias para o citoplasma e é utilizado nos processos metabólicos que necessitam de energia.
Os subprodutos gerados dessa síntese se ligam ao oxigênio e formam água. Esse processo dependente de oxigênio é conhecido como respiração aeróbica. Para mais detalhes, veja o processo detalhado de “Respiração Celular”.
Além de oxidar moléculas derivadas da glicose, as mitocôndrias também são responsáveis pela oxidação de ácidos graxos, também com intuito de gerar ATP.
Podem ser encontradas na ordem de dezenas e até centenas dentro de uma única célula. Isso depende da demanda energética que a célula necessita.
Geralmente, estão associadas aos microtúbulos do citoesqueleto, o que permite com que sejam transportadas de um ponto a outro da célula, de acordo com a necessidade energética eminente.