Em células procarióticas, todo o conteúdo intracelular delimitado pela membrana plasmática recebe o nome de citoplasma. Em células eucarióticas, o citoplasma é todo o conteúdo intracelular com exceção do núcleo celular.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Em células procarióticas, devido a ausência de organelas membranosas e envoltório nuclear, o conteúdo citoplasmático não é dividido em grupos específicos.
Há apenas a região com maior predominância de material genético (nucleóide), ribossomos para a síntese protéica e o restante das macromoléculas suspensas no fluido citoplasmático.
Os estudos iniciais em citologia eucariótica sugeriram que a célula é formada por:
Porém, atualmente já se sabe que o citoplasma é muito mais complexo. É composto por mais elementos, além do fluido.
Os componentes citoplasmáticos de uma célula eucariótica podem ser divididos em até três estruturas:
O citosol ocupa, aproximadamente, 70% do volume de uma célula animal. É composto principalmente por água, além de proteínas, sais minerais dissolvidos, moléculas orgânicas e complexos insolúveis que recebem o nome de inclusões.
Essas inclusões, embora insolúveis, encontram-se suspensas no citosol. São armazenadas para processos metabólicos posteriores, como o glicogênio, em animais e fungos, que funciona como reserva de carboidratos.
Em muitas células, o citosol é, portanto, o maior compartimento único. Contém um grande número de moléculas grandes e pequenas, dissolvidas e suspensas.
Essas moléculas, por estarem tão associadas ao líquido, fazem com que ele se comporte mais como um gel à base de água, do que como uma solução propriamente líquida. Por isso, também é correto dizer que o citosol é uma "massa gelatinosa".
Em células vegetais, o volume do citosol é menor, devido à presença de grandes vacúolos para armazenamento de água e moléculas diversas.
O citoplasma celular está relacionado a vários processos do metabolismo celular:
A conformação citoplasmática também sofre alterações, dependendo da região celular em que se encontra.
A região mais próxima da membrana plasmática e mais distante do núcleo e das organelas é conhecida como periferia celular. Nessa região, o citosol possui uma grande concentração de compostos e macromoléculas suspensas, o que faz com que ele tome uma característica mais viscosa.
Em alguns livros, o citosol periférico que possui essa característica gelatinosa recebe o nome de ectoplasma.
A região celular próxima do núcleo e das organelas - e onde ocorre a maioria dos processos metabólicos - é chamada de região central.
Devido à grande necessidade de transporte de substâncias e de mobilidade de complexos e organelas, o citosol na região central é mais fluido. Assim, recebe o nome de endoplasma. Esse citosol contém, predominantemente, água e moléculas dissolvidas, dando uma característica mais líquida ao citosol, o que facilita o transporte de substâncias.
Por fim, é importante ressaltar que o citoplasma não é estático em uma célula. O interior celular está em constante movimento.
O citoesqueleto promove, continuamente, tensão, afastamento e aproximação de seus filamentos (geralmente os microfilamentos de Actina), de modo que o citosol se movimente em um fluxo contínuo, chamado de ciclose.
A ciclose permite que conteúdos celulares suspensos possam ser enviados para outros pontos celulares, assim como facilita no transporte de organelas, como lisossomos e vesículas secretoras.
O citoplasma celular é composto por organelas dispersas numa solução aquosa denominada citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula.
Das funções que a água desempenha no citosol, qual não está correta?