Citoplasma: o que é, função, estrutura e características

William Mira Publicado por William Mira
 -  Última atualização: 24/7/2023

Em células procarióticas, todo o conteúdo intracelular delimitado pela membrana plasmática recebe o nome de citoplasma. Em células eucarióticas, o citoplasma é todo o conteúdo intracelular com exceção do núcleo celular.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Células procarióticas

Em células procarióticas, devido a ausência de organelas membranosas e envoltório nuclear, o conteúdo citoplasmático não é dividido em grupos específicos.

Há apenas a região com maior predominância de material genético (nucleóide), ribossomos para a síntese protéica e o restante das macromoléculas suspensas no fluido citoplasmático.

Células eucarióticas

Os estudos iniciais em citologia eucariótica sugeriram que a célula é formada por:

• membrana plasmática: delimita todo o volume celular;
  • núcleo: armazena o material genético;
  • citoplasma: fluido viscoso que preenche todo o conteúdo intracelular, com exceção do núcleo, que é preenchido pelo nucleoplasma.

Porém, atualmente já se sabe que o citoplasma é muito mais complexo. É composto por mais elementos, além do fluido.

Os componentes citoplasmáticos de uma célula eucariótica podem ser divididos em até três estruturas:

• Citoplasma Figurado: composto por todas as organelas celulares;
  • Citoesqueleto: desempenha papel estrutural e auxilia na organização e na movimentação celular;
  • Hialoplasma ou Citosol: líquido viscoso e predominantemente homogêneo. Preenche o conteúdo intracelular e o espaço entre as organelas.

Citosol

O citosol ocupa, aproximadamente, 70% do volume de uma célula animal. É composto principalmente por água, além de proteínas, sais minerais dissolvidos, moléculas orgânicas e complexos insolúveis que recebem o nome de inclusões.

Essas inclusões, embora insolúveis, encontram-se suspensas no citosol. São armazenadas para processos metabólicos posteriores, como o glicogênio, em animais e fungos, que funciona como reserva de carboidratos.

Em muitas células, o citosol é, portanto, o maior compartimento único. Contém um grande número de moléculas grandes e pequenas, dissolvidas e suspensas.

Essas moléculas, por estarem tão associadas ao líquido, fazem com que ele se comporte mais como um gel à base de água, do que como uma solução propriamente líquida. Por isso, também é correto dizer que o citosol é uma "massa gelatinosa".

Em células vegetais, o volume do citosol é menor, devido à presença de grandes vacúolos para armazenamento de água e moléculas diversas.

Metabolismo celular

O citoplasma celular está relacionado a vários processos do metabolismo celular:

• É nos compartimentos celulares internos onde ocorre a maior parte das atividades celulares, devido as organelas presentes;
  • O citoesqueleto promove a sustentação e organização celular, dá forma e auxilia na movimentação celular.
  • O citosol promove a difusão para reações químicas, servindo de meio para vários processos metabólicos, como a primeira fase da "Respiração Celular". Esse processo é chamado de glicólise, em que uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. Além disso, movimenta o conteúdo interno da célula e serve de local de armazenamento para substâncias químicas essenciais para a vida celular, como sais minerais, pequenos complexos lipídicos e protéicos etc.

Periferia celular e Região central

A conformação citoplasmática também sofre alterações, dependendo da região celular em que se encontra.

A região mais próxima da membrana plasmática e mais distante do núcleo e das organelas é conhecida como periferia celular. Nessa região, o citosol possui uma grande concentração de compostos e macromoléculas suspensas, o que faz com que ele tome uma característica mais viscosa.

Em alguns livros, o citosol periférico que possui essa característica gelatinosa recebe o nome de ectoplasma.

A região celular próxima do núcleo e das organelas - e onde ocorre a maioria dos processos metabólicos - é chamada de região central.

Devido à grande necessidade de transporte de substâncias e de mobilidade de complexos e organelas, o citosol na região central é mais fluido. Assim, recebe o nome de endoplasma. Esse citosol contém, predominantemente, água e moléculas dissolvidas, dando uma característica mais líquida ao citosol, o que facilita o transporte de substâncias.

Ciclose

Por fim, é importante ressaltar que o citoplasma não é estático em uma célula. O interior celular está em constante movimento.

O citoesqueleto promove, continuamente, tensão, afastamento e aproximação de seus filamentos (geralmente os microfilamentos de Actina), de modo que o citosol se movimente em um fluxo contínuo, chamado de ciclose.

A ciclose permite que conteúdos celulares suspensos possam ser enviados para outros pontos celulares, assim como facilita no transporte de organelas, como lisossomos e vesículas secretoras.

A célula animal é composta por uma membrana plasmática, núcleo celular e citoplasma. Este último é composto por citoesqueleto, organelas (citoplasma figurado) e fluido gelatinoso citosol.A célula animal é composta por uma membrana plasmática, núcleo celular e citoplasma. Este último é composto por citoesqueleto, organelas e fluido gelatinoso citosol.

PUC-RS/2001

O citoplasma celular é composto por organelas dispersas numa solução aquosa denominada citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula.

Das funções que a água desempenha no citosol, qual não está correta?

A Participa no equilíbrio osmótico.
B Catalisa reações químicas.
C Atua como solvente universal.
D Participa de reações de hidrólise.
E Participa no transporte de moléculas.