Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Citoplasma

William Mira
Publicado por William Mira
Última atualização: 18/9/2018

Introdução

Em células procarióticas, todo o conteúdo intracelular delimitado pela membrana plasmática recebe o nome de citoplasma. Em células eucarióticas, o citoplasma é todo o conteúdo intracelular com exceção do núcleo celular.

Células procarióticas

Em células procarióticas, devido a ausência de organelas membranosas e envoltório nuclear, o conteúdo citoplasmático não é dividido em grupos específicos.

Há apenas a região com maior predominância de material genético (nucleóide), ribossomos para a síntese protéica e o restante das macromoléculas suspensas no fluido citoplasmático.

Células eucarióticas

Os estudos iniciais em citologia eucariótica sugeriram que a célula é formada por:

  • membrana plasmática: delimita todo o volume celular;
  • núcleo: armazena o material genético;
  • citoplasma: fluido viscoso que preenche todo o conteúdo intracelular, com exceção do núcleo, que é preenchido pelo nucleoplasma.

Porém, atualmente já se sabe que o citoplasma é muito mais complexo. É composto por mais elementos, além do fluido.

Os componentes citoplasmáticos de uma célula eucariótica podem ser divididos em até três estruturas:

  • Citoplasma Figurado: composto por todas as organelas celulares;
  • Citoesqueleto: desempenha papel estrutural e auxilia na organização e na movimentação celular;
  • Hialoplasma ou Citosol: líquido viscoso e predominantemente homogêneo. Preenche o conteúdo intracelular e o espaço entre as organelas.

Citosol

O citosol ocupa, aproximadamente, 70% do volume de uma célula animal. É composto principalmente por água, além de proteínas, sais minerais dissolvidos, moléculas orgânicas e complexos insolúveis que recebem o nome de inclusões.

Essas inclusões, embora insolúveis, encontram-se suspensas no citosol. São armazenadas para processos metabólicos posteriores, como o glicogênio, em animais e fungos, que funciona como reserva de carboidratos.

Em muitas células, o citosol é, portanto, o maior compartimento único. Contém um grande número de moléculas grandes e pequenas, dissolvidas e suspensas.

Essas moléculas, por estarem tão associadas ao líquido, fazem com que ele se comporte mais como um gel à base de água, do que como uma solução propriamente líquida. Por isso, também é correto dizer que o citosol é uma "massa gelatinosa".

Em células vegetais, o volume do citosol é menor, devido à presença de grandes vacúolos para armazenamento de água e moléculas diversas.

Metabolismo celular

O citoplasma celular está relacionado a vários processos do metabolismo celular:

  • É nos compartimentos celulares internos onde ocorre a maior parte das atividades celulares, devido as organelas presentes;
  • O citoesqueleto promove a sustentação e organização celular, dá forma e auxilia na movimentação celular.
  • O citosol promove a difusão para reações químicas, servindo de meio para vários processos metabólicos, como a primeira fase da "Respiração Celular". Esse processo é chamado de glicólise, em que uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. Além disso, movimenta o conteúdo interno da célula e serve de local de armazenamento para substâncias químicas essenciais para a vida celular, como sais minerais, pequenos complexos lipídicos e protéicos etc.

Periferia celular e Região central

A conformação citoplasmática também sofre alterações, dependendo da região celular em que se encontra.

A região mais próxima da membrana plasmática e mais distante do núcleo e das organelas é conhecida como periferia celular. Nessa região, o citosol possui uma grande concentração de compostos e macromoléculas suspensas, o que faz com que ele tome uma característica mais viscosa.

Em alguns livros, o citosol periférico que possui essa característica gelatinosa recebe o nome de ectoplasma.

A região celular próxima do núcleo e das organelas - e onde ocorre a maioria dos processos metabólicos - é chamada de região central.

Devido à grande necessidade de transporte de substâncias e de mobilidade de complexos e organelas, o citosol na região central é mais fluido. Assim, recebe o nome de endoplasma. Esse citosol contém, predominantemente, água e moléculas dissolvidas, dando uma característica mais líquida ao citosol, o que facilita o transporte de substâncias.

Ciclose

Por fim, é importante ressaltar que o citoplasma não é estático em uma célula. O interior celular está em constante movimento.

O citoesqueleto promove, continuamente, tensão, afastamento e aproximação de seus filamentos (geralmente os microfilamentos de Actina), de modo que o citosol se movimente em um fluxo contínuo, chamado de ciclose.

A ciclose permite que conteúdos celulares suspensos possam ser enviados para outros pontos celulares, assim como facilita no transporte de organelas, como lisossomos e vesículas secretoras.

A célula animal é composta por uma membrana plasmática, núcleo celular e citoplasma. Este último é composto por citoesqueleto, organelas (citoplasma figurado) e fluido gelatinoso citosol.A célula animal é composta por uma membrana plasmática, núcleo celular e citoplasma. Este último é composto por citoesqueleto, organelas e fluido gelatinoso citosol.


Exercícios

Exercício 1
(PUC-RS/2001)

O citoplasma celular é composto por organelas dispersas numa solução aquosa denominada citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula.

Das funções que a água desempenha no citosol, qual não está correta?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...

Veja também

BIOLOGIA
Célula
Célula
BIOLOGIA
Citoesqueleto
Citoesqueleto
BIOLOGIA
Código Genético e Síntese de Proteína
Código Genético e Síntese de Proteína
BIOLOGIA
Cromossomos
Cromossomos
BIOLOGIA
DNA - Ácido Desoxirribonucleico
DNA - Ácido Desoxirribonucleico
BIOLOGIA
Eucariontes
Eucariontes
BIOLOGIA
Fermentação
Fermentação
BIOLOGIA
Fotossíntese
Fotossíntese
BIOLOGIA
Genoma
Genoma
BIOLOGIA
Meiose
Meiose
BIOLOGIA
Mitocôndria
Mitocôndria
BIOLOGIA
Mutação Genética
Mutação Genética
BIOLOGIA
Respiração Celular
Respiração Celular
BIOLOGIA
Ribossomos
Ribossomos
BIOLOGIA
RNA - Ácido Ribonucleico
RNA - Ácido Ribonucleico