Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Eucariontes

William Mira
Publicado por William Mira
Última atualização: 19/9/2018

Introdução

As células eucarióticas ou eucélulas são consideradas mais complexas quando comparadas com as células procarióticas. Os indivíduos dotados de células eucarióticas são chamados de eucariontes ou eucariotos e compõem a maioria dos reinos existentes. Os fungosprotozoários, animais e vegetais são os organismos dotados de células eucarióticas.

A principal característica das células eucarióticas é a presença de um núcleo definido separando o DNA do restante dos componentes celulares. A presença desse núcleo bem definido dá o nome para a célula, já que a palavra eukarya vem do grego e significa "núcleo verdadeiro".

Teorias evolutivas atuais propõem que o surgimento das células eucarióticas se deu por um processo de diferenciação das próprias células procarióticas, que aumentaram seu tamanho e possivelmente dobraram suas membranas formando invaginações internas que posteriormente deram origem às organelas celulares.

Também é possível que essas células, durante o seu processo de aperfeiçoamento, tenham englobado outros organismos menores, mantendo-os dentro do conteúdo celular sem sofrerem digestão, estabelecendo assim uma relação de simbiose. Essa é a Teoria da Endossimbiose que caracteriza o surgimento das organelas de material genético próprio como as mitocôndrias e cloroplastos.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Características

Como já foi mencionado, as células eucarióticas são mais complexas e organizadas que as células procarióticas, possuindo uma membrana, chamada carioteca, que separa o DNA do restante do material genético, formando um "núcleo verdadeiro".

Além da presença do núcleo celular, o próprio DNA eucariótico apresenta diferença quando comparado com o procariótico. O DNA eucarioto não é circular, mas sim linear e se encontra sempre associado a proteínas enoveladoras chamadas histonas.

As histonas funcionam como verdadeiros carretéis onde a fita de DNA se enrola para formar uma molécula mais condensada, chamada de cromossomo, e muito importante nos processos de divisão celular.

As células eucarióticas possuem também diversas organelas citoplasmáticas formando verdadeiros compartimentos intracelulares com funções específicas, o que deixa a célula muito mais organizada que a célula procariótica.

Essas organelas citoplasmáticas podem ser membranosas ou não, isto é, possuir membrana delimitando sua região, como é o caso do Complexo Golgiense, por exemplo.

O ribossomo é um exemplo de organela não membranosa que está presente tanto em eucariontes quanto em procariontes, embora tenha um tamanho menor em procariontes.

As células eucarióticas também podem formar aglomerados para gerar tecidos e órgãos que constituem os organismos pluricelulares (constituídos de mais de uma célula).

Características das células eucarióticas:

  • Até cinquenta vezes maior que uma célula procariótica;
  • Presença de carioteca delimitando o núcleo nelular;
  • DNA linear e associado a histonas;
  • Organelas citoplasmáticas formando compartimentos celulares.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Organelas Citoplasmáticas

Ribossomos

Geralmente encontrado associado ao retículo endoplasmático rugoso nos organismos eucariontes, sua função é a síntese de proteínas.

Centríolos

Organela de forma cilíndrica que auxilia na divisão celular e na movimentação celular formando os fusos mitóticos e estruturas como cílios e flagelos.

Retículo Endoplasmático

Espécie de rede composta por "sacos e tubos", com função de transporte e armazenamento de substâncias. É dividido em retículo endoplasmático rugoso (transporte e armazenamento de proteínas) e retículo endoplasmático liso (transporte e armazenamento de lipídios).

Complexo Golgiense

Semelhante a sacos empilhados e achatados, sua função principal é a secreção celular

Lisossomos

Pequenas bolsas membranosas especializadas em digestão celular.

Peroxissomos

Organela também semelhante a bolsas, contendo enzimas em seu interior que possui a função de oxidar moléculas celulares, degradar lipídios e destruírem moléculas tóxicas.

Glioxissomos

Organelas presentes em fungos, protozoários e vegetais, sua função é a de converter lipídios em reserva de carboidratos

Vacúolos

Grandes estruturas de armazenamento, abundantes em células vegetais.

Plastos

Organelas presentes em células vegetais e em células de algas. Podem ser divididos em três grupos:

  • Cloroplastos: Responsáveis por realizar o processo de fotossíntese.
  • Cromoplastos: Auxiliam os cloroplastos na fotossíntese.
  • Leucoplastos: Possuem função de armazenamento de substâncias

Mitocôndrias

Presente em células eucarióticas de modo geral, sua função é a de sintetizar ATP através do processo de respiração celular.

Célula Animal x Célula Vegetal

Tanto os animais quanto os vegetais são compostos de células eucarióticas, o que diferencia essas duas células é a presença ou ausência de determinadas organelas ou envoltórios celulares.

As células vegetais possuem, além da membrana plasmática, uma parede celular composta predominantemente por celulose, além de grandes reservatórios na forma de vacúolos e organelas citoplasmáticas, como os plastos (cloroplastos principalmente) e os glioxissomos.

As células animais não possuem nenhum desses componentes, sendo, portanto, uma célula mais frágil e fácil de ser quebrada (devido à ausência de parede celular) e heterótrofa, pois não possui cloroplastos para realizar a fotossíntese e gerar matéria orgânica para a célula.

Célula Animal.Célula Animal.

Célula Vegetal.Célula Vegetal.


Exercícios

Exercício 1
(UFAL)

Uma célula é classificada como eucariótica se contiver: 

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...

Veja também

BIOLOGIA
Algas
Algas
BIOLOGIA
Briófitas
Briófitas
BIOLOGIA
Célula
Célula
BIOLOGIA
Citoesqueleto
Citoesqueleto
BIOLOGIA
Citoplasma
Citoplasma
BIOLOGIA
Código Genético e Síntese de Proteína
Código Genético e Síntese de Proteína
BIOLOGIA
Cromossomos
Cromossomos
BIOLOGIA
DNA - Ácido Desoxirribonucleico
DNA - Ácido Desoxirribonucleico
BIOLOGIA
Fermentação
Fermentação
BIOLOGIA
Fotossíntese
Fotossíntese
BIOLOGIA
Fungos
Fungos
BIOLOGIA
Genoma
Genoma
BIOLOGIA
Meiose
Meiose
BIOLOGIA
Mitocôndria
Mitocôndria
BIOLOGIA
Mutação Genética
Mutação Genética
BIOLOGIA
Respiração Celular
Respiração Celular
BIOLOGIA
Ribossomos
Ribossomos
BIOLOGIA
RNA - Ácido Ribonucleico
RNA - Ácido Ribonucleico