Célula eucarionte é uma célula com núcleo definido, contendo seu DNA dentro de uma membrana nuclear. Diferencia-se das procariontes pela complexidade e presença de organelas membranosas, como mitocôndrias e cloroplastos. Encontradas em animais, plantas, fungos e protistas, possuem estruturas especializadas para funções específicas, permitindo maior eficiência e especialização celular.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Eucariontes são células com núcleo definido, envolto por membrana, diferenciando-se das procariontes, sem núcleo delimitado. Possuem organelas membranosas como mitocôndrias e cloroplastos. Alguns exemplos incluem animais, plantas, fungos e protozoários.
As células eucarióticas ou eucélulas são consideradas mais complexas quando comparadas com as células procarióticas. Os indivíduos dotados de células eucarióticas são chamados de eucariontes ou eucariotos e compõem a maioria dos reinos existentes. Os fungos, protozoários, animais e vegetais são os organismos dotados de células eucarióticas.
A principal característica das células eucarióticas é a presença de um núcleo definido separando o DNA do restante dos componentes celulares. A presença desse núcleo bem definido dá o nome para a célula, já que a palavra eukarya vem do grego e significa "núcleo verdadeiro".
Teorias evolutivas atuais propõem que o surgimento das células eucarióticas se deu por um processo de diferenciação das próprias células procarióticas, que aumentaram seu tamanho e possivelmente dobraram suas membranas formando invaginações internas que posteriormente deram origem às organelas celulares.
Também é possível que essas células, durante o seu processo de aperfeiçoamento, tenham englobado outros organismos menores, mantendo-os dentro do conteúdo celular sem sofrerem digestão, estabelecendo assim uma relação de simbiose. Essa é a Teoria da Endossimbiose que caracteriza o surgimento das organelas de material genético próprio como as mitocôndrias e cloroplastos.
Como já foi mencionado, as células eucarióticas são mais complexas e organizadas que as células procarióticas, possuindo uma membrana, chamada carioteca, que separa o DNA do restante do material genético, formando um "núcleo verdadeiro".
Além da presença do núcleo celular, o próprio DNA eucariótico apresenta diferença quando comparado com o procariótico. O DNA eucarioto não é circular, mas sim linear e se encontra sempre associado a proteínas enoveladoras chamadas histonas.
As histonas funcionam como verdadeiros carretéis onde a fita de DNA se enrola para formar uma molécula mais condensada, chamada de cromossomo, e muito importante nos processos de divisão celular.
As células eucarióticas possuem também diversas organelas citoplasmáticas formando verdadeiros compartimentos intracelulares com funções específicas, o que deixa a célula muito mais organizada que a célula procariótica.
Essas organelas citoplasmáticas podem ser membranosas ou não, isto é, possuir membrana delimitando sua região, como é o caso do Complexo Golgiense, por exemplo.
O ribossomo é um exemplo de organela não membranosa que está presente tanto em eucariontes quanto em procariontes, embora tenha um tamanho menor em procariontes.
As células eucarióticas também podem formar aglomerados para gerar tecidos e órgãos que constituem os organismos pluricelulares (constituídos de mais de uma célula).
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
As organelas citoplasmáticas são estruturas especializadas dentro das células que executam funções específicas necessárias para a sobrevivência e funcionamento celular.
Geralmente encontrado associado ao retículo endoplasmático rugoso nos organismos eucariontes, sua função é a síntese de proteínas.
Organela de forma cilíndrica que auxilia na divisão celular e na movimentação celular formando os fusos mitóticos e estruturas como cílios e flagelos.
Espécie de rede composta por "sacos e tubos", com função de transporte e armazenamento de substâncias. É dividido em retículo endoplasmático rugoso (transporte e armazenamento de proteínas) e retículo endoplasmático liso (transporte e armazenamento de lipídios).
Semelhante a sacos empilhados e achatados, sua função principal é a secreção celular
Pequenas bolsas membranosas especializadas em digestão celular.
Organela também semelhante a bolsas, contendo enzimas em seu interior que possui a função de oxidar moléculas celulares, degradar lipídios e destruírem moléculas tóxicas.
Organelas presentes em fungos, protozoários e vegetais, sua função é a de converter lipídios em reserva de carboidratos
Grandes estruturas de armazenamento, abundantes em células vegetais.
Organelas presentes em células vegetais e em células de algas. Podem ser divididos em três grupos:
Presente em células eucarióticas de modo geral, sua função é a de sintetizar ATP através do processo de respiração celular.
Tanto os animais quanto os vegetais são compostos de células eucarióticas, o que diferencia essas duas células é a presença ou ausência de determinadas organelas ou envoltórios celulares.
As células vegetais possuem, além da membrana plasmática, uma parede celular composta predominantemente por celulose, além de grandes reservatórios na forma de vacúolos e organelas citoplasmáticas, como os plastos (cloroplastos principalmente) e os glioxissomos.
As células animais não possuem nenhum desses componentes, sendo, portanto, uma célula mais frágil e fácil de ser quebrada (devido à ausência de parede celular) e heterótrofa, pois não possui cloroplastos para realizar a fotossíntese e gerar matéria orgânica para a célula.
Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.
Uma célula é classificada como eucariótica se contiver: