Nos eucariontes, o DNA é armazenado no núcleo celular, possui segmento linear e está distribuído em grupos diferentes de múltiplos cromossomos quando associados a proteínas de empacotamento.
Na interfase, período em que a célula não está se dividindo, o DNA toma a forma de cromatina com duas porções bem distintas:
- Heterocromatina: parte inativa do DNA e que é enovelada nas histonas. Possui genes ou trechos do DNA que não são importantes para a célula da qual ele faz parte.
- Eucromatina: parte ativa do DNA celular. Contém genes que são responsáveis pelo metabolismo da célula da qual faz parte.
Um exemplo é o gene responsável pela síntese de melanina. A melanina é importante para as células epiteliais da pele. Nessas células, esse gene faz parte da eucromatina. Porém, nas células beta-pancreáticas, responsáveis pela síntese de insulina, esse gene não é importante, sendo então enovelado nas histonas e tornando-se parte da heterocromatina.
Cada cromossomo possui estrutura bem definida, com porções que desempenham funções específicas que garantem o preparo do DNA para a etapa de divisão celular.
Todo cromossomo é composto por uma região de maior enovelamento do DNA, chamada de centrômero - ou de região de constrição primária.
Projetando-se do centrômero, estão os braços dos cromossomos, chamados de cromátides. Na extremidade de alguns braços, após uma segunda região de maior enovelamento (constrição secundária), encontra-se a região SAT, também chamada de telômero.
Os telômeros conferem proteção e estabilidade ao cromossomo frente à degradação e à replicação.
Representação de um cromossomo
Quando encontrado nas fases iniciais da interfase ou após a anáfase da mitose, o cromossomo pode ser simples, contendo apenas dois braços. Agora, quando encontrado após a fase S da interfase, o cromossomo torna-se composto.
Na fase S, o DNA duplica seu material genético. Esse processo é conhecido como replicação.
Dessa forma, o cromossomo composto contém quatro braços. Dois desses braços são a cópia exata dos outros dois, unidos pelo centrômero e tomando a forma de um X.
Quanto à posição do centrômero, os cromossomos podem ser divididos em:
- Metacêntrico: centrômero localizado no centro do cromossomo, fazendo com que os braços possuam o mesmo tamanho;
- Submetacêntrico: centrômero deslocado próximo à região mediana. Os braços ficam em tamanhos desiguais;
- Acrocêntrico: centrômero próximo de uma das extremidades do cromossomo. Os braços possuem grande diferença de tamanho entre um e outro;
- Telocêntrico: centrômero localizado em uma das extremidades, possuindo metade dos braços que cromossomos metacêntricos têm na mesma fase do ciclo celular.
Tipos de cromossomos quanto à posição do centrômero