Proteção física
Uma das funções da pele é a proteção física contra atritos, invasões parasitas e choques mecânicos. Para isso, a epiderme secreta proteínas e lipídios, enquanto a derme deposita proteínas resistentes, como a elastina e os colágenos.
Uma outra maneira de proteção da pele é através da melanina, produzida nos melanócitos. Ela é responsável por proteger o corpo contra a radiação, principalmente UV, advinda em sua maioria da luz solar.
Proteção da desidratação
Outra importante função da pele, e de extrema importância, é a proteção contra a desidratação, já que a desidratação excessiva pode levar a morte.
Essa proteção ocorre por dois mecanismos:
-
Tight Junctionsedesmossomas: junções celulares que tornam a pele coesa o suficiente;
-
Membrana lipídica: impede que a água evapore do corpo.
Regulação da temperatura corporal
Diversos mecanismos da pele são capazes de atuar regulando a temperatura corporal:
- Para maximizar ou minimizar as perdas de calor, os vasos sanguíneos localizados abaixo da pele, se contraem (no frio) e se dilatam (no calor).
- Além disso, os folículos pilosos têm músculos que no frio aprisionam ar junto à pele. Esse ar diminui as trocas de calor entre o corpo e o meio externo.
- As glândulas sudoríparas também atuam na regulação da temperatura. O líquido aquoso que elas secretam auxilia na diminuição da temperatura corporal.
- Por fim, existe ainda a presença de tecido adiposo (gordura), abaixo da pele. Essa gordura é capaz de reter calor, já que a gordura é uma má condutora de calor.
Órgão imunitário
A pele também desempenha papel no sistema imunitário. Diversos tipos de leucócitos são abrigados por ela. Existem, por exemplo, linfócitos - capazes de regular a resposta imunitária do corpo e desenvolver respostas específicas.
Além disso, há outras células que contém antígenos, o que as torna capazes de recolher possíveis invasores e levá-los até gânglios linfáticos.
Funções metabólicas
As funções metabólicas desempenhadas pela pele são muito importantes. Para que o cálcio seja metabolizado no organismo humano, é essencial a presença da vitamina D. Essa vitamina, porém, só é fabricada a partir de uma reação que depende diretamente da luz solar recebida pela pele.
Como órgão dos sentidos
Por fim, a pele atua como órgão sensorial pelo sentido do tato. Nela, podem ser encontradas diversas terminações nervosas, tanto soltas quanto ligadas a órgãos sensoriais específicos.
É na pele que são captados sinais sensitivos como as percepções de temperatura, de movimento e de pressão. Em razão dessa sensibilidade, a pele se torna um órgão bastante importante na função sexual.