A pentose é um açúcar composto por cinco átomos de carbono ligados, formando uma cadeia fechada.
Os açúcares presentes nos ácidos nucléicos possuem, assim como o fosfato, função estrutural. Ligam-se ao fosfato para formar a cadeia de nucleotídeos. Além de se ligar à molécula de fosfato, a pentose se liga, também, com a base nitrogenada.
São duas pentoses diferentes que constituem os ácidos nucléicos. Então, são utilizadas como forma de diferenciá-los. Essas pentoses são o DNA e o RNA.
O DNA possui desoxirribose na sua cadeia, enquanto que o RNA possui ribose na pentose. A diferença entre esses componentes é a presença de um átomo de oxigênio. Isso já é o bastante para diferenciar DNA de RNA, mas também há outras características específicas.
Moléculas de Ribose e Desoxirribose
DNA
O Ácido Desoxirribonucléico (ADN), também chamado de DNA, fica armazenado no núcleo celular dos eucariotos ou na região de nucleóide dos procariotos. Também está presente em algumas organelas, como mitocôndrias e cloroplastos.
A estrutura do DNA é altamente conservada entre os organismos, inclusive com longos trechos idênticos. É formado por duas cadeias de nucleotídeos, pareadas em posições opostas, e por ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.
Essa conservação da molécula está relacionada à sua função: armazenar informações genéticas. As informações genéticas são determinadas através da sequência de bases contidas em uma fita.
Além de armazenar as informações genéticas, o DNA também é responsável por transmitir essa informação genética para os descendentes. Essa característica hereditária do DNA garante com que indivíduos passem suas características genéticas para os descendentes.
Antes do processo de divisão celular, o DNA presente em uma célula precisa ser duplicado, através do processo de replicação.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
RNA
O Ácido Ribonucléico (ARN ou RNA) é, assim como o DNA, composto por nucleotídeos.
Pode ser encontrado tanto no núcleo celular como no citoplasma dos eucariotos, assim como nas organelas detentoras de DNA próprio, como as mitocôndrias e cloroplastos. Nos procariotos, pode ser encontrado em todo o conteúdo interno celular.
A molécula de RNA, embora seja composta por nucleotídeos, assim como a molécula de DNA, é mais simples e menor. Os nucleotídeos do RNA, além da pentose e da uracila exclusiva, se dispõem como uma fita simples, não estabelecendo ligações de hidrogênio entre as bases.
A função do RNA é mediar a síntese protéica, controlando a expressão gênica e levando as informações contidas nos genes para a maquinaria de síntese, que está contida nos ribossomos, fora do núcleo celular em organismos eucarióticos.
Para isso, são formados três tipos de RNAs que se assemelham quanto a estrutura química, mas se diferem quanto à função:
-
RNAr: é chamado de RNA ribossômico e possuem a função de ativar as subunidades dos ribossomos na região de nucléolo nos eucariotos;
-
RNAm: é o RNA mensageiro que possui função de transportar a informação para síntese protéica contida no DNA;
-
RNAt,: chamado RNA transportador, assim que é sintetizado, percorre o citoplasma em busca de aminoácidos que constituirão as proteínas a serem sintetizadas nos ribossomos.
O processo de síntese dos RNAs é chamado de transcrição e utiliza como base a molécula de DNA.