Organelas celulares são estruturas especializadas presentes no citoplasma das células eucariontes, ou seja, aquelas que possuem um núcleo definido por uma membrana nuclear. Essas organelas têm funções específicas que ajudam a célula a desempenhar seus papéis vitais. Cada tipo de organela tem uma estrutura particular e uma função definida no contexto celular.
Aqui está uma lista de algumas das principais organelas e suas funções:
Núcleo:
Mitocôndrias:
Retículo Endoplasmático (RE):
Aparelho de Golgi:
Lisossomos:
Peroxissomos:
Ribossomos:
Citoesqueleto:
Cloroplastos (em células vegetais):
Vacúolo Central (em células vegetais):
A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.
Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?