Saiba quais são os ácidos mais conhecidos e em que são aplicados.
Ácido sulfúrico (H2SO4)
Na forma pura, é encontrado no estado líquido. É incolor, tóxico, corrosivo, muito solúvel em água, e é nocivo em caso de inalação, contato com a pele ou ingestão, podendo causar irritação e queimaduras.
Quando diluído, a solução é considerada um ácido forte e não possui poder desidratante. Porém, quando é concentrado, apresenta um acentuado poder desidratante.
O consumo industrial de ácido sulfúrico constitui um importante indicador do desenvolvimento industrial do país. É muito utilizado nas baterias de automóveis e na produção de fertilizantes, corantes, papel, fibras de rayon, medicamentos, tintas, explosivos, inseticidas e outros ácidos, como o ácido nítrico e fosfórico.
Também é usado nas indústrias petroquímicas no refino de petróleo e como decapante de ferro e aço. Além disso, transforma açúcar (C12H22O11) em carvão.
Ácido clorídrico (HCl)
Comercialmente conhecido como ácido muriático, é um ácido inorgânico forte, líquido, incolor ou levemente amarelado, volátil, não inflamável, tóxico e corrosivo. Na forma pura, HCl é um gás conhecido como cloreto de hidrogênio ou gás clorídrico.
Este ácido é um dos principais componentes do suco gástrico presente em nosso estômago e auxilia na digestão dos alimentos. É usado na limpeza e galvanização de metais, removendo a ferrugem dos equipamentos.
Também se utiliza esse ácido no curtimento de couros, na produção de colas, tintas e corantes, na formação de haletos orgânicos, como o cloreto de metila, na hidrólise de amidos e proteínas pelas indústrias alimentícias e na extração de petróleo, dissolvendo as rochas e facilitando o seu fluxo até a superfície.
O ácido muriático é muito aplicado na limpeza de pisos, azulejos, paredes de pedras e superfícies metálicas antes do processo de soldagem.
Ácido muriático.
Ácido nítrico (HNO3)
É um ácido forte, inodoro e possui aparência viscosa. É incolor quando puro, mas adquire coloração amarelada à medida que envelhece, devido à decomposição do ácido em óxidos de nitrogênio e água.
É muito volátil, forte oxidante, corrosivo e miscível em água. O ácido nítrico é usado pela indústria química em processos de nitrificação de compostos orgânicos e na fabricação de dinamite, fertilizantes agrícolas, salitre, celuloses, vernizes, seda artificial, fibras sintéticas, nylon, galvanoplastia, etc.
Materiais explosivos TNT
Ácido fluorídrico (HF)
Trata-se de um líquido incolor e fumegante, de odor penetrante. Ao entrar em contato com a pele, causa queimaduras e ainda pode penetrá-la, atacando o cálcio dos ossos, o que pode enfraquecê-los e, até mesmo, corroê-los.
O ácido fluorídrico possui capacidade de corroer o vidro comum. Por isso, é usado para decoração em fosco de objetos de vidro e gravação do número de chassi em vidros de automóveis.
Também é utilizado na produção de sais fluorados, minérios, agrotóxicos, detergentes, teflon, na formação do UF6 (enriquecimento do urânio para fins de geração de energia nuclear), etc.
Vidro automotivo.
Ácido fosfórico (H3PO4)
Também chamado de ácido ortofosfórico, é um líquido incolor, solúvel em água e etanol e, absorvendo a umidade do ar, se dissolve formando uma solução aquosa concentrada.
É muito utilizado nas indústrias de fertilizante, de vidro, de produção de sal mineral para alimentação animal, de bebidas, de alimentos e nas farmacêuticas para obtenção de insulina. Também se utiliza esse ácido na produção de antibióticos, fortificantes, etc., na usina de chocolate, na formulação de detergentes, decapantes e tintas, no tratamento biológico de efluentes e no polimento químico e eletroquímico de peças de alumínio.
Também é usado como conservante e acidulante (aditivo) na produção de refrigerante à base de cola, abaixando seu pH, regulando sua doçura e realçando o paladar.