Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Gripe

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 5/11/2018

Introdução

A gripe é uma doença infecciosa bastante popular, causada por um vírus denominado Vírus influenza e subcategorização em grupo A, B e C. O Vírus influenza é um vírus altamente mutável, sendo o Influenza A o grupo de maior variabilidade, afetando aves e, ocasionalmente, humanos. Os subtipos de influenza A são os vírus associados às maiores complicações da doença, seus subtipos são o H1N1, H2N2 e H3N2.

Gripe e resfriado

É bastante comum que ocorra confusões entre a gripe e outras doenças, principalmente com o resfriado. Isso ocorre por seus sintomas serem semelhantes quando analisados por olhares pouco treinados.

Os agentes etiológicos associados às doenças são diferentes: Rinovírus é o agente mais comum no caso dos resfriados e sua manifestação se dá, principalmente, atingindo vias respiratórias, causando quadros de febre baixa, leve mal-estar, tosse e bastante secreção nasal, levando a diversos ataques de espirros. Comparados aos do resfriado, a gripe costuma apresentar quadros bastante agressivos, podendo deixar o paciente acamado durante alguns dias.

Tipos

Os diferentes tipos de gripe são determinados a partir dos três diferentes subtipos do vírus, que, por sua vez, se diferenciam pela proteínas presentes em suas superfícies.

Gripe comum

A gripe comum é uma doença infecciosa aguda que costuma ter surtos em épocas de baixas temperaturas, como o inverno. A maior ocorrência da gripe no inverno ocorre, principalmente, devido à tentativa das pessoas de se protegerem das baixas temperaturas se alojando em ambientes fechados e, comumente, com outras pessoas,  favorecendo a transmissão do vírus.

H3N2

A gripe H3N2 é bastante comum em suínos e aves. Em 2017 e no início de 2018, uma variação capaz de atingir os humanos levou a um surto da gripe nos Estados Unidos, que, com o tempo, se espalhou por diversos países, inclusive pelo Brasil.

H1N1

A gripe H1N1, ou gripe suína, é uma doença causada por uma mutação desse subtipo de Influenza A. Os sintomas dessa gripe se parecem com os da gripe comum diferenciando-se pela gravidade que o quadro pode alcançar, podendo inclusive, levar o paciente a morte.

Sintomas

Os sintomas da gripe costumam surgir de 3 a 7 dias após a transmissão. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, dores no corpo, congestão nasal, tosse, fadiga, calafrios e dores de garganta.

O vírus costuma se espalhar pelo sistema respiratório, podendo atingir a corrente sanguínea, por onde atingirá outros órgãos. Em idosos, o quadro de gripe pode avançar para quadros mais graves, como pneumonia, e, assim, até mesmo levar à morte.

Transmissão

As principais formas de transmissão do vírus são o contato direto entre indivíduos saudáveis e partículas de saliva e outras secreções de indivíduos infectados (por meio de tosses e espirros) e o contato com superfícies contaminadas como maçanetas de locais públicos.  

Prevenção

Para reduzir a probabilidade de contaminação algumas medidas são extremamente necessárias. A primeira e mais imediata delas é tomar a dose anual da vacina que faz o sistema imunológico produzir anticorpos e, consequentemente, combater os agentes da gripe. Essa vacina está disponível em postos de saúde e é distribuída, no Brasil, de forma gratuita para grupos de risco, como gestantes, idosos e crianças, além de professores e profissionais de saúde.

Outras atitudes simples do dia a dia podem ser bastante úteis na prevenção da gripe, como lavar as mãos regularmente; cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, de modo que as gotículas não cheguem a outros indivíduos; e manter os ambientes abertos e arejados para que o ar possa circular entre o ambiente externo e interno, o que diminui consideravelmente os riscos de transmissão do vírus - principalmente em épocas de temperatura muito baixas, nas quais a tendência a se manter em ambientes fechados é bastante grande.

Atualmente a forma mais eficaz de prevenção é a vacina contra a gripe.Atualmente a forma mais eficaz de prevenção é a vacina contra a gripe.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza. O aumento de sua incidência ocorre quando o clima apresenta baixas temperaturas pois, consequentemente:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...