Os diferentes tipos de gripe são determinados a partir dos três diferentes subtipos do vírus, que, por sua vez, se diferenciam pela proteínas presentes em suas superfícies.
Gripe comum
A gripe comum é uma doença infecciosa aguda que costuma ter surtos em épocas de baixas temperaturas, como o inverno. A maior ocorrência da gripe no inverno ocorre, principalmente, devido à tentativa das pessoas de se protegerem das baixas temperaturas se alojando em ambientes fechados e, comumente, com outras pessoas, favorecendo a transmissão do vírus.
H3N2
A gripe H3N2 é bastante comum em suínos e aves. Em 2017 e no início de 2018, uma variação capaz de atingir os humanos levou a um surto da gripe nos Estados Unidos, que, com o tempo, se espalhou por diversos países, inclusive pelo Brasil.
H1N1
A gripe H1N1, ou gripe suína, é uma doença causada por uma mutação desse subtipo de Influenza A. Os sintomas dessa gripe se parecem com os da gripe comum diferenciando-se pela gravidade que o quadro pode alcançar, podendo inclusive, levar o paciente a morte.