O ouvido é a parte interna do sistema auditivo humano. Ele é responsável pela audição e pelo equilíbrio. Nos humanos, os ouvidos são localizados na região do crânio, um de cada lado, e são acompanhados pelas orelhas (região externa).
O ouvido é a parte interna do sistema auditivo humano. Ele é responsável pela audição e pelo equilíbrio. Nos humanos, os ouvidos são localizados na região do crânio, um de cada lado, e são acompanhados pelas orelhas (região externa).
Uma função importante do ouvido é a de auxiliar o corpo humano a se manter em equilíbrio. Para isso, os ouvidos captam informações do ambiente que ajudam a determinar a posição do corpo em relação a determinados referenciais.
Na região interna da orelha estão localizados os labirintos, que são canais semicirculares preenchidos por líquidos. Embora não seja uma estrutura que participa do processo da audição, os labirintos são os principais responsáveis pela determinação da nossa posição em relação ao ambiente.
Essa determinação se dá a partir da movimentação do líquido do labirinto: ao movimentarmos a cabeça, o líquido também se movimenta e estimula nervos que conseguem enviar ao cérebro diversas informações sobre o posicionamento do corpo.
Dali em diante, o cérebro interpreta e envia aos músculos os comandos para que eles possam manter o corpo em equilíbrio.
A região da orelha externa, também denominado pavilhão auditivo, é a região responsável por captar o som vindo do ambiente e concentrá-lo, para que o ouvido receba os sons e os diferenciem.
Após serem captadas e concentradas, as ondas sonoras adentram a parte interna do aparelho auditivo. Em seguida passam pelas orelhas médias, onde as membranas presentes no limite entre a orelha média e a orelha externa vibram.
Essas membranas são denominadas tímpanos. Após o tímpano receber a vibração, ele a transmite para três ossos bastante pequenos, denominados martelo, bigorna e estribo. Por serem sólidos, conseguem aumentar a velocidade de transmissão do som. Em seguida, a vibração chega à janela oval onde se concentra e amplifica o som.
O ouvido é dividido em três regiões: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.
O ouvido externo é a região responsável por receber as ondas sonoras. A região do ouvido externo compreende a orelha, o meato acústico e as membranas do ouvido.
O ouvido médio é a região em que ocorre a transformação das ondas sonoras em vibrações mecânicas. É caracterizado por ser uma cavidade entre a membrana timpânica e a superfície óssea do ouvido interno.
Anteriormente, o ouvido médio se comunica com a faringe através da Trompa de Eustáquio. Enquanto que posteriormente, o ouvido médio se comunica com as cavidades de ar do osso temporal.
Na parede medial estão localizadas duas regiões que não possuem ossos: são recobertas apenas por uma membrana. Essas duas regiões são denominadas janela oval e janela redonda.
O martelo, a bigorna e o estribo são três ossos bastante pequenos que ligam a janela oval ao tímpano. Eles são responsáveis por transmitir as vibrações mecânicas vindas da membrana timpânica até o ouvido interno.
O martelo é o ossículo localizado imediatamente após a membrana timpânica, enquanto que o estribo se localiza na janela oval. O martelo está localizado entre esses dois ossículos.
O ouvido interno, também denominada labirinto é uma estrutura de duas partes: A cóclea e o sistema vestibular.
No homem, os canais semicirculares, órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio, estão localizados: