Os humanos apresentam características que compartilham com outros seres vivos. Por exemplo, são constituídos por células e têm as informações de suas características genéticas armazenadas em moléculas de DNA.
Entretanto, os humanos diferem de outros mamíferos por características como:
Tais características não indicam que o ser humano é mais evoluído que outras espécies, mas indicam que podem ser mais complexos do que alguns outros animais. As habilidades são essenciais para a conquista dos mais variados ambientes pelo ser humano.
O corpo humano é formado por várias unidades complexas que, juntas, permitem o seu funcionamento.
As células são as primeiras unidades formadoras. Elas apresentam diferentes formas e funções de acordo com seu local de atuação.
Um conjunto de células forma um tecido, que apresenta uma organização e estrutura próprias e funciona de modo coordenado respondendo às exigências do organismo.
Os tecidos associados formam os órgãos, e estes por sua vez formam os sistemas, responsáveis pelo desempenho das funções do corpo e permitindo sua sobrevivência.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
As células são as unidades básicas de formação do corpo humano, apresentam uma estrutura bem definida em membrana plasmática, citoplasma e núcleo, que contém o material genético que carrega a informação sobre o organismo (DNA).
As células realizam um processo de divisão celular, pelo qual reproduzem-se e renovam-se dando origem a novas células. O processo é de extrema importância para a manutenção do organismo como um todo.
Existem diversos tipos celulares, de acordo com o local e as funções que necessitam realizar, bem como diferentes formas e tamanhos de células.
As células musculares, as células sanguíneas, conhecidas como hemácias e as células nervosas, também chamadas de neurônios, são exemplos de tipos celulares bem característicos.
A similaridade de funções e formas das células faz com que elas se associem e atuem de maneira integrada, formando os tecidos.
Existem quatro tecidos fundamentais classificados de acordo com sua função: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Da mesma forma que as células se arranjam para formar os tecidos, estes agrupam-se e formam os órgãos.
A maioria dos órgãos do corpo ficam concentrados na região do tronco. Alguns órgãos importantes são: coração, pulmões, estômago, intestino, fígado, pâncreas, rins, pele, entre outros. A pele é o maior órgão do corpo humano.
Existem terminações nervosas por todo o corpo, que constituem receptores sensoriais, ou seja, células capazes de detectar estímulos do ambiente e do interior do organismo e enviá-los ao sistema nervoso.
Esses receptores são diferentes de acordo com os estímulos que são capazes de reconhecer, como por exemplo: luz, calor, pressão, temperatura, etc.
Em algumas regiões do organismo existe uma concentração de receptores, que permitem a percepção do ambiente e a recepção desses estímulos. São os chamados "órgãos dos sentidos" e são divididos em: tato, visão, audição, olfato e paladar.
Um conjunto de órgãos atua em conjunto para formar os sistemas. O corpo humano é formado por diversos sistemas que podem ser: sistema esquelético, sistema muscular, sistema digestório, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema excretor, sistema endócrino e sistema reprodutor, que se divide em masculino e feminino.
Por fim, o conjunto de todos os sistemas forma o organismo, que em harmonia atua para o correto funcionamento e sobrevivência do corpo humano.