O cérebro é constituído por hemisférios cerebrais, tálamo e hipotálamo.
Hemisférios cerebrais
O cérebro é formado por duas regiões denominadas hemisférios cerebrais. Cada região do cérebro controla a região de lado oposto do corpo, ou seja, a região esquerda do cérebro controla a direita do corpo e a região direita do cérebro controla a parte esquerda do corpo. Esses hemisférios estão unidos por uma estrutura denominada corpo caloso.
Cada hemisfério é dividido por quatro lobos:
-
Lobos frontais: Os lobos frontais estão localizados na região frontal do cérebro (na testa). São neles que ocorrem os planejamentos das ações e dos movimentos. Todo pensamento abstrato também é atribuído aos lobos frontais.
Neles estão o córtex motor e o córtex pré-frontal. O córtex motor é responsável por controlar e coordenar os movimentos voluntário. já o córtex pré-frontal se relaciona com a construção do planejamento de comportamentos e pensamentos complexos, bem como com a tomada de decisões;
-
Lobos temporais: Os lobos temporais estão localizados na região acima das orelhas. A principal função deles é processar os estímulos auditivos, ocorrendo este processo por associação. Essa região está associada, também, ao tato e ao paladar;
-
Lobos occipitais: Os lobos occipitais estão localizados na região próxima à nuca. São eles que recebem e fazem o processamento dos estímulos visuais. Dentro do Lobo occipital existem diversas regiões especializadas em processar aspectos específicos da imagem como cor, distância, profundidade, entre outros;
-
Lobos parietais: Os lobos parietais estão localizados na região superior do cérebro e são divididos em duas regiões: a posterior e a anterior. A zona posterior é responsável por analisar, interpretar e integrar as informações recebidas na região anterior, que é responsável por possibilitar a percepção de sensações como tato, dor e calor. É a região que mais recebe dados para processar.
Tálamo
O tálamo é uma região do cérebro localizada acima do hipotálamo. Nele, existem dois núcleos de neurônios e, entre eles, substância branca. A principal função do tálamo é transmitir os impulsos da medula espinhal e de outras regiões do cérebroaté o córtex cerebral.
Ele atua, também, regulando as atividades involuntárias, além de ter importante participação no controle da motricidade, no comportamento emocional e na consciência humana.
Hipotálamo
O hipotálamo é uma região do cérebro localizada logo abaixo do tálamo e acima da hipófise e é formado por células de matéria cinzenta. Essa região tem papel fundamental no controle e no ajuste da homeostase: conectado a outras estruturas do organismo humano, o hipotálamo consegue, por exemplo, ajustar o apetite e o balanço da quantidade de água no corpo.
É, também, o centro da expressão emocionale do comportamento sexual. Várias glândulas produtoras de hormônios tem seu funcionamento ativado pelo hipotálamo, ele é a conexão entre os sistemas nervoso e endócrino.
Substância cinzenta e substância branca
O córtex cerebral, camada mais externa do cérebro, é formado por massa cinzenta (o que proporciona sua coloração cinza) e é composto por neurônios e outras células nervosas. É nele que acontece o processamento mais avançado do organismo humano.
Na parte mais interna encontra-se a substância branca, uma substância de cor mais clara que o córtex por ser formada por feixes de axônios mielinizados. É na região branca que as mensagens são conduzidas através das diferentes áreas da substância cinza no sistema nervoso.
Regiões do cérebro humano.